Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, o(a)
sucesso, é preciso que o professor considere, na
organização do trabalho educativo, o(a)
- A)interação somente com crianças da mesma idade como fator de proteção da convivência entre elas.
- B)conhecimento prévio que as crianças já possuem sobre o assunto, sem a necessidade de aprofundar.
- C)individualidade e a diversidade.
- D)grau de desafio que as atividades apresentam, oferecendo para as crianças o que for mais fácil de compreender.
- E)inexistência de conflitos para manter um clima favorável entre as crianças.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O processo de aprendizagem na infância é um fenômeno complexo que exige do educador uma abordagem cuidadosa e reflexiva. Entre as alternativas apresentadas, a opção C) individualidade e a diversidade se destaca como a mais adequada, pois reconhece a singularidade de cada criança e a riqueza das diferenças presentes no ambiente educativo.
A alternativa A apresenta uma visão limitada da interação infantil, ao sugerir que o convívio deva ocorrer apenas entre crianças da mesma idade. Na realidade, a interação entre crianças de diferentes idades pode ser extremamente enriquecedora, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais mais complexas.
A opção B, embora reconheça a importância dos conhecimentos prévios, peca por sugerir que não há necessidade de aprofundamento. O verdadeiro processo educativo deve justamente partir do que a criança já sabe para construir novos conhecimentos, num movimento contínuo de ampliação do saber.
A alternativa D revela uma compreensão equivocada sobre o papel do desafio no aprendizado. Atividades muito fáceis não promovem desenvolvimento, pois não estimulam a superação e a construção de novas competências. O ideal é propor desafios adequados à zona de desenvolvimento proximal de cada criança.
Por fim, a opção E apresenta uma visão idealizada e pouco realista da convivência infantil. Os conflitos são parte natural das interações humanas e, quando bem mediados, podem se transformar em importantes oportunidades de aprendizagem socioemocional.
Portanto, a alternativa correta é realmente a C, pois somente ao considerar a individualidade de cada criança e a diversidade do grupo como elementos fundamentais do processo educativo, o professor poderá criar condições verdadeiramente favoráveis para as aprendizagens infantis.
Deixe um comentário