Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre a rotina da aula, relatada pela professora, pode-se afirmar que:Na aula de hoje descobrimos “que o corrimão esquenta onde bate sol e fica frio onde ele não chega. Isso graças ao Welton e ao Diego, que reclamaram de calor: Tá quente, Neide’, quando iam se apoiar para descer. Então, resolvemos fazer a comparação e chegamos à conclusão de que esquenta por causa do sol. Há tempo, as crianças comentam quando está quente, mas só hoje fomos observar com mais intencionalidade e conversara respeito com elas”.(CARVALHO, Silvia Pereira de et al (orgs). Bem-vindo, mundo! Criança, cultura e formação de educadores. São Paulo: Peirópolis, 2006, p. 162.)

Sobre a rotina da aula, relatada pela professora, pode-se afirmar que:

Na aula de hoje descobrimos “que o corrimão esquenta onde
bate sol e fica frio onde ele não chega. Isso graças ao Welton e
ao Diego, que reclamaram de calor: Tá quente, Neide’,
quando iam se apoiar para descer. Então, resolvemos fazer a
comparação e chegamos à conclusão de que esquenta por
causa do sol. Há tempo, as crianças comentam quando está
quente, mas só hoje fomos observar com mais
intencionalidade e conversara respeito com elas”.

(CARVALHO, Silvia Pereira de et al (orgs). Bem-vindo,
mundo! Criança, cultura e formação de educadores. São
Paulo: Peirópolis, 2006, p. 162.)

Resposta:

A alternativa correta é B)

O texto relata uma situação em que a professora Neide conduziu uma atividade pedagógica a partir da observação e dos comentários espontâneos dos alunos Welton e Diego sobre a temperatura do corrimão. A partir dessa percepção das crianças, a professora aproveitou o momento para explorar o conceito de calor e frio de forma mais intencional, promovendo uma discussão e uma descoberta coletiva.

Analisando as alternativas, a opção B) é a correta, pois o tema abordado na aula surgiu diretamente dos comentários dos alunos, demonstrando uma prática pedagógica sensível e flexível, que valoriza as curiosidades e observações das crianças. A professora não seguiu um roteiro rígido, mas sim adaptou o conteúdo conforme o interesse manifestado pelos estudantes, transformando um simples comentário em uma oportunidade de aprendizagem significativa.

As demais alternativas não correspondem ao relato. Não há indicação de que o estudo sobre frio e calor seja parte da rotina diária (A), nem que a observação dos alunos tenha sido ignorada (C). Também não há evidências de uma rotina inflexível (D), já que a professora demonstrou justamente o contrário, adaptando-se às contribuições das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *