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A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta

Resposta:

A alternativa correta é A)

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é um processo essencial na formação educacional, que deve ser iniciado desde os primeiros anos escolares e desenvolvido ao longo de toda a trajetória acadêmica do aluno. O papel do professor nesse contexto é fundamental, pois ele deve orientar os estudantes a reconhecer e apreciar os diversos usos e funções da escrita em diferentes gêneros e suportes.

A alternativa correta, conforme indicado no gabarito, é a letra A, que propõe uma abordagem abrangente e diversificada. Essa opção sugere que o professor leia em voz alta histórias, notícias e propagandas, trazendo para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros e suportes. Essa prática permite que os alunos vivenciem a escrita em suas múltiplas finalidades, promovendo um envolvimento ativo e significativo com a linguagem escrita.

As demais alternativas, embora apresentem elementos válidos, como exercícios grafo-motores ou o uso de textos de memória e música, não contemplam a mesma amplitude de gêneros e suportes textuais. A riqueza da alternativa A está justamente na exposição dos alunos a uma variedade de situações comunicativas, o que contribui para uma compreensão mais profunda e contextualizada da escrita como ferramenta social.

Portanto, a prática pedagógica que integra diferentes gêneros e suportes textuais, como proposto na alternativa A, é a mais adequada para desenvolver nos alunos a consciência sobre as funções sociais da escrita, preparando-os para interagir criticamente com os textos em seu cotidiano.

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