A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta
A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta
- A)histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores, fazendo uso da escrita com diferentes finalidades, envolvendo os alunos.
- B)histórias que tenham mais ilustrações do que textos escritos, trazendo para sala de aula exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e fazer uso da escrita individual ou coletiva de diferentes textos.
- C)histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula diferentes tipos de textos e atividades de escrita com textos de memórias, músicas, listas e nomes envolvendo os alunos.
- D)textos de memórias, músicas, quadrinhas e propor atividades com exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e usar textos escritos de diferentes gêneros e com diferentes suportes, fazendo uso da escrita com a finalidade de ler para aprender.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é um processo essencial na formação educacional, que deve ser iniciado desde os primeiros anos escolares e desenvolvido ao longo de toda a trajetória acadêmica do aluno. O papel do professor nesse contexto é fundamental, pois ele deve orientar os estudantes a reconhecer e apreciar os diversos usos e funções da escrita em diferentes gêneros e suportes.
A alternativa correta, conforme indicado no gabarito, é a letra A, que propõe uma abordagem abrangente e diversificada. Essa opção sugere que o professor leia em voz alta histórias, notícias e propagandas, trazendo para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros e suportes. Essa prática permite que os alunos vivenciem a escrita em suas múltiplas finalidades, promovendo um envolvimento ativo e significativo com a linguagem escrita.
As demais alternativas, embora apresentem elementos válidos, como exercícios grafo-motores ou o uso de textos de memória e música, não contemplam a mesma amplitude de gêneros e suportes textuais. A riqueza da alternativa A está justamente na exposição dos alunos a uma variedade de situações comunicativas, o que contribui para uma compreensão mais profunda e contextualizada da escrita como ferramenta social.
Portanto, a prática pedagógica que integra diferentes gêneros e suportes textuais, como proposto na alternativa A, é a mais adequada para desenvolver nos alunos a consciência sobre as funções sociais da escrita, preparando-os para interagir criticamente com os textos em seu cotidiano.
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