Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A concepção do ensino de língua está fundamentada na compreensão de que a língua é um sistema discursivo, e se organiza para funcionar na interlocução. Esse sistema inclui regras vinculadas às relações das formas linguísticas entre si e às relações dessas formas com o contexto que são usadas. Seu centro é a interação verbal, que se faz através de textos ou discursos, falados ou escritos. Considerando esse contexto, é correto afirmar que:

A concepção do ensino de língua está fundamentada na compreensão de que a língua é um sistema discursivo, e se organiza para funcionar na interlocução. Esse sistema inclui regras vinculadas às relações das formas linguísticas entre si e às relações dessas formas com o contexto que são usadas. Seu centro é a interação verbal, que se faz através de textos ou discursos, falados ou escritos. Considerando esse contexto, é correto afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é B)

A concepção do ensino de língua como um sistema discursivo e interativo reforça a ideia de que a aprendizagem deve estar centrada na prática social da comunicação. Isso significa que o ensino não pode se limitar a métodos mecânicos ou à simples memorização de regras, como sugerido nas alternativas A) e C).

A alternativa B) é a correta porque reflete a abordagem contemporânea do ensino de língua, que prioriza a vivência da linguagem em seus diversos contextos sociais. Essa perspectiva valoriza a diversidade de gêneros textuais, situações de comunicação e variações linguísticas, preparando o aluno para interagir de forma eficaz em diferentes esferas da vida.

Já a alternativa D), embora mencione aspectos importantes da língua, não captura a essência interacional e discursiva que fundamenta a concepção apresentada no texto base. A língua não pode ser reduzida a uma natureza específica, pois sua riqueza está justamente em sua dinâmica e em sua capacidade de adaptação aos contextos comunicativos.

Portanto, a resposta B) é a que melhor se alinha com a visão da língua como instrumento de interação social, onde o ensino deve promover o domínio ativo das diversas possibilidades de uso linguístico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *