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A escola brasileira traz números alarmantes de alunos que não aprendem a ler e escrever no decorrer da escolaridade, como afirma o Plano Curricular de Minas Gerais. A esse respeito, está correto afirmar que a escola produz analfabetos funcionais, ou seja, alunos que

A escola brasileira traz números alarmantes de alunos que não aprendem a ler e escrever no decorrer da escolaridade, como afirma o Plano Curricular de Minas Gerais. A esse respeito, está correto afirmar que a escola produz analfabetos funcionais, ou seja, alunos que

Resposta:

A alternativa correta é A)

A escola brasileira enfrenta um grave problema no que diz respeito à alfabetização, conforme destacado pelo Plano Curricular de Minas Gerais. Os dados revelam um cenário preocupante, no qual muitos alunos não desenvolvem plenamente as habilidades de leitura e escrita ao longo de sua trajetória escolar. Diante disso, é correto afirmar que a escola está produzindo analfabetos funcionais, ou seja, indivíduos que, embora dominem as técnicas básicas de codificação e decodificação da língua, não conseguem aplicar essas competências de forma eficaz nas práticas sociais.

Analisando as alternativas apresentadas:

  • A) Esta é a resposta correta, pois define com precisão o analfabetismo funcional: a capacidade de ler e escrever de forma mecânica, sem conseguir utilizar essas habilidades em contextos reais e significativos.
  • B) Incorreta, pois descreve uma situação em que o aluno teria dificuldade específica na escrita, o que não caracteriza o analfabetismo funcional.
  • C) Incorreta, pois apresenta o oposto da alternativa B, focando em dificuldades apenas na leitura, também não configurando o quadro de analfabetismo funcional.
  • D) Incorreta, pois descreve um caso de analfabetismo absoluto, onde o indivíduo não domina nem a leitura nem a escrita, situação distinta do analfabetismo funcional.

Portanto, a alternativa A é a que melhor representa a realidade do analfabetismo funcional no contexto escolar brasileiro, evidenciando a necessidade de repensar as práticas pedagógicas para garantir que os alunos não apenas aprendam a ler e escrever, mas também desenvolvam a capacidade de usar essas habilidades em seu cotidiano.

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