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A prerrogativa da escolha do livro didático é tarefa do professor para que se aproprie de fato da escolha que fizer e confronte tal escolha com suas condições cotidianas de trabalho, com sua consistência metodológica e com os resultados concretos observados na aprendizagem dos alunos. A qualificação de um livro didático para o Ciclo Inicial de Alfabetização pode ser legitimado pelo professor, levando em conta os critérios ou indicadores. Diante dessa informação, assinale a alternativa que corresponde corretamente a qualificação do livro didático.

A prerrogativa da escolha do livro didático é tarefa do professor para que se aproprie de fato da escolha que fizer e confronte tal escolha com suas condições cotidianas de trabalho, com sua consistência metodológica e com os resultados concretos observados na aprendizagem dos alunos. A qualificação de um livro didático para o Ciclo Inicial de Alfabetização pode ser legitimado pelo professor, levando em conta os critérios ou indicadores. Diante dessa informação, assinale a alternativa que corresponde corretamente a qualificação do livro didático.

Resposta:

A alternativa correta é D)

A prerrogativa da escolha do livro didático é uma tarefa fundamental do professor, que deve se apropriar dessa decisão e confrontá-la com suas condições cotidianas de trabalho, sua consistência metodológica e os resultados observados na aprendizagem dos alunos. No contexto do Ciclo Inicial de Alfabetização, a qualificação de um livro didático deve ser legitimada pelo professor com base em critérios específicos.

Entre as alternativas apresentadas, a que melhor corresponde à qualificação adequada de um livro didático é a alternativa D), que destaca a importância de:

"Apresentar uma proposta sistematizada para o ensino do sistema alfabético e das convenções da escrita, levando em conta o conjunto de habilidades, capacidades e atitudes necessárias à sua apropriação pelos alunos."

Essa opção é a mais abrangente e alinhada com os objetivos da alfabetização, pois aborda não apenas a aquisição do código escrito, mas também as habilidades e atitudes essenciais para a consolidação da aprendizagem. As demais alternativas, apesar de apresentarem aspectos relevantes, são mais limitadas ou específicas, não contemplando a sistematização necessária para o processo de alfabetização.

Portanto, a escolha do livro didático deve priorizar uma abordagem estruturada e completa, capaz de apoiar o professor no desenvolvimento integral das competências de leitura e escrita dos alunos.

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