Ao final da Educação Básica, o aluno deve estar em condições de usar a linguagem oral e escrita em situações públicas de interlocução e demonstrar disposição e sensibilidade para apreciar os usos artísticos da linguagem. Com base na Proposta Curricular – CBC (Conteúdo Básico Comum), assinale a alternativa incorreta.
em condições de usar a linguagem oral e escrita em
situações públicas de interlocução e demonstrar
disposição e sensibilidade para apreciar os usos
artísticos da linguagem. Com base na Proposta
Curricular – CBC (Conteúdo Básico Comum), assinale
a alternativa incorreta.
- A)A competência de leitura e a de produção são equivalentes e caminham de forma sincronizada.
- B)Em determinada etapa da aprendizagem, um aluno pode ser capaz de ler uma reportagem, mas não de produzir um texto desse gênero.
- C)Há gêneros que os usuários só precisam interpretar, mas não produzir.
- D)A coerência e a coesão não são qualidades do texto, mas dependem das competências do usuário.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O desenvolvimento das competências linguísticas ao final da Educação Básica, conforme estabelecido no Conteúdo Básico Comum (CBC), visa capacitar o aluno a utilizar a linguagem oral e escrita em situações públicas de comunicação, além de estimular sua apreciação pelos usos artísticos da linguagem. No entanto, a relação entre as habilidades de leitura e produção textual não ocorre de forma linear ou equivalente, como sugere a alternativa A, considerada incorreta.
Ao analisar as opções apresentadas, percebe-se que a alternativa B está correta, pois reconhece a assincronia no desenvolvimento das competências linguísticas. Um aluno pode, de fato, interpretar um gênero textual antes de dominar sua produção, devido à complexidade envolvida na criação de textos coerentes e adequados ao contexto.
A alternativa C também está correta, uma vez que existem gêneros textuais — como leis ou manuais técnicos — cuja interpretação é essencial, mas cuja produção geralmente fica a cargo de especialistas. Já a alternativa D, embora possa gerar discussão, aponta para um aspecto relevante: a coerência e a coesão não são atributos intrínsecos do texto, mas sim resultados da competência do usuário em articulá-las durante a produção ou interpretação.
Portanto, a alternativa A é a única que não se sustenta, já que as competências de leitura e produção não são equivalentes nem se desenvolvem necessariamente em sincronia. O processo de aprendizagem da linguagem é complexo e multifacetado, exigindo abordagens diferenciadas para cada habilidade.
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