Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Ao final da Educação Básica, o aluno deve estar em condições de usar a linguagem oral e escrita em situações públicas de interlocução e demonstrar disposição e sensibilidade para apreciar os usos artísticos da linguagem. Com base na Proposta Curricular – CBC (Conteúdo Básico Comum), assinale a alternativa incorreta.

Ao final da Educação Básica, o aluno deve estar
em condições de usar a linguagem oral e escrita em
situações públicas de interlocução e demonstrar
disposição e sensibilidade para apreciar os usos
artísticos da linguagem. Com base na Proposta
Curricular – CBC (Conteúdo Básico Comum), assinale
a alternativa
incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O desenvolvimento das competências linguísticas ao final da Educação Básica, conforme estabelecido no Conteúdo Básico Comum (CBC), visa capacitar o aluno a utilizar a linguagem oral e escrita em situações públicas de comunicação, além de estimular sua apreciação pelos usos artísticos da linguagem. No entanto, a relação entre as habilidades de leitura e produção textual não ocorre de forma linear ou equivalente, como sugere a alternativa A, considerada incorreta.

Ao analisar as opções apresentadas, percebe-se que a alternativa B está correta, pois reconhece a assincronia no desenvolvimento das competências linguísticas. Um aluno pode, de fato, interpretar um gênero textual antes de dominar sua produção, devido à complexidade envolvida na criação de textos coerentes e adequados ao contexto.

A alternativa C também está correta, uma vez que existem gêneros textuais — como leis ou manuais técnicos — cuja interpretação é essencial, mas cuja produção geralmente fica a cargo de especialistas. Já a alternativa D, embora possa gerar discussão, aponta para um aspecto relevante: a coerência e a coesão não são atributos intrínsecos do texto, mas sim resultados da competência do usuário em articulá-las durante a produção ou interpretação.

Portanto, a alternativa A é a única que não se sustenta, já que as competências de leitura e produção não são equivalentes nem se desenvolvem necessariamente em sincronia. O processo de aprendizagem da linguagem é complexo e multifacetado, exigindo abordagens diferenciadas para cada habilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *