As reflexões sinalizam a necessidade de rever práticas ainda contraditórias no campo da alfabetização e de superar a permanente nostalgia em relação a práticas do passado, que, no entanto, demandam alargamento de concepções. Por essa premissa, a proposta atual de ensino está centrada nos eixos mais relevantes que devem ser considerados em um ciclo de alfabetização. Analise os eixos descritos a seguir:I. Compreensão e valorização da cultura escrita II. Apropriação do sistema de escrita III. Leitura IV. Produção de textos escritos V. Desenvolvimento e oralidade VI. LetramentoEstão corretas as afirmativas:
As reflexões sinalizam a necessidade de rever práticas ainda contraditórias no campo da alfabetização e de superar a permanente nostalgia em relação a práticas do passado, que, no entanto, demandam alargamento de concepções. Por essa premissa, a proposta atual de ensino está centrada nos eixos mais relevantes que devem ser considerados em um ciclo de alfabetização. Analise os eixos descritos a seguir:
I. Compreensão e valorização da cultura escrita
II. Apropriação do sistema de escrita
III. Leitura
IV. Produção de textos escritos
V. Desenvolvimento e oralidade
VI. Letramento
Estão corretas as afirmativas:
- A)I, II, III, IV, VI apenas
- B)I, II, IV, V e VI apenas
- C)I, II, IV e VI apenas
- D)I, II, III, IV e V apenas
Resposta:
A alternativa correta é D)
As reflexões sobre alfabetização apontam para a necessidade de revisão de práticas pedagógicas, destacando a importância de superar visões nostálgicas e contraditórias em relação a métodos do passado. Nesse contexto, a proposta atual de ensino prioriza eixos fundamentais para um ciclo de alfabetização eficaz, abrangendo diferentes dimensões do aprendizado da leitura e da escrita.
Os eixos descritos no texto são essenciais para uma abordagem integral da alfabetização:
- I. Compreensão e valorização da cultura escrita – Fundamental para inserir o aluno no universo letrado, reconhecendo a importância social da escrita.
- II. Apropriação do sistema de escrita – Envolve o domínio do código alfabético e ortográfico, base para a leitura e produção textual.
- III. Leitura – Desenvolve a capacidade de interpretação e interação com diferentes gêneros textuais.
- IV. Produção de textos escritos – Permite ao aluno expressar-se por meio da escrita, consolidando seu aprendizado.
- V. Desenvolvimento da oralidade – Amplia habilidades comunicativas, essenciais para a participação social.
Embora o VI. Letramento seja um conceito relevante, ele não está incluído entre os eixos principais citados no texto, sendo mais abrangente e relacionado ao uso social da leitura e escrita em diferentes contextos.
Portanto, a alternativa correta é D) I, II, III, IV e V apenas, pois contempla os eixos essenciais para um processo de alfabetização consistente e alinhado com as demandas atuais da educação.
Deixe um comentário