Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Célia é professora de uma turma de alfabetização e acredita que alfabetiza seus alunos na perspectiva do letramento. Na aula de hoje, ela apresentou para os alunos a letra V. Ela escreveu no quadro negro a frase “Eva viu a uva”. Pediu que os alunos copiassem a frase no caderno e leu-a com eles. Depois pediu que pintassem todas as letras V que apareciam na frase. Treinou com eles o som da letra e construiu a família silábica va – ve – vi – vo – vu. Mandou os alunos treinar o som do V em casa e decorar a família silábica, pois na próxima aula aprenderão o som do Z. Na perspectiva do letramento e alfabetização é CORRETO afirmar que a professora Célia

Célia é professora de uma turma de alfabetização e acredita que alfabetiza seus alunos na perspectiva do letramento. Na aula de hoje, ela apresentou para os alunos a letra V. Ela escreveu no quadro negro a frase “Eva viu a uva”. Pediu que os alunos copiassem a frase no caderno e leu-a com eles. Depois pediu que pintassem todas as letras V que apareciam na frase. Treinou com eles o som da letra e construiu a família silábica va – ve – vi – vo – vu. Mandou os alunos treinar o som do V em casa e decorar a família silábica, pois na próxima aula aprenderão o som do Z.

Na perspectiva do letramento e alfabetização é CORRETO afirmar que a professora Célia

Resposta:

A alternativa correta é D)

No contexto da alfabetização e do letramento, a prática pedagógica da professora Célia revela uma abordagem que prioriza aspectos técnicos da escrita, como a identificação de letras e a formação de sílabas, mas negligencia a dimensão social da linguagem. O letramento pressupõe não apenas o domínio do código escrito, mas também a compreensão e a utilização da leitura e da escrita em situações reais de comunicação, integrando-as ao cotidiano dos alunos.

Ao limitar a aula à cópia de uma frase isolada, à identificação de uma letra específica e ao treino de sons silábicos, Célia desconsidera a importância de contextualizar o aprendizado. O letramento demanda atividades que explorem a função social da escrita, como a leitura de textos significativos (histórias, notícias, bilhetes), a produção coletiva de textos e a reflexão sobre os usos da linguagem em diferentes situações. A frase "Eva viu a uva", embora contenha a letra V, não é explorada em seu potencial comunicativo ou em relação a um gênero textual específico.

Portanto, a alternativa D) é a correta, pois a professora, apesar de trabalhar aspectos importantes da alfabetização, não incorpora os princípios do letramento em sua aula. O letramento exige que a escrita e a leitura sejam apresentadas como práticas sociais, e não apenas como exercícios mecânicos de decodificação. Uma abordagem mais alinhada ao letramento incluiria, por exemplo, discutir quem é Eva, onde ela viu a uva, ou mesmo relacionar a frase a um contexto mais amplo, como uma história ou uma experiência dos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *