Com relação ao Ciclo Inicial da Alfabetização, no que se refere às atitudes e disposições necessárias à inserção na cultura letrada, é desejável que até o terceiro ano os alunos sejam capazes de:I. Utilizar livrarias e bancas como locais de acesso a livros, jornais, revistas. II. Utilizar bibliotecas para manuseio, leitura e empréstimo de livros, jornais, revistas. III. Identificar as informações através da compreensão linear, que é o principal componente básico para o desenvolvimento da leitura. IV. Engajar-se na produção e organização de espaços para realização de leituras, tais como canto de leitura, biblioteca de classe, jornais escolares, murais, realizando leituras para a escola como um todo.V. Dispor-se a ler os escritos que organizam o cotidiano da escola (cartazes, avisos, circulares, murais). Estão corretas as afirmativas:
Com relação ao Ciclo Inicial da Alfabetização, no que se refere às atitudes e disposições necessárias à inserção na cultura letrada, é desejável que até o terceiro ano os alunos sejam capazes de:
I. Utilizar livrarias e bancas como locais de acesso a livros, jornais, revistas.
II. Utilizar bibliotecas para manuseio, leitura e empréstimo de livros, jornais, revistas.
III. Identificar as informações através da compreensão linear, que é o principal componente básico para o desenvolvimento da leitura.
IV. Engajar-se na produção e organização de espaços para realização de leituras, tais como canto de leitura, biblioteca de classe, jornais escolares, murais, realizando leituras para a escola como um todo.
V. Dispor-se a ler os escritos que organizam o cotidiano da escola (cartazes, avisos, circulares, murais).
Estão corretas as afirmativas:
- A)I, II e V apenas
- B)I, II, III e V apenas
- C)I, II, III e IV apenas
- D)I, II, IV e V apenas
Resposta:
A alternativa correta é D)
No contexto do Ciclo Inicial da Alfabetização, a inserção na cultura letrada é um processo que envolve não apenas a aquisição de habilidades técnicas de leitura e escrita, mas também o desenvolvimento de atitudes e disposições que permitam aos alunos interagir de forma significativa com o mundo da escrita. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar quais delas estão alinhadas com os objetivos desejáveis até o terceiro ano do ensino fundamental.
As afirmativas I e II destacam a importância de os alunos utilizarem espaços como livrarias, bancas e bibliotecas para acesso e manuseio de materiais escritos. Essas práticas são fundamentais para familiarizar as crianças com diferentes portadores de texto e incentivar o contato frequente com a leitura.
A afirmativa IV enfatiza o engajamento dos alunos na produção e organização de espaços de leitura, como cantos de leitura e bibliotecas de classe. Essa participação ativa no ambiente letrado escolar contribui para a construção de uma relação positiva com a leitura e a escrita.
Já a afirmativa V ressalta a disposição para ler os escritos que organizam o cotidiano da escola, como cartazes e avisos. Essa habilidade é essencial para a autonomia dos alunos no ambiente escolar e para a compreensão da função social da escrita.
A afirmativa III, por outro lado, menciona a compreensão linear como principal componente para o desenvolvimento da leitura. No entanto, essa visão é limitada, pois o processo de leitura envolve habilidades mais complexas, como a inferência e a intertextualidade, que vão além da decodificação linear.
Portanto, as afirmativas corretas são I, II, IV e V, correspondendo à alternativa D.
Deixe um comentário