Considere a fala das professoras sobre o processo de alfabetização.Marta: Costumo trabalhar com meus alunos por meio de jogos – assim eles aprendem com prazer e conseguem me- morizar com mais facilidade. Havia um menino que comia letras: escrevia CADNO, em vez de CADERNO; PETC, em vez de PETECA. Com o bingo de palavras ele conseguiu superar essa fase. Bia: Eu já invisto todos os esforços na leitura, pois ajuda muito no processo de aprendizagem da escrita. Sempre começo com textos simples, para que as crianças consigam memorizar as sílabas e vou avançando, paulatinamente, até chegar a textos mais complexos. Márcia: Acredito que as crianças tenham que ter acesso ao mundo do texto escrito e da cultura da escrita, a partir de uma unidade com significado, como lista de nomes, lista de compras, ingredientes de uma receita. Trabalho com todas as crianças o mesmo tipo de atividade, ainda que cada uma delas faça do seu jeito.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das concepções que sustentam a prática pedagógica das professoras.
Considere a fala das professoras sobre o processo de alfabetização.
Marta: Costumo trabalhar com meus alunos por meio de jogos – assim eles aprendem com prazer e conseguem me- morizar com mais facilidade. Havia um menino que comia letras: escrevia CADNO, em vez de CADERNO; PETC, em vez de PETECA. Com o bingo de palavras ele conseguiu superar essa fase.
Bia: Eu já invisto todos os esforços na leitura, pois ajuda muito no processo de aprendizagem da escrita. Sempre começo com textos simples, para que as crianças consigam memorizar as sílabas e vou avançando, paulatinamente, até chegar a textos mais complexos.
Márcia: Acredito que as crianças tenham que ter acesso ao mundo do texto escrito e da cultura da escrita, a partir de uma unidade com significado, como lista de nomes, lista de compras, ingredientes de uma receita. Trabalho com todas as crianças o mesmo tipo de atividade, ainda que cada uma delas faça do seu jeito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das concepções que sustentam a prática pedagógica das professoras.
- A)Empirista, construtivista, construtivista.
- B)Empirista, empirista, empirista.
- C)Empirista, empirista, construtivista.
- D)Construtivista, empirista, construtivista.
- E)Construtivista, construtivista, construtivista.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O processo de alfabetização pode ser abordado de diferentes formas, conforme demonstrado pelas práticas pedagógicas das professoras Marta, Bia e Márcia. Cada uma delas adota uma metodologia específica, refletindo concepções distintas sobre como as crianças aprendem a ler e escrever.
A professora Marta utiliza jogos, como o bingo de palavras, para ajudar os alunos a memorizar a escrita correta. Essa abordagem está alinhada com a concepção empirista, que enfatiza a repetição e a associação como meios de aprendizagem. O foco está na correção de erros por meio de atividades lúdicas, mas estruturadas.
Já a professora Bia concentra seus esforços na leitura, partindo de textos simples e avançando gradualmente para textos mais complexos. Essa prática também reflete uma visão empirista, pois prioriza a memorização de sílabas e a progressão linear, sem considerar necessariamente o processo individual de construção do conhecimento pela criança.
Por outro lado, a professora Márcia trabalha com textos significativos, como listas de nomes ou receitas, permitindo que as crianças interajam com a escrita de maneira contextualizada. Essa abordagem está fundamentada na concepção construtivista, que valoriza a interação com materiais autênticos e reconhece que cada criança constrói seu conhecimento de forma singular, mesmo realizando as mesmas atividades.
Portanto, a sequência correta que representa as concepções subjacentes às práticas das professoras é: Empirista, empirista, construtivista, correspondente à alternativa C).
Deixe um comentário