É necessário considerar que as linguagens se inter-relacionam. Quando se volta para construir conhecimentos sobre diferentes aspectos do seu entorno, a criança elabora suas capacidades linguísticas e cognitivas envolvidas na explicação, argumentação e outras capacidades. Indique a alternativa que traz um exemplo de atividade que contempla tal concepção de currículo para a Educação Infantil.
É necessário considerar que as linguagens se inter-relacionam. Quando se volta para construir conhecimentos sobre diferentes
aspectos do seu entorno, a criança elabora suas capacidades linguísticas e cognitivas envolvidas na explicação, argumentação e
outras capacidades.
Indique a alternativa que traz um exemplo de atividade que contempla tal concepção de currículo para a Educação Infantil.
- A)A escrita de um texto coletivo proposto sobre um tema ou assunto indicado pela professora ou professor para explicar o conceito de enchentes.
- B)A brincadeira cantada, em que a criança explora as possibilidades expressivas de seus movimentos e brinca com as palavras e imita certos personagens.
- C)A condução de um jogo de regras, no qual o professor ou professora lê as regras para as crianças e cuida para que se obedeça a essas regras.
- D)A comemoração de datas cívicas e feriados nacionais como forma de trabalhar a compreensão do tempo e do calendário.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O desenvolvimento linguístico e cognitivo na Educação Infantil ocorre de forma integrada, especialmente quando as atividades promovem a interação entre diferentes habilidades. A concepção de currículo para essa etapa deve priorizar experiências que estimulem a expressão, a criatividade e a exploração do mundo pela criança, articulando linguagem, movimento e pensamento.
Entre as alternativas apresentadas, a B) se destaca como a que melhor exemplifica essa abordagem. A brincadeira cantada permite que a criança:
- Explore suas capacidades motoras e expressivas;
- Experimente ritmos, sons e significados das palavras;
- Desenvolva a imaginação ao imitar personagens;
- Amplie seu repertório linguístico de forma lúdica e significativa.
Essa atividade, ao contrário de propostas mais diretivas ou focadas em conteúdos específicos (como as demais alternativas), respeita o caráter global do desenvolvimento infantil. Ela integra naturalmente aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos, criando condições ideais para a construção de conhecimentos sobre si e sobre o mundo.
Deixe um comentário