Em uma atividade de linguagem escrita, Laura (6 anos) escreveu: “LEITI” (leite). A professora pede que ela leia o que escreveu e como pensou sobre aquela escrita. Refletindo sobre o trabalho da criança a partir de uma perspectiva que considere o conhecimento um processo a ser construído a partir da relação entre o que se sabe e o objeto de conhecimento, a professora constatou que a aluna
Em uma atividade de linguagem escrita, Laura (6 anos) escreveu:
“LEITI” (leite). A professora pede que ela leia o que escreveu e
como pensou sobre aquela escrita.
Refletindo sobre o trabalho da criança a partir de uma
perspectiva que considere o conhecimento um processo a ser
construído a partir da relação entre o que se sabe e o objeto de
conhecimento, a professora constatou que a aluna
- A)ainda não conhece bem a relação fonema-grafema e, por isso, errou ao escrever a letra “I" no lugar da letra “E", ao final da palavra.
- B)apresentou uma relação de transcrição direta da fala para a escrita, comum no processo de construção da base alfabética.
- C)errou por estar desatenta em seu trabalho, sendo então melhor que repita a atividade.
- D)não aprendeu ainda a grafia das letras do alfabeto e por isso não completou a escrita da letra E ao final da palavra.
- E)errou por não ter aprendido adequadamente a família do TA-TE-TI-TO-TU, devendo repetir essa unidade.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Em uma atividade de linguagem escrita, Laura, uma criança de 6 anos, escreveu "LEITI" ao tentar representar a palavra "leite". Essa situação revela um momento importante no processo de aprendizagem da escrita, que deve ser analisado sob uma perspectiva construtivista, considerando o conhecimento como um processo em construção.
A resposta correta para essa situação é a alternativa B), pois demonstra que a criança está em uma fase de transição no processo de alfabetização. Nesse estágio, é comum que os aprendizes estabeleçam uma relação direta entre a fala e a escrita, representando os sons que ouvem da maneira como os percebem.
O erro cometido por Laura não deve ser visto como uma falha ou falta de atenção, mas sim como um indício valioso de seu processo de pensamento. Ao escrever "LEITI", ela demonstra:
- Consciência fonológica, identificando os sons da palavra
- Conhecimento do sistema alfabético, usando letras para representar sons
- Uma hipótese de escrita que reflete sua compreensão atual da língua
Essa abordagem contrasta com visões mais tradicionais que poderiam interpretar o erro como falta de aprendizagem (alternativas A, D e E) ou desatenção (alternativa C). Pelo contrário, a escrita de Laura revela um pensamento ativo e um esforço genuíno de representação linguística.
O papel do educador, nesse contexto, é valorizar a tentativa da criança, compreender sua lógica e, a partir desse ponto, ajudar a avançar em sua compreensão do sistema de escrita. Essa perspectiva respeita o processo de construção do conhecimento e promove uma aprendizagem mais significativa.
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