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Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, em suas pesquisas, dizemser de suma importância que o professor tenha maior conhecimento da psicogênese da língua escrita para entender a forma e o processo pelos quais a criança aprende a ler e a escrever, para detectar e entender os erros construtivos característicos das fases em que se encontra a criança e para saber desafiar seus alunos.Assinale a alternativa que apresenta um conceito que faz parte da teoria psicogenética.

Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, em suas pesquisas, dizemser de suma importância que o professor tenha maior conhecimento da psicogênese da língua escrita para entender a forma e o processo pelos quais a criança aprende a ler e a escrever, para detectar e entender os erros construtivos característicos das fases em que se encontra a criança e para saber desafiar seus alunos.Assinale a alternativa que apresenta um conceito que faz parte da teoria psicogenética.

Resposta:

A alternativa correta é D)

Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, em suas pesquisas, destacam a importância do professor compreender a psicogênese da língua escrita para acompanhar o desenvolvimento da criança no processo de alfabetização. Segundo suas teorias, a escrita não é simplesmente uma reprodução de modelos adultos, mas um objeto de conhecimento construído ativamente pela criança por meio de interações sociais e tentativas individuais.

A alternativa correta é a D), pois reflete o conceito central da teoria psicogenética: a escrita é um objeto de conhecimento que se desenvolve por meio das hipóteses construídas pela criança, considerando seu processo de interação e o contexto social. As outras alternativas não representam adequadamente essa perspectiva:

  • A) Incorreta: Embora relacione construção do pensamento e progresso escolar, não aborda o aspecto construtivista da escrita.
  • B) Incorreta: Reduz a aprendizagem a um mecanismo de correspondência, ignorando o processo de construção cognitiva.
  • C) Incorreta: Contradiz a teoria, que rejeita a ideia de cópia passiva.
  • E) Incorreta: Desconsidera as hipóteses próprias da criança, central na abordagem psicogenética.

Portanto, a teoria de Ferreiro e Teberosky enfatiza que a alfabetização deve valorizar o processo de construção do conhecimento pela criança, suas tentativas e a dimensão social da escrita.

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