Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia os textos a seguir: Claudinei, 10 anos, cursando pela segunda vez a terceira série: O CACHORRO Era uma veis um menino que chamado Marco e queria um cachorro no anessaru (aniversário) dele e neverssaru dele era de junio (junho) e chegou esse dia e corredo os ameginho dele lá no aniversário dele. O menino pesa (pensa) no callorrinho (cachorrinho) e tão o pai deu O presete dele ele abril era tão grande que era uma bola e bicicleta. E ele fico triste. Marco Aurélio, 9 anos, terceira série: NAVES NA ESTRELA Varias maves estavão lutando ne uma guerra ne uma galagoxia (galáxia) distante. E ne um outro planeta escau oque Luk estava em uma base protetora, e se preparando para lutar em guanto isso na guerra e então luk foi a guera e Luk falou – etaão se aproximando e chegou o robô xan xam xam pof pof! – falou Luk socoro vom mi madai (vão me matar e…) salvarão o Luk e recuarão? ZORZI, J.L. Dislexia, distúrbios de leitura-escrita… De que estamos falando? Revista Psicopedagogia : 17 (46), 1998, p. 17. A análise dos textos produzidos pelos dois meninos possibilita verificar que eles

Leia os textos a seguir:

Claudinei, 10 anos, cursando pela segunda vez a terceira série:

O CACHORRO

Era uma veis um menino que chamado Marco e queria um cachorro no anessaru (aniversário) dele e neverssaru dele era de junio (junho) e chegou esse dia e corredo os ameginho dele lá no aniversário dele. O menino pesa (pensa) no callorrinho (cachorrinho) e tão o pai deu O presete dele ele abril era tão grande que era uma bola e bicicleta. E ele fico triste.

Marco Aurélio, 9 anos, terceira série:

NAVES NA ESTRELA

Varias maves estavão lutando ne uma guerra ne uma galagoxia (galáxia) distante. E ne um outro planeta escau oque Luk estava em uma base protetora, e se preparando para lutar em guanto isso na guerra e então luk foi a guera e Luk falou – etaão se aproximando e chegou o robô xan xam xam pof pof! – falou Luk socoro vom mi madai (vão me matar e…) salvarão o Luk e recuarão?

ZORZI, J.L. Dislexia, distúrbios de leitura-escrita… De que estamos falando? Revista Psicopedagogia : 17 (46), 1998, p. 17.

A análise dos textos produzidos pelos dois meninos possibilita verificar que eles

Resposta:

A alternativa correta é B)

Leia os textos a seguir:

Claudinei, 10 anos, cursando pela segunda vez a terceira série:

O CACHORRO

Era uma veis um menino que chamado Marco e queria um cachorro no anessaru (aniversário) dele e neverssaru dele era de junio (junho) e chegou esse dia e corredo os ameginho dele lá no aniversário dele. O menino pesa (pensa) no callorrinho (cachorrinho) e tão o pai deu O presete dele ele abril era tão grande que era uma bola e bicicleta. E ele fico triste.

Marco Aurélio, 9 anos, terceira série:

NAVES NA ESTRELA

Varias maves estavão lutando ne uma guerra ne uma galagoxia (galáxia) distante. E ne um outro planeta escau oque Luk estava em uma base protetora, e se preparando para lutar em guanto isso na guerra e então luk foi a guera e Luk falou – etaão se aproximando e chegou o robô xan xam xam pof pof! – falou Luk socoro vom mi madai (vão me matar e...) salvarão o Luk e recuarão?

ZORZI, J.L. Dislexia, distúrbios de leitura-escrita... De que estamos falando? Revista Psicopedagogia: 17 (46), 1998, p. 17.

A análise dos textos produzidos pelos dois meninos possibilita verificar que eles

  • A)apresentam graves déficits de atenção e concentração: escrevem corretamente algumas palavras, logo em seguida escrevem de maneira errada a mesma palavra e erram palavras familiares e fáceis por distração. Aulas de reforço de Língua Portuguesa são recomendáveis.
  • B)apresentam dificuldades na escrita que são relativamente comuns nas séries iniciais, mas o texto que produzem tem estrutura, seqüência e coerência, o que revela conhecimentos sobre a língua escrita. Pode-se propor a eles um trabalho psicopedagógico.
  • C)parecem apresentar um quadro grave de dislexia e disortografia, devendo ser encaminhados ao neurologista e, após o tratamento adequado, ao psicopedagogo, pois os problemas de aprendizagem devem ser tratados de forma interdisciplinar.
  • D)apresentam dificuldades ortográficas muito freqüentemente observadas por crianças de baixo nível socioeconômico e cultural. Indica-se um trabalho psicopedagógico para ajudá-los a familiarizarem-se com a língua formal.

O gabarito correto é B).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *