No contexto contemporâneo, o processo de alfabetização e letramento é um processo amplo que inicia antes da criança ingressar na escola e envolve o reconhecimento das finalidades da linguagem escrita, seus usos e funções. Considerando o processo de alfabetização e letramento na educação infantil, analise as afirmativas abaixo. I. As crianças oriundas de meio familiar onde a leitura e a escrita não têm presença marcante, onde muitas vezes o contato com materiais escritos é quase inexistente, comprovadamente têm muitas dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, por tratar-se apenas de um processo de codificação e decodificação de códigos escritos. II. A qualidade das experiências vivenciadas pelas crianças pode ser determinante para alimentar o gosto pela leitura, o desejo de aprender e, consequentemente, qualificar o processo de alfabetização e letramento. III. A história da escrita na criança começa antes da primeira vez em que o professor coloca um lápis em sua mão e lhe ensina a desenhar letras. IV. A imitação, a brincadeira de faz de conta e o jogo de papéis sociais representam um importante papel no processo de alfabetização e letramento. V. A alfabetização inicia-se muito cedo, com o gesto, que é o signo visual que contém a futura escrita da criança. Assinale a alternativa CORRETA.
No contexto contemporâneo, o processo de alfabetização e letramento é um processo amplo que inicia antes da criança ingressar na escola e envolve o reconhecimento das finalidades da linguagem escrita, seus usos e funções.
Considerando o processo de alfabetização e letramento na educação infantil, analise as afirmativas abaixo.
I. As crianças oriundas de meio familiar onde a leitura e a escrita não têm presença marcante, onde muitas vezes o contato com materiais escritos é quase inexistente, comprovadamente têm muitas dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, por tratar-se apenas de um processo de codificação e decodificação de códigos escritos.
II. A qualidade das experiências vivenciadas pelas crianças pode ser determinante para alimentar o gosto pela leitura, o desejo de aprender e, consequentemente, qualificar o processo de alfabetização e letramento.
III. A história da escrita na criança começa antes da primeira vez em que o professor coloca um lápis em sua mão e lhe ensina a desenhar letras.
IV. A imitação, a brincadeira de faz de conta e o jogo de papéis sociais representam um importante papel no processo de alfabetização e letramento.
V. A alfabetização inicia-se muito cedo, com o gesto, que é o signo visual que contém a futura escrita da criança.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
- B)Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
- C)Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
- D)Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
- E)Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é E)
No contexto contemporâneo, o processo de alfabetização e letramento transcende os limites da escola, iniciando-se antes mesmo da educação formal e envolvendo uma compreensão ampla das funções e usos da linguagem escrita. A análise das afirmativas apresentadas revela nuances importantes sobre esse processo, especialmente na educação infantil.
A afirmativa I está incorreta, pois reduz a alfabetização a um mero processo de codificação e decodificação, desconsiderando o papel do letramento e das experiências socioculturais. Já a afirmativa II está correta, pois destaca a importância das vivências significativas no desenvolvimento do interesse pela leitura e escrita.
As afirmativas III, IV e V também estão corretas, pois reconhecem que o processo de alfabetização começa antes do ensino formal, através de gestos, brincadeiras e interações sociais que preparam a criança para a escrita. Essas atividades lúdicas e imitativas são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem escrita.
Portanto, a alternativa E é a correta, pois contempla as afirmativas II, III, IV e V, que melhor representam uma visão contemporânea e abrangente do processo de alfabetização e letramento na educação infantil.
Deixe um comentário