O avanço tecnológico e as necessidades sociais de comunicação impulsionaram o surgimento de alguns gêneros de texto que, eventualmente, subvertem a orientação convencional da escrita. Isso pode acontecer, por exemplo, em textos veiculados pelo computador, sobretudo na Internet, nas propagandas impressas e televisivas, nos textos literários. Os diversos formatos desses textos sugerem diferentes maneiras de se ler: de baixo para cima, de um lado qualquer para outro. Ou seja, excepcionalmente, a direção da escrita pode variar, dependendo do gênero do texto e do suporte em que ele circula. Os alunos precisam, então, perceber e aprender a lidar com essas diferentes formas de ler em suas práticas cotidianas de leitura, o que constitui um item importante do seu _____________________. Assinale a alternativa que completa, de maneira fidedigna, a lacuna.
O avanço tecnológico e as necessidades sociais de comunicação impulsionaram o surgimento de alguns gêneros de texto que, eventualmente, subvertem a orientação convencional da escrita. Isso pode acontecer, por exemplo, em textos veiculados pelo computador, sobretudo na Internet, nas propagandas impressas e televisivas, nos textos literários. Os diversos formatos desses textos sugerem diferentes maneiras de se ler: de baixo para cima, de um lado qualquer para outro. Ou seja, excepcionalmente, a direção da escrita pode variar, dependendo do gênero do texto e do suporte em que ele circula. Os alunos precisam, então, perceber e aprender a lidar com essas diferentes formas de ler em suas práticas cotidianas de leitura, o que constitui um item importante do seu _____________________. Assinale a alternativa que completa, de maneira fidedigna, a lacuna.
- A)Conhecimento da cultura social.
- B)Conhecimento da cultura escrita.
- C)Conhecimento da cultura tecnológica.
- D)Conhecimento da cultura oral.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O avanço tecnológico e as transformações sociais têm redefinido as práticas de leitura e escrita, criando novos gêneros textuais que desafiam a linearidade tradicional. A internet, as propagandas e até mesmo a literatura contemporânea apresentam formatos que exigem uma leitura não convencional—seja de baixo para cima, em ziguezague ou em camadas. Essa diversidade de suportes e estruturas textuais demanda que os alunos desenvolvam habilidades específicas para interpretar e interagir com esses materiais.
Diante disso, a lacuna no texto refere-se a um aspecto fundamental da formação leitora: o conhecimento da cultura escrita. Essa competência não se limita apenas à decodificação de palavras, mas envolve a compreensão de como os textos se organizam em diferentes contextos e suportes. A alternativa B) é a correta porque abrange a capacidade de reconhecer e adaptar-se às múltiplas formas de escrita, desde clássicas até as que subvertem a linearidade, como as citadas no enunciado.
Embora as outras opções—como cultura tecnológica (C) ou oral (D)—sejam relevantes, elas não sintetizam o conceito central do trecho, que é a relação com a materialidade e a diversidade dos textos escritos. Portanto, a resposta adequada é B) Conhecimento da cultura escrita, pois engloba a percepção crítica necessária para navegar nesse universo textual em constante evolução.
Deixe um comentário