O desenvolvimento da linguagem oral constitui um importante aspecto a ser trabalhado durante o ciclo inicial de alfabetização. Algumas das capacidades a serem atingidas pelo aluno, são: I. planejar a fala em situações formais de comunicação. II. usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada. III. realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão. IV. utilizar amplo vocabulário, pronunciando corretamente as palavras, inclusive aquelas consideradas “complexas”. Está correto o que consta APENAS em
O desenvolvimento da linguagem oral constitui um importante aspecto a ser trabalhado durante o ciclo inicial de alfabetização. Algumas das capacidades a serem atingidas pelo aluno, são:
I. planejar a fala em situações formais de comunicação.
II. usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada.
III. realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.
IV. utilizar amplo vocabulário, pronunciando corretamente as palavras, inclusive aquelas consideradas “complexas”.
Está correto o que consta APENAS em
- A)I, II e III.
- B)II, III e IV.
- C)I, III e IV.
- D)I, II e IV.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O desenvolvimento da linguagem oral é um elemento fundamental no processo de alfabetização, especialmente nos anos iniciais da educação básica. O texto apresentado destaca quatro capacidades essenciais que os alunos devem desenvolver nessa fase:
I. Planejar a fala em situações formais de comunicação.
II. Usar a língua falada adequadamente em diferentes contextos escolares.
III. Realizar tarefas que exigem escuta atenta e compreensão.
IV. Utilizar vocabulário amplo com pronúncia correta.
Analisando as alternativas, observamos que a opção correta é a A) I, II e III, pois essas competências estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento da comunicação oral em situações pedagógicas. Embora o item IV também seja relevante, ele não foi considerado como parte do conjunto principal de habilidades a serem avaliadas neste contexto específico.
Portanto, o gabarito indicado está correto, reforçando a importância de trabalhar tanto a organização do pensamento oral quanto a adequação linguística em diferentes situações comunicativas durante o processo de alfabetização.
Deixe um comentário