O processo de alfabetização utiliza algumas tendências que podem ser consideradas perseverantes e coexistentes no atual estado das práticas escolares e da produção de livros e materiais didáticos em geral. Assinale a alternativa onde as três tendências são identificadas corretamente:
O processo de alfabetização utiliza algumas tendências que podem ser consideradas perseverantes e coexistentes no atual estado das práticas escolares e da produção de livros e materiais didáticos em geral. Assinale a alternativa onde as três tendências são identificadas corretamente:
- A)Método grafo-fonêmico, método alfabético, método construtivista.
- B)Método codificador, método linguístico, método avaliativo.
- C)Método silábico, métodos de base fônica, métodos analíticos.
- D)Método fonético, método decodificador, método pedagógico.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O processo de alfabetização é um campo marcado por diferentes abordagens e metodologias, cada uma com suas particularidades e fundamentos teóricos. No contexto atual das práticas escolares e da produção de materiais didáticos, três tendências principais se destacam pela sua persistência e coexistência.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a C), que apresenta as seguintes tendências:
- Método silábico: Baseia-se no ensino das sílabas como unidades de leitura e escrita, partindo do simples para o complexo.
- Métodos de base fônica: Enfatizam a relação entre grafemas e fonemas, priorizando a decodificação sonora das letras.
- Métodos analíticos: Partem de unidades maiores (palavras ou textos) para depois decompor em elementos menores, como sílabas e letras.
Essas três tendências refletem perspectivas distintas, mas que muitas vezes se complementam nas práticas pedagógicas contemporâneas. Enquanto o método silábico e os de base fônica têm um caráter mais tradicional, os métodos analíticos dialogam com abordagens mais recentes, como o construtivismo.
É importante ressaltar que a escolha do método ou da combinação de métodos deve considerar o contexto educacional, as necessidades dos alunos e os objetivos de aprendizagem, garantindo uma alfabetização significativa e eficaz.
Deixe um comentário