Os métodos voltados para sistematização da prática alfabetizadora, na tradição pedagógica, têm sido organizados em torno de duas vertentes: 1. Métodos sintéticos 2. Métodos analíticosCorrelacione esses dois métodos com as afirmativas a seguir:( ) Representa uma inversão na concepção do ensino da leitura e da escrita. Elegem como ponto de partida um todo, ou uma unidade de sentido mais ampla e significativa, que pode aparecer na forma de palavra, frase ou texto. Essas unidades de sentido são progressivamente decompostas em unidades menores, até o trabalho em torno de sílabas, grafemas e fonemas.( ) Partem de unidades menores do que as palavras, tais como a letra (método de soletração), o fonema (método fônico) e as sílabas (método silábico). A lógica que organiza cada um destes métodos é parecida: ensinar- se a ler e a escrever a partir da apresentação de unidades menores, em uma progressão que pretende ir do mais simples para o mais complexo, numa sequência fixa estabelecida pelo professor ou pelo livro didático, privilegiando o processo de decodificação.( ) Abordam uma dimensão importante e necessária para o aprendizado da escrita com a análise das relações entre fonemas (sons ou unidades sonoras) e grafemas (letras ou grupos de letras).( ) A dimensão mais destacada nessa abordagem é a ênfase na compreensão e no sentido, valorizando-se a natureza ideovisual do aprendizado da escrita e da leitura. É o que ocorre quando uma criança que ainda não desenvolveu capacidades mais elaboradas de leitura, consegue identificar a silhueta do próprio nome.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Os métodos voltados para sistematização da prática alfabetizadora, na tradição pedagógica, têm sido organizados em torno de duas vertentes:
1. Métodos sintéticos 2. Métodos analíticos
Correlacione esses dois métodos com as afirmativas a seguir:
( ) Representa uma inversão na concepção do ensino da leitura e da escrita. Elegem como ponto de partida um todo, ou uma unidade de sentido mais ampla e significativa, que pode aparecer na forma de palavra, frase ou texto. Essas unidades de sentido são progressivamente decompostas em unidades menores, até o trabalho em torno de sílabas, grafemas e fonemas.
( ) Partem de unidades menores do que as palavras, tais como a letra (método de soletração), o fonema (método fônico) e as sílabas (método silábico). A lógica que organiza cada um destes métodos é parecida: ensinar- se a ler e a escrever a partir da apresentação de unidades menores, em uma progressão que pretende ir do mais simples para o mais complexo, numa sequência fixa estabelecida pelo professor ou pelo livro didático, privilegiando o processo de decodificação.
( ) Abordam uma dimensão importante e necessária para o aprendizado da escrita com a análise das relações entre fonemas (sons ou unidades sonoras) e grafemas (letras ou grupos de letras).
( ) A dimensão mais destacada nessa abordagem é a ênfase na compreensão e no sentido, valorizando-se a natureza ideovisual do aprendizado da escrita e da leitura. É o que ocorre quando uma criança que ainda não desenvolveu capacidades mais elaboradas de leitura, consegue identificar a silhueta do próprio nome.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- A)1, 2, 1, 1
- B)1, 1, 2, 1
- C)2, 1, 1, 2
- D)2, 2, 1, 2
Resposta:
A alternativa correta é C)
Os métodos de alfabetização, tradicionalmente, dividem-se em duas vertentes principais: os métodos sintéticos e os métodos analíticos. Cada um possui características distintas que orientam a prática pedagógica no ensino da leitura e da escrita.
Os métodos analíticos (2) representam uma inversão na concepção tradicional, partindo de unidades mais amplas e significativas, como palavras, frases ou textos, para depois decompor esses elementos em partes menores (sílabas, grafemas e fonemas). Esse enfoque prioriza a compreensão e o sentido, valorizando a natureza ideovisual da escrita, como quando uma criança reconhece o próprio nome pela silhueta.
Já os métodos sintéticos (1) seguem uma lógica oposta, iniciando com unidades menores (letras, fonemas ou sílabas) e avançando progressivamente para estruturas mais complexas. Essa abordagem enfatiza a decodificação, com sequências fixas determinadas pelo professor ou material didático, e destaca a relação entre sons e letras como base para o aprendizado.
Assim, a correlação correta entre as afirmativas e os métodos é:
- (2) Método analítico
- (1) Método sintético
- (1) Método sintético
- (2) Método analítico
Portanto, a sequência correta é C) 2, 1, 1, 2, conforme indicado no gabarito.
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