Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Alfabetização e Letramento - Pedagogia - concurso

Questão 31

Sobre a importância da linguagem na formação do sujeito, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A)Reconhecer a importância de criar um ambiente de escuta e recepção de conteúdos dentro da sala de aula é condição básica para o desenvolvimento saudável da linguagem.
  • B)A oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens solicita das crianças.
  • C)O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
  • D)A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Sobre a importância da linguagem na formação do sujeito, a alternativa INCORRETA é a letra A).

Embora a afirmação apresentada na alternativa A) pareça válida ao destacar a necessidade de um ambiente de escuta e recepção na sala de aula, ela não está diretamente relacionada à formação do sujeito por meio da linguagem, e sim a uma condição metodológica para o seu desenvolvimento. As demais alternativas abordam de forma mais precisa e direta o papel da linguagem na construção do indivíduo, seja pela integração das habilidades linguísticas (B), pelo seu caráter fundamental na educação infantil (C) ou pela ampliação das possibilidades de participação social (D).

Portanto, a alternativa A) é a que menos se alinha ao tema central da questão, que é a formação do sujeito através da linguagem, tornando-se a resposta incorreta.

Questão 32

Alfabetizar letrando implica em, EXCETO:

  • A)Um novo método de alfabetização.
  • B)Utilização de textos variados no ambiente escolar.
  • C)Evidenciar a importância do trabalho com os diversos gêneros textuais, com base nos diferentes suportes de leitura.
  • D)Proporcionar situações onde a criança possa interagir com a escrita a partir de usos reais expressos nas diferentes situações comunicativas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O processo de alfabetização no contexto educacional brasileiro tem evoluído para incluir não apenas o domínio do código escrito, mas também a capacidade de utilizá-lo em situações reais de comunicação. Essa abordagem, conhecida como alfabetizar letrando, vai além do ensino tradicional e busca integrar a leitura e a escrita às práticas sociais.

Analisando as alternativas apresentadas, é possível identificar que a opção A) Um novo método de alfabetização se destaca como a exceção. Isso porque alfabetizar letrando não se trata de um método específico, mas sim de uma perspectiva pedagógica que valoriza a funcionalidade da língua em contextos autênticos.

As demais alternativas descrevem características essenciais do letramento:

  • B) A utilização de textos variados enriquece o repertório linguístico do aluno.
  • C) O trabalho com diversos gêneros textuais desenvolve a competência comunicativa.
  • D) Situações reais de comunicação tornam o aprendizado significativo.

Portanto, enquanto as opções B, C e D representam pilares do letramento, a alternativa A se configura como a resposta incorreta, já que alfabetizar letrando é uma concepção ampla de ensino, não um método fechado em si mesmo.

Questão 33

Analise as afirmativas correlatas.


I. “O letramento abrange o processo de desenvolvimento e o uso dos sistemas de leitura e escrita na sociedade.”

DESSE MODO

II. “Refere‐se a um conjunto de práticas que vêm modificando a sociedade.”


Assinale a alternativa correta.

  • A)As duas afirmativas são falsas.
  • B)A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C)As duas afirmativas são verdadeiras e se completam.
  • D)A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Analise as afirmativas correlatas.

I. “O letramento abrange o processo de desenvolvimento e o uso dos sistemas de leitura e escrita na sociedade.”

DESSE MODO

II. “Refere‐se a um conjunto de práticas que vêm modificando a sociedade.”

Assinale a alternativa correta.

  • A) As duas afirmativas são falsas.
  • B) A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C) As duas afirmativas são verdadeiras e se completam.
  • D) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

O gabarito correto é C).

Questão 34

Em relação ao letramento, analise as afirmativas.


I. O letramento é responsabilidade apenas do professor de língua portuguesa.

II. Alfabetizar letrando é desenvolver ações significativas de aprendizagem sobre a língua.

III. Letrar é simplesmente alfabetizar, ou seja, o aprendizado das primeiras letras.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A)I, II e III.
  • B)I, apenas.
  • C)II, apenas.
  • D)I e III apenas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Em relação ao letramento, analise as afirmativas.

I. O letramento é responsabilidade apenas do professor de língua portuguesa.

II. Alfabetizar letrando é desenvolver ações significativas de aprendizagem sobre a língua.

III. Letrar é simplesmente alfabetizar, ou seja, o aprendizado das primeiras letras.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A) I, II e III.
  • B) I, apenas.
  • C) II, apenas.
  • D) I e III apenas.

O gabarito correto é C).

Questão 35

Sobre os processos de alfabetização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Alfabetizado é aquele indivíduo que conhece o código escrito, que sabe ler e escrever.

( ) A alfabetização refere‐se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades pela leitura, escrita e as
chamadas práticas de linguagem.

( ) A alfabetização reforça o paradigma de mera tarefa de codificação e decodificação.

( ) Na década de 80, surgiu o termo “analfabetismo funcional” para designar as pessoas que sabiam fazer uso da
leitura e da escrita no seu cotidiano.

( ) Com a divulgação das pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita, o enfoque construtivista tornou‐se um dos
mais influentes na elaboração de novas propostas de alfabetização.


A sequência está correta em

  • A)V, F, V, F, V.
  • B)F, F, V, V, F.
  • C)F, V, V, V, F.
  • D)V, V, F, F, V.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Sobre os processos de alfabetização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( V ) Alfabetizado é aquele indivíduo que conhece o código escrito, que sabe ler e escrever.

( V ) A alfabetização refere‐se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades pela leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem.

( F ) A alfabetização reforça o paradigma de mera tarefa de codificação e decodificação.

( F ) Na década de 80, surgiu o termo “analfabetismo funcional” para designar as pessoas que sabiam fazer uso da leitura e da escrita no seu cotidiano.

( V ) Com a divulgação das pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita, o enfoque construtivista tornou‐se um dos mais influentes na elaboração de novas propostas de alfabetização.


A sequência está correta em

  • A) V, F, V, F, V.
  • B) F, F, V, V, F.
  • C) F, V, V, V, F.
  • D) V, V, F, F, V.

O gabarito correto é D).

Questão 36

A professora Dora defende que todo cidadão, independentemente de sua posição social ou grau de escolaridade, está inserido em uma cultura letrada, pois realiza práticas que dependem da escrita, como: pegar ônibus, assinar cheque e outras. Partindo dessa perspectiva, a professora pretende favorecer possibilidades de integração e participação ativa dos alunos na cultura escrita. Para isso, propõe:

I. experiência com diversos instrumentos para o registro escrito, como: lápis, canetas, cadernos e computadores.
II. compreensão linear e global da língua escrita e a produção de inferências.
III. contato com diferentes suportes de escrita, como: cartazes, livros, murais, folhetos, outdoors.
IV. diferentes formas de aquisição e acesso aos textos, como: compra, empréstimo e troca de livros.
V. conhecer os espaços de distribuição, manutenção e venda de material escrito, como: biblioteca, livraria, banca.

São ações que validam a participação e a integração das crianças na cultura escrita as apresentadas APENAS em

  • A)I, II e IV.
  • B)I, II e III.
  • C)II, III e V.
  • D)I, III e IV.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A professora Dora apresenta uma visão inclusiva da cultura letrada, defendendo que todas as pessoas, independentemente de sua condição social ou nível educacional, participam ativamente dessa cultura através de práticas cotidianas que envolvem a escrita. Sua abordagem busca promover a integração dos alunos no universo da escrita, oferecendo diversas estratégias para ampliar seu acesso e participação.

Entre as ações propostas pela professora, destacam-se:

  • Experiência com diferentes instrumentos de registro escrito (I)
  • Contato com variados suportes de escrita (III)
  • Diversas formas de aquisição e acesso aos textos (IV)

Estas três propostas (I, III e IV) são as que efetivamente validam a participação das crianças na cultura escrita, conforme a perspectiva apresentada. Elas abordam desde os aspectos materiais e instrumentais da escrita até as formas de circulação dos textos na sociedade.

As alternativas II (compreensão linear e global da língua) e V (conhecimento dos espaços de distribuição) são importantes, mas não representam ações diretas de integração na cultura escrita como as demais. Portanto, a alternativa correta que contempla apenas as ações mais relevantes para essa integração é a D) I, III e IV.

Questão 37

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita deve ter inicio

  • A)somente a partir do Ensino Fundamental II, quando os alunos já possuem um mínimo de conhecimento sobre a escrita.
  • B)na chegada da criança à escola e continuar até o final de sua formação, o que facilita a aprendizagem da leitura e escrita.
  • C)somente a partir do Ensino Médio, quando os alunos já possuem condições para compreensão deste tipo de relação com a escrita.
  • D)na família das crianças, uma vez que é função dos pais introduzir a criança ao mundo letrado e incentivar o uso da escrita.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é um processo fundamental que deve ser iniciado desde os primeiros contatos da criança com o ambiente escolar e mantido ao longo de toda a sua trajetória educacional. A alternativa correta, conforme indicado pelo gabarito, é a B), que afirma que esse trabalho deve começar "na chegada da criança à escola e continuar até o final de sua formação, o que facilita a aprendizagem da leitura e escrita".

Essa abordagem é essencial porque a escrita não é apenas uma ferramenta técnica, mas uma prática social que permite a comunicação, a expressão de ideias e a participação ativa na sociedade. Quando a criança é inserida nesse contexto desde cedo, ela desenvolve uma relação mais natural e significativa com a linguagem escrita, compreendendo sua utilidade e importância no dia a dia.

Além disso, ao estender esse processo até o final da formação do indivíduo, garante-se que ele não apenas aprenda a escrever, mas também refine suas habilidades, adaptando-as a diferentes contextos e necessidades. Isso inclui desde a produção de textos simples na infância até a elaboração de argumentos complexos na vida adulta.

Embora a família tenha um papel importante na introdução ao mundo letrado, como sugerido na alternativa D), a escola é o espaço onde esse aprendizado é sistematizado e aprofundado. Já as alternativas A) e C) sugerem um início tardio, o que pode dificultar o desenvolvimento pleno das habilidades de escrita e leitura, pois subestimam a capacidade das crianças de interagir com a linguagem desde os primeiros anos.

Portanto, a resposta correta reforça a importância de um trabalho contínuo e progressivo, que começa cedo e acompanhe o aluno em todas as etapas de sua formação.

Questão 38

Um critério central na seleção de textos a serem usados com os alunos no ciclo inicial de alfabetização é a escolha de

  • A)textos simples, de fácil estrutura e entendimento, utilizados com frequência pelos alunos no contexto de sala de aula.
  • B)textos complexos, ainda não conhecidos pelas crianças, porém que possam ser utilizados em contextos sociais diversos.
  • C)textos que envolvam palavras, vocabulário e sintaxe com os quais eles estejam familiarizados, ao lado de textos que apresentem novos desafios linguísticos.
  • D)poucos textos, permitindo maior contato com palavras, frases e sílabas antes de propiciar contatos com os textos propriamente ditos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Um critério central na seleção de textos a serem usados com os alunos no ciclo inicial de alfabetização é a escolha de textos que equilibrem familiaridade e desafio linguístico. A alternativa correta, C), destaca a importância de selecionar materiais que incluam tanto palavras, vocabulário e estruturas sintáticas conhecidas pelas crianças quanto elementos novos, capazes de estimular seu desenvolvimento.

Essa abordagem reconhece que a alfabetização é um processo gradual, no qual o aluno precisa se apoiar no que já domina para avançar em direção a conquistas mais complexas. Textos excessivamente simples, como os sugeridos na opção A), podem limitar o progresso, enquanto os excessivamente complexos, como na opção B), podem desmotivar ou frustrar os aprendizes.

A opção D), por sua vez, peca por sugerir um isolamento artificial entre o trabalho com elementos linguísticos descontextualizados e a leitura de textos completos. A pesquisa em alfabetização tem mostrado que a imersão em textos significativos desde o início é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.

Portanto, a alternativa C) representa a abordagem mais adequada, combinando segurança e desafio de maneira equilibrada, respeitando o processo de aprendizagem das crianças enquanto as prepara para lidar com a diversidade textual que encontrarão em sua vida social e escolar.

Questão 39

O desenvolvimento da linguagem oral constitui um importante aspecto a ser trabalhado durante o ciclo inicial de alfabetização. Algumas das capacidades a serem atingidas pelo aluno, são:

I. planejar a fala em situações formais de comunicação.

II. usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada.

III. realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.

IV. utilizar amplo vocabulário, pronunciando corretamente as palavras, inclusive aquelas consideradas “complexas”.

Está correto o que consta APENAS em

  • A)I, II e III.
  • B)II, III e IV.
  • C)I, III e IV.
  • D)I, II e IV.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O desenvolvimento da linguagem oral é um elemento fundamental no processo de alfabetização, especialmente nos anos iniciais da educação básica. O texto apresentado destaca quatro capacidades essenciais que os alunos devem desenvolver nessa fase:

I. Planejar a fala em situações formais de comunicação.

II. Usar a língua falada adequadamente em diferentes contextos escolares.

III. Realizar tarefas que exigem escuta atenta e compreensão.

IV. Utilizar vocabulário amplo com pronúncia correta.

Analisando as alternativas, observamos que a opção correta é a A) I, II e III, pois essas competências estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento da comunicação oral em situações pedagógicas. Embora o item IV também seja relevante, ele não foi considerado como parte do conjunto principal de habilidades a serem avaliadas neste contexto específico.

Portanto, o gabarito indicado está correto, reforçando a importância de trabalhar tanto a organização do pensamento oral quanto a adequação linguística em diferentes situações comunicativas durante o processo de alfabetização.

Continua após a publicidade..

Questão 40

O desenvolvimento psicomotor é

  • A)uma importante dimensão da alfabetização, que deve ser observada pelo professor quando os alunos desenham ou escrevem, mas não representa um pré-requisito para a alfabetização propriamente dita.
  • B)um pré-requisito fundamental para a aquisição da linguagem escrita e deve ser conquistado previamente à alfabetização propriamente dita, através de exercícios específicos de coordenação motora fina.
  • C)um aspecto que fazia parte de concepções tradicionais que foram abandonadas ao longo do tempo e não interfere no processo de aquisição da linguagem escrita, pois adia de forma equivocada o contato com a escrita.
  • D)um conteúdo e meta da área curricular de corpo/movimento/educação física que deve ser acompanhado pelo professor especialista sem ocupar o tempo dedicado à aprendizagem da linguagem escrita.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O desenvolvimento psicomotor é uma dimensão essencial no processo de alfabetização, conforme destacado pela alternativa A. Ele se manifesta por meio de habilidades observadas quando os alunos desenham ou escrevem, revelando sua coordenação motora fina, organização espacial e controle dos movimentos. No entanto, embora seja um fator relevante para o desenvolvimento integral da criança, não deve ser tratado como um pré-requisito absoluto para a alfabetização, mas sim como um aspecto complementar que evolui paralelamente ao aprendizado da linguagem escrita.

A visão apresentada na alternativa B, que defende o desenvolvimento psicomotor como um requisito prévio à alfabetização, pode limitar o acesso das crianças à escrita, subestimando sua capacidade de aprender múltiplas habilidades simultaneamente. Já a alternativa C ignora a importância do desenvolvimento psicomotor, desconsiderando sua influência indireta na organização gráfica e na fluência da escrita. Por fim, a alternativa D fragmenta o processo educativo, separando o desenvolvimento psicomotor da alfabetização, quando, na realidade, ambas as dimensões devem ser integradas de forma interdisciplinar.

Portanto, a resposta correta é a alternativa A, que reconhece o desenvolvimento psicomotor como um aspecto relevante, mas não como um obstáculo ou etapa obrigatória antes da alfabetização. O professor deve observar e estimular essas habilidades naturalmente, sem adiar o contato com a escrita, garantindo um processo de aprendizagem mais dinâmico e inclusivo.

1 2 3 4 5 6 9