Questões Sobre Alfabetização e Letramento - Pedagogia - concurso
Questão 41
Um elemento importante do trabalho de alfabetização é a criação (na sala de aula e na escola como um todo) de um ambiente alfabetizador, tanto por parte do professor, quanto dos outros profissionais da instituição. Nesse sentido, o professor deve
- A)optar por materiais escritos produzidos para o uso escolar, como livros didáticos, uma vez que não precisam ser adaptados ou transformados para se adequarem aos alunos.
- B)adaptar materiais diversos de uso social em sua linguagem e formato para que se adequem à realidade dos alunos e sua capacidade de compreensão, evitando-se materiais complexos e muito extensos dentro da sala de aula.
- C)selecionar, além de materiais produzidos para o uso escolar, os diversos tipos de texto que circulam na sociedade, de preferência em seus suportes originais, cumprindo a mesma função que exercem fora da escola, desde que não sejam inadequados aos alunos.
- D)produzir com a equipe da escola materiais escritos para uso no processo de alfabetização, que considerem as características do ano de escolaridade, a realidade do grupo de alunos e os objetivos didáticos, evitando inadequações naquilo que é apresentado à classe.
A alternativa correta é C)
Um elemento fundamental no processo de alfabetização é a construção de um ambiente alfabetizador, que envolve tanto o professor quanto toda a equipe escolar. Esse ambiente deve ser rico em materiais escritos e oportunidades de interação com a linguagem, promovendo a familiarização dos alunos com diferentes gêneros textuais e suas funções sociais.
Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a mais adequada, pois:
- Reconhece a importância de materiais escolares específicos, como livros didáticos, que são elaborados com objetivos pedagógicos claros.
- Valoriza a utilização de textos autênticos que circulam na sociedade, em seus suportes originais, mantendo sua função social real.
- Garante que os alunos tenham contato com a diversidade textual presente no cotidiano, preparando-os para interagir com diferentes situações de leitura e escrita.
- Considera a adequação dos materiais à faixa etária e desenvolvimento dos alunos, sem descaracterizar os textos originais.
Essa abordagem permite que os alunos desenvolvam não apenas habilidades técnicas de leitura e escrita, mas também compreendam o papel da linguagem em diferentes contextos sociais, tornando o processo de alfabetização mais significativo e conectado com a realidade.
Questão 42
O analfabetismo no Brasil tem sido foco de estudos, estatísticas e análises há muitas décadas. A constatação de que a escola (que tem como uma de suas principais funções alfabetizar as crianças) vem produzindo analfabetos e analfabetos funcionais gerou um intenso debate nas escolas, nas universidades, nas secretarias de Educação, na imprensa etc. Hoje sabe-se que esse fracasso é decorrente
- A)da adoção do sistema de ciclos pautados pela progressão continuada desenvolvida por escolas e sistemas de ensino.
- B)da adoção do método silábico/fônico como estratégia didática de alfabetização e o desenvolvimento de práticas de ensino da linguagem escrita.
- C)da utilização de práticas de alfabetização fundamentadas na teoria construtivista de ensino e aprendizagem.
- D)de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos, metodológicos e conceituais da escola e da sociedade brasileira em geral.
A alternativa correta é D)
O analfabetismo no Brasil é um problema complexo e multifacetado, que persiste como um desafio para a educação e a sociedade. Apesar dos esforços históricos para erradicá-lo, os índices ainda revelam uma realidade preocupante, especialmente quando consideramos não apenas o analfabetismo absoluto, mas também o funcional. A escola, instituição responsável por garantir a alfabetização, muitas vezes falha em cumprir esse papel, gerando debates acalorados sobre as causas desse fracasso.
Entre as alternativas apresentadas, a opção D) é a que melhor sintetiza a realidade do problema. O analfabetismo no Brasil não pode ser atribuído a um único fator, mas sim a uma combinação de elementos sociais, econômicos, políticos, metodológicos e conceituais. A desigualdade social, a falta de investimento adequado em educação, a má formação de professores, a desvalorização da escola pública e as políticas educacionais inconsistentes são apenas alguns dos aspectos que contribuem para esse cenário.
Além disso, as metodologias de ensino, sejam elas baseadas em métodos tradicionais como o silábico/fônico (alternativa B), ou em abordagens construtivistas (alternativa C), não são, por si só, responsáveis pelo fracasso na alfabetização. O que determina o sucesso ou o insucesso é a forma como essas metodologias são aplicadas, considerando o contexto social e as necessidades dos alunos. Da mesma forma, o sistema de ciclos e a progressão continuada (alternativa A) podem ser benéficos se bem implementados, mas sem uma estrutura adequada, acabam contribuindo para a perpetuação do analfabetismo.
Portanto, a resposta correta é D), pois apenas uma análise ampla e crítica, que considere a interação entre todos esses fatores, pode apontar caminhos para superar o analfabetismo no Brasil. A solução exige não apenas mudanças no sistema educacional, mas também transformações profundas na sociedade como um todo.
Questão 43
A escola brasileira traz números alarmantes de alunos que não aprendem a ler e escrever no decorrer da escolaridade, como afirma o Plano Curricular de Minas Gerais. A esse respeito, está correto afirmar que a escola produz analfabetos funcionais, ou seja, alunos que
- A)dominam as habilidades de codificar e decodificar, mas não utilizam essas competências nas práticas sociais.
- B)dominam a leitura, mas têm dificuldade em codificar os sons da língua transformando em sinais gráficos.
- C)dominam a escrita, mas têm dificuldade em decodificar os sinais gráficos transformando em sons.
- D)não dominam a escrita convencional e têm muita dificuldade em decodificar os sinais gráficos.
A alternativa correta é A)
A escola brasileira enfrenta um grave problema no que diz respeito à alfabetização, conforme destacado pelo Plano Curricular de Minas Gerais. Os dados revelam um cenário preocupante, no qual muitos alunos não desenvolvem plenamente as habilidades de leitura e escrita ao longo de sua trajetória escolar. Diante disso, é correto afirmar que a escola está produzindo analfabetos funcionais, ou seja, indivíduos que, embora dominem as técnicas básicas de codificação e decodificação da língua, não conseguem aplicar essas competências de forma eficaz nas práticas sociais.
Analisando as alternativas apresentadas:
- A) Esta é a resposta correta, pois define com precisão o analfabetismo funcional: a capacidade de ler e escrever de forma mecânica, sem conseguir utilizar essas habilidades em contextos reais e significativos.
- B) Incorreta, pois descreve uma situação em que o aluno teria dificuldade específica na escrita, o que não caracteriza o analfabetismo funcional.
- C) Incorreta, pois apresenta o oposto da alternativa B, focando em dificuldades apenas na leitura, também não configurando o quadro de analfabetismo funcional.
- D) Incorreta, pois descreve um caso de analfabetismo absoluto, onde o indivíduo não domina nem a leitura nem a escrita, situação distinta do analfabetismo funcional.
Portanto, a alternativa A é a que melhor representa a realidade do analfabetismo funcional no contexto escolar brasileiro, evidenciando a necessidade de repensar as práticas pedagógicas para garantir que os alunos não apenas aprendam a ler e escrever, mas também desenvolvam a capacidade de usar essas habilidades em seu cotidiano.
Questão 44
Em relação ao processo de alfabetização, de acordo com o tempo escolar do aluno, deve considerar dois níveis de planejamento: planejamento anual e planejamento das atividades diárias. Nesse sentido assinale a alternativa INCORRETA a seguir:
- A)O planejamento anual e mais amplo do trabalho a ser desenvolvido com a turma, contendo o conjunto de metas definidas a partir da avaliação diagnóstica e da proposta curricular adotada pela escola
- B)O planejamento das atividades diárias que compõem a rotina do trabalho pedagógico, rotina esta que vai caracterizar a abordagem que se dará ao trabalho em sala de aula.
- C)No planejamento anual devem constar as metas gerais e as capacidades selecionadas para organizar o trabalho pedagógico diário com as atividades que o professor desenvolverá durante o período de aula.
- D)No planejamento das atividades diárias cotidianas em sala de aula é importante abordar as capacidades introdutórias que não foram vencidas por um grupo de alunos, quanto aquelas que deverão ser trabalhadas com toda turma.
A alternativa correta é C)
Em relação ao processo de alfabetização, o planejamento é um elemento fundamental para garantir a eficácia do trabalho pedagógico. Ele deve ser estruturado em dois níveis distintos: o planejamento anual, que estabelece as diretrizes gerais, e o planejamento das atividades diárias, que orienta a prática em sala de aula.
A alternativa INCORRETA é a letra C, pois o planejamento anual não deve incluir as atividades específicas que o professor desenvolverá diariamente. Esse nível de detalhamento pertence ao planejamento das atividades cotidianas, que é mais operacional e flexível.
As demais alternativas estão corretas:
- A) O planejamento anual é de fato mais amplo, contendo metas baseadas na avaliação diagnóstica e na proposta curricular da escola.
- B) O planejamento diário realmente compõe a rotina pedagógica e define a abordagem em sala de aula.
- D) É correto afirmar que o planejamento diário deve abordar tanto as capacidades introdutórias não consolidadas por alguns alunos quanto aquelas a serem trabalhadas com toda a turma.
Portanto, a distinção entre os dois níveis de planejamento é essencial: enquanto o anual estabelece as diretrizes gerais, o diário organiza a prática concreta em sala de aula, sendo incorreto misturar esses níveis como proposto na alternativa C.
Questão 45
Durante o processo de alfabetização, a relação entre a escola e a família destaca-se como uma das áreas em que a organização do trabalho escolar precisa ser cuidadosamente planejada, organizada e implementada. Três núcleos de critérios são propostos:
I. Sentimento de acolhimento no interior da escola
II. Condições para o atendimento aos pais dos alunos
III. Abertura da escola aos pais e à comunidade
Correlacione esses três critérios com as afirmativas a seguir:
( ) A escola cria estratégias alternativas de comunicação com pais ou responsáveis analfabetos, explicitando com clareza os critérios para o planejamento de atividades e para avaliação e progressão dos alunos.
( ) Nas reuniões de pais são disponibilizadas informações sobre o trabalho desenvolvido na escola, seus objetivos, tipo de atividades e como são realizadas pelas crianças, isto é, informações sobre o que e como os alunos estão aprendendo.
( ) A escola apresenta abertura a demandas particulares dos pais em função do seu interesse em conhecer o seu funcionamento, sua estrutura, seu projeto pedagógico e as condições de aprendizagem dos seus filhos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- A)III, II, I
- B)II, III, I
- C)I, II, III
- D)III, I, II
A alternativa correta é A)
Durante o processo de alfabetização, a relação entre a escola e a família é fundamental para o sucesso do aprendizado. A organização do trabalho escolar deve ser planejada de forma a integrar esses dois ambientes, garantindo uma colaboração efetiva. Para isso, três núcleos de critérios são essenciais:
- Sentimento de acolhimento no interior da escola
- Condições para o atendimento aos pais dos alunos
- Abertura da escola aos pais e à comunidade
Analisando as afirmativas apresentadas, podemos correlacioná-las com os critérios da seguinte forma:
- A primeira afirmativa, que trata da criação de estratégias alternativas de comunicação com pais analfabetos, está relacionada ao critério III (Abertura da escola aos pais e à comunidade), pois demonstra flexibilidade e inclusão.
- A segunda afirmativa, sobre reuniões de pais com informações detalhadas sobre o trabalho escolar, corresponde ao critério II (Condições para o atendimento aos pais), já que mostra um canal formal de comunicação.
- A terceira afirmativa, que menciona a abertura a demandas particulares dos pais, está ligada ao critério I (Sentimento de acolhimento), pois reflete uma postura receptiva da escola.
Portanto, a sequência correta é III, II, I, correspondente à alternativa A.
Questão 46
A prerrogativa da escolha do livro didático é tarefa do professor para que se aproprie de fato da escolha que fizer e confronte tal escolha com suas condições cotidianas de trabalho, com sua consistência metodológica e com os resultados concretos observados na aprendizagem dos alunos. A qualificação de um livro didático para o Ciclo Inicial de Alfabetização pode ser legitimado pelo professor, levando em conta os critérios ou indicadores. Diante dessa informação, assinale a alternativa que corresponde corretamente a qualificação do livro didático.
- A)Contribuir para o desenvolvimento da linguagem escrita dos alunos, precisamente nas situações de interação em sala de aula na unicidade de contextos regionais.
- B)Contribuir com atividades de leitura e produção de textos escritos, valorizando o recurso comum, bem como a unicidade de contextos sociais de sua circulação
- C)Propiciar uma seleção de textos de qualidade, com um tipo de gênero e autoria levando em conta o precário acesso dos alunos em muitas escolas
- D)Apresentar uma proposta sistematizada para o ensino do sistema alfabético e das convenções da escrita, levando em conta o conjunto de habilidades, capacidades e atitudes necessárias à sua apropriação pelos alunos.
A alternativa correta é D)
A prerrogativa da escolha do livro didático é uma tarefa fundamental do professor, que deve se apropriar dessa decisão e confrontá-la com suas condições cotidianas de trabalho, sua consistência metodológica e os resultados observados na aprendizagem dos alunos. No contexto do Ciclo Inicial de Alfabetização, a qualificação de um livro didático deve ser legitimada pelo professor com base em critérios específicos.
Entre as alternativas apresentadas, a que melhor corresponde à qualificação adequada de um livro didático é a alternativa D), que destaca a importância de:
"Apresentar uma proposta sistematizada para o ensino do sistema alfabético e das convenções da escrita, levando em conta o conjunto de habilidades, capacidades e atitudes necessárias à sua apropriação pelos alunos."
Essa opção é a mais abrangente e alinhada com os objetivos da alfabetização, pois aborda não apenas a aquisição do código escrito, mas também as habilidades e atitudes essenciais para a consolidação da aprendizagem. As demais alternativas, apesar de apresentarem aspectos relevantes, são mais limitadas ou específicas, não contemplando a sistematização necessária para o processo de alfabetização.
Portanto, a escolha do livro didático deve priorizar uma abordagem estruturada e completa, capaz de apoiar o professor no desenvolvimento integral das competências de leitura e escrita dos alunos.
Questão 47
Os métodos voltados para sistematização da prática alfabetizadora, na tradição pedagógica, têm sido organizados em torno de duas vertentes:
1. Métodos sintéticos 2. Métodos analíticos
Correlacione esses dois métodos com as afirmativas a seguir:
( ) Representa uma inversão na concepção do ensino da leitura e da escrita. Elegem como ponto de partida um todo, ou uma unidade de sentido mais ampla e significativa, que pode aparecer na forma de palavra, frase ou texto. Essas unidades de sentido são progressivamente decompostas em unidades menores, até o trabalho em torno de sílabas, grafemas e fonemas.
( ) Partem de unidades menores do que as palavras, tais como a letra (método de soletração), o fonema (método fônico) e as sílabas (método silábico). A lógica que organiza cada um destes métodos é parecida: ensinar- se a ler e a escrever a partir da apresentação de unidades menores, em uma progressão que pretende ir do mais simples para o mais complexo, numa sequência fixa estabelecida pelo professor ou pelo livro didático, privilegiando o processo de decodificação.
( ) Abordam uma dimensão importante e necessária para o aprendizado da escrita com a análise das relações entre fonemas (sons ou unidades sonoras) e grafemas (letras ou grupos de letras).
( ) A dimensão mais destacada nessa abordagem é a ênfase na compreensão e no sentido, valorizando-se a natureza ideovisual do aprendizado da escrita e da leitura. É o que ocorre quando uma criança que ainda não desenvolveu capacidades mais elaboradas de leitura, consegue identificar a silhueta do próprio nome.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- A)1, 2, 1, 1
- B)1, 1, 2, 1
- C)2, 1, 1, 2
- D)2, 2, 1, 2
A alternativa correta é C)
Os métodos de alfabetização, tradicionalmente, dividem-se em duas vertentes principais: os métodos sintéticos e os métodos analíticos. Cada um possui características distintas que orientam a prática pedagógica no ensino da leitura e da escrita.
Os métodos analíticos (2) representam uma inversão na concepção tradicional, partindo de unidades mais amplas e significativas, como palavras, frases ou textos, para depois decompor esses elementos em partes menores (sílabas, grafemas e fonemas). Esse enfoque prioriza a compreensão e o sentido, valorizando a natureza ideovisual da escrita, como quando uma criança reconhece o próprio nome pela silhueta.
Já os métodos sintéticos (1) seguem uma lógica oposta, iniciando com unidades menores (letras, fonemas ou sílabas) e avançando progressivamente para estruturas mais complexas. Essa abordagem enfatiza a decodificação, com sequências fixas determinadas pelo professor ou material didático, e destaca a relação entre sons e letras como base para o aprendizado.
Assim, a correlação correta entre as afirmativas e os métodos é:
- (2) Método analítico
- (1) Método sintético
- (1) Método sintético
- (2) Método analítico
Portanto, a sequência correta é C) 2, 1, 1, 2, conforme indicado no gabarito.
Questão 48
Prever o significado das palavras a serem reconhecidas na leitura pode ser uma chave importante na decifração das sequências de grafemas e de aprendizado das relações fonemas/grafemas. Essa proposta corresponde à natureza da língua, na medida em que se alia às __________________, que funcionam integradamente no sistema linguístico. Assinale a alternativa que completa, de maneira fidedigna, a lacuna.
- A)Dimensões fonológica e semântica
- B)Dimensões ortográfica e decodificadora
- C)Dimensões linguística e fonética
- D)Dimensões morfológica e grafo-fonêmica
A alternativa correta é A)
Prever o significado das palavras durante a leitura é uma estratégia fundamental para a compreensão e decodificação dos grafemas, além de facilitar o aprendizado das relações entre fonemas e grafemas. Essa abordagem está alinhada com a natureza complexa da língua, que opera por meio de múltiplas dimensões interconectadas.
No contexto apresentado, a lacuna deve ser preenchida com a alternativa que melhor representa as dimensões que atuam de forma integrada no sistema linguístico. A dimensão fonológica está relacionada aos sons da língua e sua organização, enquanto a dimensão semântica diz respeito ao significado das palavras e expressões. Juntas, essas dimensões permitem que o leitor não apenas decodifique os símbolos gráficos, mas também atribua sentido ao texto.
Portanto, a alternativa correta é:
- A) Dimensões fonológica e semântica
As outras opções apresentam combinações menos precisas ou redundantes, como a dimensão "decodificadora" (presente na alternativa B), que já é um processo resultante da interação entre fonologia e semântica, e não uma dimensão autônoma. Dessa forma, a resposta A) é a que melhor completa a afirmação de maneira fidedigna.
Questão 49
O professor alfabetizador trabalha em um momento específico, especial e definidor da trajetória de seus alunos. Embora a alfabetização e o letramento devam ser preocupação de todos os profissionais da educação, por suas implicações em todos os segmentos de ensino, tais processos exigem reconhecimento de uma identidade profissional, associada à valorização de um conjunto de saberes. Nesse sentido, dê valores de Verdadeiro (V) e Falso (F) sobre o que o professor alfabetizador precisa conhecer:
( ) Os pressupostos e as implicações político-pedagógicas dos processos de alfabetização e letramento.
( ) Os alunos, suas capacidades e como eles valorizam e compreendem a escrita e a própria escolarização (aspectos sócio-culturais, cognitivos, atitudinais).
( ) Os conteúdos e conhecimentos linguísticos que devem ser enfatizados no ciclo.
( ) As possibilidades metodológicas mais pertinentes aos objetivos do ensino (a didática da alfabetização)
( ) Os instrumento de avaliação que vão interferir de maneira sistêmica no processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
- A)F, V, V, V, V
- B)V, V, V, V, F
- C)F, V, V, V, F
- D)V, V, V, F, V
A alternativa correta é B)
O professor alfabetizador desempenha um papel crucial na formação educacional de seus alunos, atuando em uma fase determinante de suas trajetórias. A alfabetização e o letramento, embora sejam responsabilidades de todos os educadores, exigem do professor alfabetizador um conhecimento específico e uma identidade profissional bem definida, associada a saberes fundamentais para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.
Analisando as afirmações sobre o que o professor alfabetizador precisa conhecer, temos:
- Verdadeiro (V): Os pressupostos e as implicações político-pedagógicas dos processos de alfabetização e letramento são essenciais, pois contextualizam a prática docente dentro de um panorama social e educacional mais amplo.
- Verdadeiro (V): Conhecer os alunos, suas capacidades e como eles valorizam e compreendem a escrita e a escolarização (aspectos sócio-culturais, cognitivos e atitudinais) é fundamental para uma abordagem pedagógica inclusiva e eficaz.
- Verdadeiro (V): Os conteúdos e conhecimentos linguísticos que devem ser enfatizados no ciclo são parte do domínio específico do professor alfabetizador, garantindo que o ensino seja adequado ao desenvolvimento dos alunos.
- Verdadeiro (V): As possibilidades metodológicas mais pertinentes aos objetivos do ensino (a didática da alfabetização) são cruciais para adaptar estratégias que atendam às necessidades diversas dos aprendizes.
- Falso (F): Embora os instrumentos de avaliação sejam importantes, a afirmação de que eles interferem de maneira "sistêmica" no processo de aprendizagem pode ser considerada exagerada, pois a avaliação é apenas uma parte do processo educacional.
Portanto, a sequência correta é V, V, V, V, F, correspondente à alternativa B).
Questão 50
Com relação ao Ciclo Inicial da Alfabetização, no que se refere às atitudes e disposições necessárias à inserção na cultura letrada, é desejável que até o terceiro ano os alunos sejam capazes de:
I. Utilizar livrarias e bancas como locais de acesso a livros, jornais, revistas.
II. Utilizar bibliotecas para manuseio, leitura e empréstimo de livros, jornais, revistas.
III. Identificar as informações através da compreensão linear, que é o principal componente básico para o desenvolvimento da leitura.
IV. Engajar-se na produção e organização de espaços para realização de leituras, tais como canto de leitura, biblioteca de classe, jornais escolares, murais, realizando leituras para a escola como um todo.
V. Dispor-se a ler os escritos que organizam o cotidiano da escola (cartazes, avisos, circulares, murais).
Estão corretas as afirmativas:
- A)I, II e V apenas
- B)I, II, III e V apenas
- C)I, II, III e IV apenas
- D)I, II, IV e V apenas
A alternativa correta é D)
No contexto do Ciclo Inicial da Alfabetização, a inserção na cultura letrada é um processo que envolve não apenas a aquisição de habilidades técnicas de leitura e escrita, mas também o desenvolvimento de atitudes e disposições que permitam aos alunos interagir de forma significativa com o mundo da escrita. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar quais delas estão alinhadas com os objetivos desejáveis até o terceiro ano do ensino fundamental.
As afirmativas I e II destacam a importância de os alunos utilizarem espaços como livrarias, bancas e bibliotecas para acesso e manuseio de materiais escritos. Essas práticas são fundamentais para familiarizar as crianças com diferentes portadores de texto e incentivar o contato frequente com a leitura.
A afirmativa IV enfatiza o engajamento dos alunos na produção e organização de espaços de leitura, como cantos de leitura e bibliotecas de classe. Essa participação ativa no ambiente letrado escolar contribui para a construção de uma relação positiva com a leitura e a escrita.
Já a afirmativa V ressalta a disposição para ler os escritos que organizam o cotidiano da escola, como cartazes e avisos. Essa habilidade é essencial para a autonomia dos alunos no ambiente escolar e para a compreensão da função social da escrita.
A afirmativa III, por outro lado, menciona a compreensão linear como principal componente para o desenvolvimento da leitura. No entanto, essa visão é limitada, pois o processo de leitura envolve habilidades mais complexas, como a inferência e a intertextualidade, que vão além da decodificação linear.
Portanto, as afirmativas corretas são I, II, IV e V, correspondendo à alternativa D.