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Questões Sobre Alfabetização e Letramento - Pedagogia - concurso

Questão 51

O avanço tecnológico e as necessidades sociais de comunicação impulsionaram o surgimento de alguns gêneros de texto que, eventualmente, subvertem a orientação convencional da escrita. Isso pode acontecer, por exemplo, em textos veiculados pelo computador, sobretudo na Internet, nas propagandas impressas e televisivas, nos textos literários. Os diversos formatos desses textos sugerem diferentes maneiras de se ler: de baixo para cima, de um lado qualquer para outro. Ou seja, excepcionalmente, a direção da escrita pode variar, dependendo do gênero do texto e do suporte em que ele circula. Os alunos precisam, então, perceber e aprender a lidar com essas diferentes formas de ler em suas práticas cotidianas de leitura, o que constitui um item importante do seu _____________________. Assinale a alternativa que completa, de maneira fidedigna, a lacuna.

  • A)Conhecimento da cultura social.
  • B)Conhecimento da cultura escrita.
  • C)Conhecimento da cultura tecnológica.
  • D)Conhecimento da cultura oral.
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A alternativa correta é B)

O avanço tecnológico e as transformações sociais têm redefinido as práticas de leitura e escrita, criando novos gêneros textuais que desafiam a linearidade tradicional. A internet, as propagandas e até mesmo a literatura contemporânea apresentam formatos que exigem uma leitura não convencional—seja de baixo para cima, em ziguezague ou em camadas. Essa diversidade de suportes e estruturas textuais demanda que os alunos desenvolvam habilidades específicas para interpretar e interagir com esses materiais.

Diante disso, a lacuna no texto refere-se a um aspecto fundamental da formação leitora: o conhecimento da cultura escrita. Essa competência não se limita apenas à decodificação de palavras, mas envolve a compreensão de como os textos se organizam em diferentes contextos e suportes. A alternativa B) é a correta porque abrange a capacidade de reconhecer e adaptar-se às múltiplas formas de escrita, desde clássicas até as que subvertem a linearidade, como as citadas no enunciado.

Embora as outras opções—como cultura tecnológica (C) ou oral (D)—sejam relevantes, elas não sintetizam o conceito central do trecho, que é a relação com a materialidade e a diversidade dos textos escritos. Portanto, a resposta adequada é B) Conhecimento da cultura escrita, pois engloba a percepção crítica necessária para navegar nesse universo textual em constante evolução.

Questão 52

Muitas crianças chegam à escola sem ter tido oportunidade de conviver e se familiarizar com os meios sociais de circulação escrita. Nessas condições, não é de surpreender que essas crianças façam hipóteses inusitadas sobre a natureza, as funções e o uso desses materiais, inclusive daqueles que são indispensáveis ao dia-a-dia na escola. No entanto, saber usar os suportes e instrumentos de escrita presentes na cultura escolar é um conhecimento que se articula com outros saberes. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os saberes:

  • A)Saberes sobre a cultura escrita, as funções e usos sociais da escrita, as convenções gráficas e o uso dos diferentes tipos de letra.
  • B)Saberes sobre a cultura falada, as funções e usos linguísticos, as convenções fonéticas e o uso dos diferentes tipos de fonemas.
  • C)Saberes sobre a cultura escrita, as funções e usos escolares do conteúdo, as convenções silábicas e o uso dos diferentes tipos de sílabas.
  • D)Saberes sobre a cultura falada, as funções e usos da aprendizagem da língua, as convenções grafo-fonéticas e o uso dos diferentes tipos da grafia e fonemas.
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A alternativa correta é A)

O texto aborda a importância da familiarização das crianças com os meios sociais de circulação escrita antes de ingressarem na escola. Muitas delas chegam sem esse contato prévio, o que pode levar a concepções equivocadas sobre a escrita e seus usos. No entanto, o domínio dos suportes e instrumentos de escrita está intrinsecamente ligado a outros conhecimentos essenciais.

Entre as alternativas apresentadas, a correta é a A), que menciona:

  • Saberes sobre a cultura escrita
  • As funções e usos sociais da escrita
  • As convenções gráficas
  • O uso dos diferentes tipos de letra

Esses elementos são fundamentais para que as crianças compreendam não apenas a técnica da escrita, mas também seu papel na sociedade e nas interações cotidianas. As outras alternativas desviam o foco para aspectos fonéticos ou silábicos, que não correspondem ao cerne da questão apresentada no texto.

Questão 53

As reflexões sinalizam a necessidade de rever práticas ainda contraditórias no campo da alfabetização e de superar a permanente nostalgia em relação a práticas do passado, que, no entanto, demandam alargamento de concepções. Por essa premissa, a proposta atual de ensino está centrada nos eixos mais relevantes que devem ser considerados em um ciclo de alfabetização. Analise os eixos descritos a seguir:

I. Compreensão e valorização da cultura escrita
II. Apropriação do sistema de escrita
III. Leitura
IV. Produção de textos escritos
V. Desenvolvimento e oralidade
VI. Letramento

Estão corretas as afirmativas:

  • A)I, II, III, IV, VI apenas
  • B)I, II, IV, V e VI apenas
  • C)I, II, IV e VI apenas
  • D)I, II, III, IV e V apenas
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A alternativa correta é D)

As reflexões sobre alfabetização apontam para a necessidade de revisão de práticas pedagógicas, destacando a importância de superar visões nostálgicas e contraditórias em relação a métodos do passado. Nesse contexto, a proposta atual de ensino prioriza eixos fundamentais para um ciclo de alfabetização eficaz, abrangendo diferentes dimensões do aprendizado da leitura e da escrita.

Os eixos descritos no texto são essenciais para uma abordagem integral da alfabetização:

  • I. Compreensão e valorização da cultura escrita – Fundamental para inserir o aluno no universo letrado, reconhecendo a importância social da escrita.
  • II. Apropriação do sistema de escrita – Envolve o domínio do código alfabético e ortográfico, base para a leitura e produção textual.
  • III. Leitura – Desenvolve a capacidade de interpretação e interação com diferentes gêneros textuais.
  • IV. Produção de textos escritos – Permite ao aluno expressar-se por meio da escrita, consolidando seu aprendizado.
  • V. Desenvolvimento da oralidade – Amplia habilidades comunicativas, essenciais para a participação social.

Embora o VI. Letramento seja um conceito relevante, ele não está incluído entre os eixos principais citados no texto, sendo mais abrangente e relacionado ao uso social da leitura e escrita em diferentes contextos.

Portanto, a alternativa correta é D) I, II, III, IV e V apenas, pois contempla os eixos essenciais para um processo de alfabetização consistente e alinhado com as demandas atuais da educação.

Questão 54

O processo de alfabetização utiliza algumas tendências que podem ser consideradas perseverantes e coexistentes no atual estado das práticas escolares e da produção de livros e materiais didáticos em geral. Assinale a alternativa onde as três tendências são identificadas corretamente:

  • A)Método grafo-fonêmico, método alfabético, método construtivista.
  • B)Método codificador, método linguístico, método avaliativo.
  • C)Método silábico, métodos de base fônica, métodos analíticos.
  • D)Método fonético, método decodificador, método pedagógico.
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A alternativa correta é C)

O processo de alfabetização é um campo marcado por diferentes abordagens e metodologias, cada uma com suas particularidades e fundamentos teóricos. No contexto atual das práticas escolares e da produção de materiais didáticos, três tendências principais se destacam pela sua persistência e coexistência.

A alternativa correta, conforme o gabarito, é a C), que apresenta as seguintes tendências:

  • Método silábico: Baseia-se no ensino das sílabas como unidades de leitura e escrita, partindo do simples para o complexo.
  • Métodos de base fônica: Enfatizam a relação entre grafemas e fonemas, priorizando a decodificação sonora das letras.
  • Métodos analíticos: Partem de unidades maiores (palavras ou textos) para depois decompor em elementos menores, como sílabas e letras.

Essas três tendências refletem perspectivas distintas, mas que muitas vezes se complementam nas práticas pedagógicas contemporâneas. Enquanto o método silábico e os de base fônica têm um caráter mais tradicional, os métodos analíticos dialogam com abordagens mais recentes, como o construtivismo.

É importante ressaltar que a escolha do método ou da combinação de métodos deve considerar o contexto educacional, as necessidades dos alunos e os objetivos de aprendizagem, garantindo uma alfabetização significativa e eficaz.

Questão 55

A concepção do ensino de língua está fundamentada na compreensão de que a língua é um sistema discursivo, e se organiza para funcionar na interlocução. Esse sistema inclui regras vinculadas às relações das formas linguísticas entre si e às relações dessas formas com o contexto que são usadas. Seu centro é a interação verbal, que se faz através de textos ou discursos, falados ou escritos. Considerando esse contexto, é correto afirmar que:

  • A)O trabalho em sala de aula deve se organizar em torno do uso e da possibilidade de memorização da língua.
  • B)A proposta é valorizar o uso da língua nas diferentes situações sociais, com sua diversidade de funções e sua variedade de estilos de modos de falar.
  • C)Consolidar o ensino transmissivo que oportunizam uma aprendizagem centrada no automatismo.
  • D)Adotar a concepção de natureza específica e aos múltiplos aspectos que o constituem.
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A alternativa correta é B)

A concepção do ensino de língua como um sistema discursivo e interativo reforça a ideia de que a aprendizagem deve estar centrada na prática social da comunicação. Isso significa que o ensino não pode se limitar a métodos mecânicos ou à simples memorização de regras, como sugerido nas alternativas A) e C).

A alternativa B) é a correta porque reflete a abordagem contemporânea do ensino de língua, que prioriza a vivência da linguagem em seus diversos contextos sociais. Essa perspectiva valoriza a diversidade de gêneros textuais, situações de comunicação e variações linguísticas, preparando o aluno para interagir de forma eficaz em diferentes esferas da vida.

Já a alternativa D), embora mencione aspectos importantes da língua, não captura a essência interacional e discursiva que fundamenta a concepção apresentada no texto base. A língua não pode ser reduzida a uma natureza específica, pois sua riqueza está justamente em sua dinâmica e em sua capacidade de adaptação aos contextos comunicativos.

Portanto, a resposta B) é a que melhor se alinha com a visão da língua como instrumento de interação social, onde o ensino deve promover o domínio ativo das diversas possibilidades de uso linguístico.

Questão 56

A questão metodológica de alfabetização possui um peso importante para o fracasso em alfabetizar. Esse fracasso, entretanto, reside, em certa medida, na ausência de um equilíbrio entre essas diferentes perspectivas teórico- metodológicas. Nesse contexto, dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmações a seguir:

( ) Os procedimentos metodológicos e diferentes materiais didáticos, baseados ou não em método fônico, diagnosticam e avaliam os alunos e o trabalho que realiza.
( ) O letramento é uma condição para a alfabetização, para o domínio das correspondências entre grafemas e fonemas, mas a alfabetização e a exploração sistemática dessas relações grafo-fonêmicas são também uma condições para o letramento.
( ) O conhecimento das hipótese feitas pelas crianças no aprendizado da língua escrita é uma condição fundamental para seu aprendizado, mas a análise e a exploração gradual e sistemática das características formais da língua escrita são também uma condição fundamental da alfabetização. (
) O problema da alfabetização inicial precisa ser resolvido no primeiro ciclo de aprendizagem e não será a escolha de um método que resolverá o problema.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência

  • A)F, V, V, V
  • B)V, V, V, F
  • C)F, V, V, F
  • D)V, F, V, V
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A alternativa correta é A)

A questão metodológica de alfabetização possui um peso importante para o fracasso em alfabetizar. Esse fracasso, entretanto, reside, em certa medida, na ausência de um equilíbrio entre essas diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Nesse contexto, os valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmações apresentadas são:

( F ) Os procedimentos metodológicos e diferentes materiais didáticos, baseados ou não em método fônico, diagnosticam e avaliam os alunos e o trabalho que realiza.

( V ) O letramento é uma condição para a alfabetização, para o domínio das correspondências entre grafemas e fonemas, mas a alfabetização e a exploração sistemática dessas relações grafo-fonêmicas são também uma condição para o letramento.

( V ) O conhecimento das hipóteses feitas pelas crianças no aprendizado da língua escrita é uma condição fundamental para seu aprendizado, mas a análise e a exploração gradual e sistemática das características formais da língua escrita são também uma condição fundamental da alfabetização.

( V ) O problema da alfabetização inicial precisa ser resolvido no primeiro ciclo de aprendizagem e não será a escolha de um método que resolverá o problema.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  • A) F, V, V, V
  • B) V, V, V, F
  • C) F, V, V, F
  • D) V, F, V, V

O gabarito correto é A).

Questão 57

O conceito de alfabetização não pode ser reduzido ao domínio das primeiras letras. Envolve também saber utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos. É para essa nova dimensão da entrada na cultura escrita que se cunhou uma nova palavra, _______________________ que serve para designar o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades necessários para usar a língua em práticas sociais. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

  • A)Escolarização
  • B)Letramento
  • C)Codificação
  • D)Decodificação
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A alternativa correta é B)

O conceito de alfabetização não pode ser reduzido ao domínio das primeiras letras. Envolve também saber utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos. É para essa nova dimensão da entrada na cultura escrita que se cunhou uma nova palavra, letramento, que serve para designar o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades necessários para usar a língua em práticas sociais.

O termo "letramento" (alternativa B) é o que melhor completa a lacuna, pois amplia a noção de alfabetização para além da decodificação de símbolos, incorporando o uso efetivo da escrita em contextos sociais. As demais alternativas não se adequam:

  • A) Escolarização: refere-se ao processo formal de educação, não ao domínio prático da língua.
  • C) Codificação: relaciona-se à transformação de informações em códigos, não ao uso social da escrita.
  • D) Decodificação: limita-se à capacidade de ler símbolos, sem abranger a dimensão social.

Portanto, a resposta correta é B) Letramento, conceito essencial para compreender a alfabetização como prática cultural.

Questão 58

A importância dada à alfabetização no Estado de Minas Gerais pode ser compreendida na medida que objetiva a redução dos índices de contingentes de analfabetos ou analfabetos funcionais. Dessa forma, assinale a alternativa correta.

  • A)Os analfabetos funcionais são capazes de produzir textos na vida cotidiana ou na escola, satisfazendo às exigências do aprendizado.
  • B)A necessidade do conhecimento sobre o uso e funções da língua escrita seria irrelevante para os analfabetos funcionais.
  • C)A defnição do conceito de analfabetismo funcional serve para designar o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades necessárias para usar a língua em práticas sociais.
  • D)Os analfabetos funcionais são pessoas que, embora dominem as habilidades básicas do ler e do escrever, não são capazes de utilizar a escrita na leitura.
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A alternativa correta é D)

A alfabetização é um tema de grande relevância no Estado de Minas Gerais, especialmente no que diz respeito ao combate ao analfabetismo e ao analfabetismo funcional. O objetivo principal é reduzir os índices de pessoas que não dominam plenamente a leitura e a escrita, garantindo assim maior inclusão social e desenvolvimento educacional.

No contexto apresentado, a alternativa correta é a letra D, que define analfabetos funcionais como indivíduos que, mesmo possuindo habilidades básicas de leitura e escrita, não conseguem aplicar esses conhecimentos de forma eficiente em situações cotidianas. Essa definição reflete a complexidade do analfabetismo funcional, que vai além da simples decodificação de palavras.

As outras alternativas apresentam informações incorretas ou imprecisas sobre o tema. Por exemplo:

  • A alternativa A está errada, pois analfabetos funcionais não conseguem produzir textos que atendam plenamente às demandas sociais ou escolares.
  • A alternativa B é incorreta, já que o conhecimento sobre o uso da língua escrita é fundamental para todos os cidadãos.
  • A alternativa C descreve na verdade o letramento, e não o analfabetismo funcional.

Portanto, a resposta D é a única que caracteriza adequadamente o analfabetismo funcional, destacando a importância de políticas públicas que promovam não apenas a alfabetização inicial, mas também o desenvolvimento de habilidades mais complexas de leitura e escrita.

Questão 59

O alfabeto da Língua Portuguesa é composto por 26 letras, que possibilitam a escrita de todas as palavras da língua. O professor deve apresentá-lo aos alunos seguindo a ordem, o que facilita a compreensão do todo e a distinção de cada unidade, além de dar condição aos alunos de ampliarem sua compreensão sobre

  • A)os nomes das letras, familiarizando-se com a ortografia, pontuação, paragrafação na ordem alfabética.
  • B)a cultura escrita, familiarizando-se com um conhecimento de grande utilidade social, visto que muitos dos nossos escritos se organizam pela ordem alfabética.
  • C)a cultura escrita, familiarizando-se com o conhecimento de escrita de palavras, frases e textos.
  • D)o conhecimento de ortografia, pontuação, paragrafação e sua compreensão sobre como escrever palavras e frases sem erros ortográficos.
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A alternativa correta é B)

O ensino do alfabeto na Língua Portuguesa vai além da simples memorização das 26 letras que o compõem. A apresentação ordenada pelo professor não só facilita a distinção de cada unidade, mas também abre portas para uma compreensão mais ampla da cultura escrita, elemento fundamental na sociedade.

Entre as opções apresentadas, a alternativa B) se destaca como a correta, pois enfatiza a importância da ordem alfabética como um conhecimento socialmente relevante. Muitos dos nossos escritos cotidianos – como dicionários, listas, índices e sistemas de organização – seguem essa lógica, tornando seu domínio essencial para a plena participação na vida em sociedade.

Embora as demais alternativas abordem aspectos importantes como ortografia (A e D) e escrita de palavras e frases (C), elas se limitam a componentes técnicos da língua. A alternativa B, por outro lado, situa o aprendizado do alfabeto em um contexto mais amplo, conectando-o com práticas sociais reais e demonstrando sua utilidade concreta no mundo além da sala de aula.

Portanto, ao ensinar o alfabeto, o professor não está apenas apresentando símbolos gráficos, mas sim capacitando os alunos para navegarem e participarem ativamente da cultura escrita que organiza nossa sociedade.

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Questão 60

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta

  • A)histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores, fazendo uso da escrita com diferentes finalidades, envolvendo os alunos.
  • B)histórias que tenham mais ilustrações do que textos escritos, trazendo para sala de aula exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e fazer uso da escrita individual ou coletiva de diferentes textos.
  • C)histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula diferentes tipos de textos e atividades de escrita com textos de memórias, músicas, listas e nomes envolvendo os alunos.
  • D)textos de memórias, músicas, quadrinhas e propor atividades com exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e usar textos escritos de diferentes gêneros e com diferentes suportes, fazendo uso da escrita com a finalidade de ler para aprender.
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A alternativa correta é A)

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é um processo essencial na formação educacional, que deve ser iniciado desde os primeiros anos escolares e desenvolvido ao longo de toda a trajetória acadêmica do aluno. O papel do professor nesse contexto é fundamental, pois ele deve orientar os estudantes a reconhecer e apreciar os diversos usos e funções da escrita em diferentes gêneros e suportes.

A alternativa correta, conforme indicado no gabarito, é a letra A, que propõe uma abordagem abrangente e diversificada. Essa opção sugere que o professor leia em voz alta histórias, notícias e propagandas, trazendo para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros e suportes. Essa prática permite que os alunos vivenciem a escrita em suas múltiplas finalidades, promovendo um envolvimento ativo e significativo com a linguagem escrita.

As demais alternativas, embora apresentem elementos válidos, como exercícios grafo-motores ou o uso de textos de memória e música, não contemplam a mesma amplitude de gêneros e suportes textuais. A riqueza da alternativa A está justamente na exposição dos alunos a uma variedade de situações comunicativas, o que contribui para uma compreensão mais profunda e contextualizada da escrita como ferramenta social.

Portanto, a prática pedagógica que integra diferentes gêneros e suportes textuais, como proposto na alternativa A, é a mais adequada para desenvolver nos alunos a consciência sobre as funções sociais da escrita, preparando-os para interagir criticamente com os textos em seu cotidiano.

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