Pesquisadores defendem a ideia de que letramento é palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há poucas décadas.Seu surgimento pode ser interpretado como:
Pesquisadores defendem a ideia de que letramento é palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há poucas décadas.
Seu surgimento pode ser interpretado como:
- A)Resultado da necessidade de definir as práticas escolares pautadas em atividades que promovam na criança a aquisição convencional do código escrito.
- B)Fruto das discussões acadêmicas pautadas nos princípios que defendem a importância da codificação e da decodificação da base alfabética no processo de constituição do código escrito.
- C)Decorrência da necessidade de nomear as práticas escolares na área da leitura e da escrita que utilizam o código alfabético e ortográfico no processo de constituição do sujeito alfabetizado.
- D)Consequência das práticas pedagógicas preocupadas em garantir que todas as crianças compreendam a constituição da base alfabética.
- E)Decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, nível de aprendizagem da língua escrita perseguido, tradicionalmente, pelo processo de alfabetização.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O conceito de letramento surge como uma resposta às demandas sociais e educacionais que vão além do simples domínio do código escrito. Enquanto a alfabetização se concentra na aquisição do sistema alfabético e ortográfico, o letramento abrange práticas mais amplas e complexas relacionadas ao uso social da leitura e da escrita.
A alternativa E) corretamente identifica o letramento como uma consequência da necessidade de nomear comportamentos e práticas sociais que transcendem a alfabetização. Isso inclui a capacidade de usar a língua escrita em diferentes contextos sociais, interpretar textos criticamente e produzir escritos com diversos propósitos comunicativos.
As outras alternativas apresentam visões mais restritas:
- A) e C) limitam-se às práticas escolares convencionais
- B) e D) focam exclusivamente nos aspectos técnicos da codificação/decodificação
O letramento, portanto, representa uma ampliação do conceito de alfabetização, incorporando dimensões socioculturais e funcionais do uso da escrita na vida cotidiana. Essa perspectiva reconhece que saber ler e escrever vai além de dominar o código, envolvendo competências para participar ativamente de práticas letradas em sociedade.
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