Um critério central na seleção de textos a serem usados com os alunos no ciclo inicial de alfabetização é a escolha de
Um critério central na seleção de textos a serem usados com os alunos no ciclo inicial de alfabetização é a escolha de
- A)textos simples, de fácil estrutura e entendimento, utilizados com frequência pelos alunos no contexto de sala de aula.
- B)textos complexos, ainda não conhecidos pelas crianças, porém que possam ser utilizados em contextos sociais diversos.
- C)textos que envolvam palavras, vocabulário e sintaxe com os quais eles estejam familiarizados, ao lado de textos que apresentem novos desafios linguísticos.
- D)poucos textos, permitindo maior contato com palavras, frases e sílabas antes de propiciar contatos com os textos propriamente ditos.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Um critério central na seleção de textos a serem usados com os alunos no ciclo inicial de alfabetização é a escolha de textos que equilibrem familiaridade e desafio linguístico. A alternativa correta, C), destaca a importância de selecionar materiais que incluam tanto palavras, vocabulário e estruturas sintáticas conhecidas pelas crianças quanto elementos novos, capazes de estimular seu desenvolvimento.
Essa abordagem reconhece que a alfabetização é um processo gradual, no qual o aluno precisa se apoiar no que já domina para avançar em direção a conquistas mais complexas. Textos excessivamente simples, como os sugeridos na opção A), podem limitar o progresso, enquanto os excessivamente complexos, como na opção B), podem desmotivar ou frustrar os aprendizes.
A opção D), por sua vez, peca por sugerir um isolamento artificial entre o trabalho com elementos linguísticos descontextualizados e a leitura de textos completos. A pesquisa em alfabetização tem mostrado que a imersão em textos significativos desde o início é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
Portanto, a alternativa C) representa a abordagem mais adequada, combinando segurança e desafio de maneira equilibrada, respeitando o processo de aprendizagem das crianças enquanto as prepara para lidar com a diversidade textual que encontrarão em sua vida social e escolar.
Deixe um comentário