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Questões Sobre Aspectos Sociológicos da Educação - Pedagogia - concurso

Questão 1

A produção “flexível”, ao ajustar o trabalho à demanda, retira a segurança no emprego e vulnerabiliza a subjetividade do/a trabalhador/a. Na escola, a “flexibilidade” das reformas empreendidas pelo Estado neoliberal aumenta a jornada de trabalho dos/das docentes, não possibilita aumento de salário e induz a escola à responsabilização moral pelo seu desempenho acadêmico. A compreensão da existência de relação entre mudanças econômicas e reformas do Estado sugere:

I- uma leitura economicista da educação;
II- uma relação dialética entre o nível econômico e os níveis político, jurídico e ideológico;
III- uma compreensão estruturalista das mudanças econômicas;
IV- uma leitura política das reformas educacionais.

Estão corretas as alternativas:






  • A)I e II
  • B)II e III
  • C)I e IV
  • D)II e IV
  • E)I, II e IV
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A alternativa correta é D)

A produção "flexível" no contexto do trabalho contemporâneo reflete uma dinâmica econômica que prioriza a adaptação às demandas do mercado, muitas vezes em detrimento da estabilidade e segurança dos trabalhadores. Essa lógica, quando transposta para o campo educacional através das reformas neoliberais, acentua a precarização do trabalho docente, ampliando jornadas sem contrapartidas salariais e transferindo para a escola e seus profissionais a responsabilidade por resultados que são, em grande parte, determinados por fatores estruturais.

Analisando as alternativas apresentadas, a compreensão da relação entre mudanças econômicas e reformas estatais demanda:

  • II - Uma relação dialética entre o nível econômico e os níveis político, jurídico e ideológico: Esta afirmação está correta, pois as reformas educacionais não ocorrem isoladamente, mas sim em interação com outras esferas da sociedade.
  • IV - Uma leitura política das reformas educacionais: Também correta, já que as mudanças na educação refletem projetos políticos e ideológicos que transcendem a mera dimensão técnica.

As alternativas I e III apresentam limitações: a primeira reduz a educação a uma perspectiva puramente econômica, enquanto a terceira adota um enfoque estruturalista que pode negligenciar a agência dos sujeitos e as contradições do processo histórico.

Portanto, a alternativa D) II e IV constitui a resposta correta, pois capta adequadamente a complexidade das relações entre economia, política e educação no contexto das reformas neoliberais.

Questão 2

As pesquisas de Dayrell (1997) sobre “o jovem como sujeito social”, consideram que

  • A)o termo juventudes, no plural, enfatiza os modos de ser jovem, considerando suas especificidades.
  • B)a juventude, na perspectiva cultural, implica sua vinculação a critérios rígidos e predeterminados pela sociedade.
  • C)os jovens, na qualidade de sujeitos sociais, apresentam dificuldades em construir modos típicos de vivência em seu cotidiano.
  • D)a juventude é, ao mesmo tempo, uma condição social e um tipo de representação que se concretiza meramente no aspecto cultural.
  • E)os jovens podem ser compreendidos como parte de um processo mais amplo de constituição de sujeitos, sem influência do meio social.
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A alternativa correta é A)

As pesquisas de Dayrell (1997) sobre "o jovem como sujeito social" trazem reflexões importantes acerca da pluralidade e complexidade que envolvem a juventude. O autor destaca que o termo juventudes, no plural, é fundamental para compreender as diversas formas de ser jovem, reconhecendo suas particularidades e contextos distintos.

A alternativa A), correta segundo o gabarito, reforça essa ideia ao afirmar que o plural "juventudes" enfatiza os diferentes modos de existência juvenil, considerando suas especificidades sociais, culturais e históricas. Essa perspectiva evita generalizações e permite uma análise mais aprofundada das vivências dos jovens.

As demais alternativas apresentam visões equivocadas ou reducionistas sobre a juventude. A opção B) incorre ao sugerir que a juventude está vinculada a critérios rígidos, ignorando sua dinâmica e diversidade. Já a alternativa C) desconsidera a capacidade dos jovens de criar e ressignificar suas experiências cotidianas. A opção D) limita a juventude a uma representação cultural, negligenciando sua dimensão social e política. Por fim, a alternativa E) falha ao desconsiderar a influência do meio social na formação dos jovens.

Portanto, a abordagem de Dayrell ressalta a importância de compreender as juventudes em sua multiplicidade, reconhecendo os jovens como sujeitos ativos e diversos, cujas experiências são moldadas por um conjunto complexo de fatores sociais, culturais e históricos.

Questão 3

(…) Foi dentro da compreensão
Desse instante solitário
Que, tal sua construção
Cresceu também o operário.
Cresceu em alto e profundo
Em largo e no coração
E como tudo que cresce
Ele não cresceu em vão
Pois além do que sabia
– Exercer a profissão
– O operário adquiriu
Uma nova dimensão: (…)
Vinicius de Moraes

Pensar a formação do trabalhador brasileiro, na perspectiva de uma formação unitária, como definiu Gramsci (1986), é compreender que essa formação deve possibilitar conhecimentos que vão além de saber “exercer a profissão”, como apontou Vinicius de Moraes, no poema “O Operário em Construção”.

De acordo com Pires apud Dourado (2010), a formação do trabalhador na perspectiva humanista passa pelo entendimento da educação como

  • A)direito social.
  • B)mediação cultural
  • C)ciência e tecnologia.
  • D)mecanismo de globalização.
  • E)mediação entre capital e trabalho
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A alternativa correta é A)

O poema "O Operário em Construção", de Vinicius de Moraes, oferece uma reflexão profunda sobre a formação do trabalhador, transcendendo a mera capacitação técnica. O operário, em sua jornada, não apenas adquire habilidades profissionais, mas também desenvolve uma "nova dimensão" de compreensão sobre si mesmo e seu papel no mundo. Essa visão dialoga diretamente com a concepção gramsciana de formação unitária, que defende uma educação integral, capaz de unificar o saber técnico e o saber humanístico.

A formação do trabalhador, nessa perspectiva, não pode se restringir à preparação para o mercado de trabalho. Como aponta Pires (apud Dourado, 2010), ela deve ser entendida como um direito social (alternativa A), ou seja, um processo que garanta ao indivíduo o pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Essa abordagem humanista reconhece a educação como instrumento de emancipação, que permite ao trabalhador compreender sua condição e intervir criticamente na realidade.

As outras alternativas apresentam visões parciais ou distorcidas do papel da educação. Embora a mediação cultural, a ciência e tecnologia, e até mesmo a relação entre capital e trabalho sejam elementos importantes, nenhuma delas capta a essência da educação como direito fundamental. A globalização, por sua vez, representa um fenômeno externo que não define a natureza da formação humana.

Portanto, a formação integral do trabalhador - aquela que, como no poema, faz crescer "em alto e profundo/Em largo e no coração" - só pode ser alcançada quando a educação é garantida como direito social, possibilitando o desenvolvimento pleno do indivíduo em todas as suas dimensões.

Questão 4

As profundas modificações que têm ocorrido no mundo do trabalho trazem novos desafios para a educação. Kuenzer (2008) analisa os delineamentos da nova pedagogia que se desenvolve, no âmbito das relações sociais e produtivas, determinadas por tais mudanças no mundo do trabalho.

Nesse contexto

I- a escola garante a apropriação do conhecimento, cabendo ao professor a função de mediador no processo da aprendizagem.

II- a nova pedagogia cria condições para o desenvolvimento de subjetividades, viabilizando a internalização dos conhecimentos.

III- a definição de procedimentos metodológicos deve permitir a organização dos conteúdos na estrutura lógico-formal das áreas do conhecimento.

IV- a realidade virtual influencia a expansão dos espaços escolares, possibilitando o acesso imediato às informações por diversos meios.

Estão corretas apenas as afirmativas










  • A)I, II.
  • B)II, III.
  • C)III, IV.
  • D)I, II, IV.
  • E)I, III, IV
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A alternativa correta é D)

As profundas transformações no mundo do trabalho, conforme analisado por Kuenzer (2008), exigem uma reconfiguração da pedagogia contemporânea, que deve responder aos novos desafios educacionais impostos pelas dinâmicas sociais e produtivas. Nesse cenário, algumas afirmativas se destacam como corretas:

I - A escola mantém seu papel fundamental como espaço de apropriação do conhecimento, onde o professor atua como mediador no processo de aprendizagem, facilitando a construção do saber pelo aluno.

II - A nova pedagogia, de fato, promove o desenvolvimento de subjetividades, criando condições para que os conhecimentos sejam internalizados de maneira significativa pelos estudantes.

IV - A realidade virtual expande os limites tradicionais da escola, ampliando os espaços educacionais e democratizando o acesso imediato à informação através de múltiplos canais digitais.

Por outro lado, a afirmativa III apresenta uma visão mais tradicional da organização curricular, que não reflete completamente as demandas da nova pedagogia discutida no texto, que valoriza mais a flexibilidade e a interdisciplinaridade do que estruturas lógico-formais rígidas.

Portanto, as alternativas corretas são I, II e IV, correspondendo à opção D) do gabarito.

Questão 5

O trabalho, como princípio educativo, incorpora a relação indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Como produtor de sua realidade, o sujeito se apropria dela e pode transformá-la. 
(BRASIL. Documento Base. Educação profissional técnica de nível médio integrado ao ensino médio. Brasília: MEC, 2007, p. 46). Adaptado.

Nesta perspectiva, o trabalho é princípio educativo no ensino, quando se

  • A)compreende a educação como processo de produção de símbolos, representações e significados.
  • B)percebe a educação como o domínio das diferentes técnicas que caracterizam os modos de produção.
  • C)instiga a curiosidade do estudante em direção ao mundo que o cerca, sem incorporar pacotes fechados de informações e de saberes.
  • D)envolve as diferentes formas de criação da sociedade, incorporando o conhecimento característico de um tempo histórico e de grupos sociais.
  • E)proporciona a compreensão do processo histórico de produção cien- tífico-tecnológica, como conhecimentos desenvolvidos socialmente pelo ser humano.
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A alternativa correta é E)

O trabalho como princípio educativo representa uma abordagem pedagógica que integra o desenvolvimento humano às práticas sociais e produtivas. Segundo o Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2007), essa concepção vincula trabalho, ciência, tecnologia e cultura, permitindo que o indivíduo, ao se apropriar da realidade, também a transforme.

Dentre as alternativas apresentadas, a opção E) é a que melhor expressa essa perspectiva, pois destaca a importância de compreender o processo histórico de produção científico-tecnológica como um conhecimento socialmente construído. Essa visão vai além da simples transmissão de técnicas ou símbolos, incorporando a dimensão coletiva e histórica do saber humano.

As demais alternativas apresentam aspectos válidos, mas não abrangem plenamente o princípio educativo do trabalho:

  • A) Limita-se à dimensão simbólica, sem abordar a práxis transformadora.
  • B) Reduz a educação ao domínio técnico, desconsiderando sua base social.
  • C) Embora valorize a curiosidade, não explicita a relação com a produção social.
  • D) Apesar de mencionar a criação social, não enfatiza o processo histórico de produção do conhecimento.

Portanto, a alternativa E) corretamente evidencia como o trabalho se torna princípio educativo ao vincular o aprendizado à compreensão do desenvolvimento científico e tecnológico como fruto da atividade humana coletiva ao longo da história.

Questão 6

No que concerne aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, Saviani (1985, 1997, 2005, 2006, 2007) e Libâneo (1983,1990,1994, 2006) propõem uma reflexão sobre tendências pedagógicas. De acordo com a bibliografia referente à temática, julgue os itens a seguir:

I. A tendência tradicional foi a primeira a ser instituída no Brasil. Nesta, o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas. Há repetição de exercícios com exigência de memorização.

II. A Tendência Renovadora Não-Diretiva é caracterizada por centralizar-se no aluno, de modo a valorizar as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta e o estudo do meio, tendo no professor a figura de um facilitador. Já na tendência Renovadora Progressiva, que tem em Anísio Teixeira o grande pioneiro, por meio da Escola Nova no Brasil, o método é centrado no aluno e a escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.

III. A tendência Tecnicista (ou behaviorista) tem em Skinner o expoente principal. Neste método de ensino, o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática controlada. Tal tendência articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho

IV. No que tange às Tendências Progressistas, tem-se que partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e são condizentes com as ideias implantadas pelo capitalismo. O desenvolvimento e popularização da análise marxista da sociedade possibilitou o desenvolvimento da tendência progressista, que se ramifica em três correntes: libertadora, libertária, histórico-crítica.

É correto o que se afirma em:

  • A)todas afirmativas são corretas
  • B)II, III, apenas.
  • C)I, III, apenas
  • D)I, III, IV, apenas
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A alternativa correta é C)

No contexto das tendências pedagógicas discutidas por Saviani e Libâneo, é possível analisar as afirmações apresentadas com base nas características de cada abordagem educacional.

I. Tendência Tradicional: A afirmação está correta, pois essa tendência, de fato, foi a primeira a ser consolidada no Brasil, centrada na figura do professor como detentor do conhecimento e no aluno como receptor passivo. A ênfase na memorização e repetição de exercícios é uma marca dessa abordagem.

II. Tendência Renovadora: A descrição da Renovadora Não-Diretiva está correta, pois valoriza a autonomia do aluno e o papel do professor como facilitador. No entanto, a afirmação sobre a Renovadora Progressiva está incorreta, pois, embora Anísio Teixeira tenha sido um expoente da Escola Nova, essa tendência não se limita apenas à dimensão psicológica, mas também integra aspectos sociais e pedagógicos.

III. Tendência Tecnicista: A afirmação está correta, pois essa abordagem, influenciada pelo behaviorismo de Skinner, prioriza a formação técnica e a adaptação do aluno ao sistema produtivo, com o professor atuando como um executor de métodos pré-estabelecidos.

IV. Tendências Progressistas: A afirmação está incorreta, pois as tendências progressistas, incluindo a libertadora, libertária e histórico-crítica, não são condizentes com as ideias do capitalismo, mas sim críticas a esse sistema, buscando transformações sociais a partir de uma perspectiva marxista.

Portanto, apenas as afirmações I e III estão corretas, correspondendo à alternativa C).

Questão 7

Na atualidade, o conceito de educação em saúde, relacionado ao atendimento médico-sanitário, sofreu significativa alteração. O conceito de participação comunitária é discutido como instrumento capaz de ampliar os serviços de saúde. Considera-se que a participação comunitária poderia levar ao desenvolvimento de habilidades e à transformação de pessoas em função de suas próprias necessidades. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

Entre os fatores que sustentam a educação comunitária, estão a existência de políticas e normas para trabalhar com a comunidade, as atitudes favoráveis por parte do pessoal da saúde em seus contatos com a comunidade, o apoio de toda uma equipe de saúde trabalhando conjuntamente, a resolução concreta de problemas locais, a manutenção do pessoal de saúde em programas e o respeito pelo sistema organizacional da comunidade tradicional.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Na atualidade, o conceito de educação em saúde, relacionado ao atendimento médico-sanitário, sofreu significativa alteração. O conceito de participação comunitária é discutido como instrumento capaz de ampliar os serviços de saúde. Considera-se que a participação comunitária poderia levar ao desenvolvimento de habilidades e à transformação de pessoas em função de suas próprias necessidades. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

Entre os fatores que sustentam a educação comunitária, estão a existência de políticas e normas para trabalhar com a comunidade, as atitudes favoráveis por parte do pessoal da saúde em seus contatos com a comunidade, o apoio de toda uma equipe de saúde trabalhando conjuntamente, a resolução concreta de problemas locais, a manutenção do pessoal de saúde em programas e o respeito pelo sistema organizacional da comunidade tradicional.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 8

Na atualidade, o conceito de educação em saúde, relacionado ao atendimento médico-sanitário, sofreu significativa alteração. O conceito de participação comunitária é discutido como instrumento capaz de ampliar os serviços de saúde. Considera-se que a participação comunitária poderia levar ao desenvolvimento de habilidades e à transformação de pessoas em função de suas próprias necessidades. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

No ano de 2000 foi que os países do continente americano reconheceram o direito e a responsabilidade que os indivíduos têm de planejar e implementar seus próprios serviços de atendimento, afirmando que a educação relacionada a problemas de saúde, assim como as condições para preveni-los ou controlá-los, deveria constituir o primeiro dos oito elementos essenciais na estratégia da assistência primária de saúde.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

Na atualidade, o conceito de educação em saúde, relacionado ao atendimento médico-sanitário, sofreu significativa alteração. O conceito de participação comunitária é discutido como instrumento capaz de ampliar os serviços de saúde. Considera-se que a participação comunitária poderia levar ao desenvolvimento de habilidades e à transformação de pessoas em função de suas próprias necessidades. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

No ano de 2000 foi que os países do continente americano reconheceram o direito e a responsabilidade que os indivíduos têm de planejar e implementar seus próprios serviços de atendimento, afirmando que a educação relacionada a problemas de saúde, assim como as condições para preveni-los ou controlá-los, deveria constituir o primeiro dos oito elementos essenciais na estratégia da assistência primária de saúde.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E).

Questão 9

Na atualidade, o conceito de educação em saúde, relacionado ao atendimento médico-sanitário, sofreu significativa alteração. O conceito de participação comunitária é discutido como instrumento capaz de ampliar os serviços de saúde. Considera-se que a participação comunitária poderia levar ao desenvolvimento de habilidades e à transformação de pessoas em função de suas próprias necessidades. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

Para ampliar a possibilidade de participação comunitária como componente essencial nos programas de saúde, são indispensáveis políticas de saúde favoráveis à participação popular nos programas de saúde, a coordenação intersetorial (setor formal e setor informal) com os grupos comunitários, a fim de que possam identificar suas necessidades, problemas e soluções, e o fortalecimento do relacionamento entre o sistema formal de saúde e a comunidade.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Na atualidade, o conceito de educação em saúde, relacionado ao atendimento médico-sanitário, sofreu significativa alteração. O conceito de participação comunitária é discutido como instrumento capaz de ampliar os serviços de saúde. Considera-se que a participação comunitária poderia levar ao desenvolvimento de habilidades e à transformação de pessoas em função de suas próprias necessidades. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

Para ampliar a possibilidade de participação comunitária como componente essencial nos programas de saúde, são indispensáveis políticas de saúde favoráveis à participação popular nos programas de saúde, a coordenação intersetorial (setor formal e setor informal) com os grupos comunitários, a fim de que possam identificar suas necessidades, problemas e soluções, e o fortalecimento do relacionamento entre o sistema formal de saúde e a comunidade.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

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Questão 10

A essência do homem é, na sua realidade, o conjunto de relações sociais. O círculo constitui-se em instância de mediação entre singulares. O professor que participa do contato com outros fica outro, transforma transformando-se e disso adquire consciência. O requisito do respeito pela autonomia do formando e da autonomia do círculo está intimamente ligado ao princípio da responsabilização a que esta modalidade apela. Dada a sua organização, o círculo é um verdadeiro núcleo de democracia participativa, no qual a responsabilidade é a responsabilidade de todos, e onde cada elemento é individualmente responsável pelos atos coletivos.

                                PACHECO, José. Escola da Ponte.Rio de Janeiro: Vozes, 2008, p. 41.

A imagem do círculo descreve pedagogicamente a

  • A)administração da escola
  • B)construção de políticas curriculares
  • C)formação continuada de professores
  • D)transformação das disciplinas escolares
  • E)elaboração do projeto político-pedagógico
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A alternativa correta é C)

A essência do homem é, na sua realidade, o conjunto de relações sociais. O círculo constitui-se em instância de mediação entre singulares. O professor que participa do contato com outros fica outro, transforma transformando-se e disso adquire consciência. O requisito do respeito pela autonomia do formando e da autonomia do círculo está intimamente ligado ao princípio da responsabilização a que esta modalidade apela. Dada a sua organização, o círculo é um verdadeiro núcleo de democracia participativa, no qual a responsabilidade é a responsabilidade de todos, e onde cada elemento é individualmente responsável pelos atos coletivos.

PACHECO, José. Escola da Ponte. Rio de Janeiro: Vozes, 2008, p. 41.

A imagem do círculo descreve pedagogicamente a:

  • A) administração da escola
  • B) construção de políticas curriculares
  • C) formação continuada de professores
  • D) transformação das disciplinas escolares
  • E) elaboração do projeto político-pedagógico

O gabarito correto é C).

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