Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Apesar de reconhecer a forma integrada como um curso único, com matrícula e conclusão únicas, […] considera que os conteúdos do ensino médio e os da educação profissional de nível técnico são de “naturezas diversas”. Re- estabelece-se, assim, internamente ao currículo, uma dicotomia entre as concepções educacionais de uma formação para a cidadania e outra para o mundo do trabalho, ou de um tipo de formação para o trabalho intelectual e de outro tipo para o trabalho técnico e profissional.” (FRIGOTTO et al, 2005) Com base na citação acima, assinale uma consequência desta política:

“Apesar de reconhecer a forma integrada como um curso único, com matrícula e conclusão únicas, […] considera que os conteúdos do ensino médio e os da educação profissional de nível técnico são de “naturezas diversas”. Re- estabelece-se, assim, internamente ao currículo, uma dicotomia entre as concepções educacionais de uma formação para a cidadania e outra para o mundo do trabalho, ou de um tipo de formação para o trabalho intelectual e de outro tipo para o trabalho técnico e profissional.” (FRIGOTTO et al, 2005)

Com base na citação acima, assinale uma consequência desta política:

Resposta:

A alternativa correta é C)

O trecho citado de Frigotto et al (2005) aponta uma contradição no currículo integrado, que, apesar de unificar matrícula e conclusão, mantém uma separação interna entre os conteúdos do ensino médio e da educação profissional. Essa dicotomia reflete uma divisão histórica entre formação para a cidadania e formação para o trabalho, reforçando a hierarquia entre trabalho intelectual e técnico.

Analisando as alternativas, a consequência mais coerente com essa crítica é a opção C), que afirma que essa política curricular dá continuidade a um modelo marcado pelo individualismo e pela formação por competências voltadas à empregabilidade. Essa perspectiva prioriza a adaptação do indivíduo ao mercado em detrimento de uma formação integral, crítica e emancipatória.

As demais alternativas não capturam o cerne da crítica apresentada. As opções A) e B) reduzem o problema a uma falsa dicotomia entre conhecimento geral e específico, enquanto D) e E) discutem aspectos conceituais que não refletem a consequência política destacada no texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *