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Após uma profunda crise envolvendo toda a comunidade escolar, os estudantes apresentaram algumas críticas à direção da instituição formulando os seguintes argumentos:• A escola deve formar para a cidadania e, para isso, deve dar o exemplo. • A escola não tem um fim em si mesmo, ela está a serviço da comunidade. • Passamos muito tempo na escola para sermos meros usuários de um serviço e não há educação e aprendizagem sem o sujeito da educação. • Quando participamos do processo de construção da escola, proporcionamos um melhor conhecimento do funcionamento organizacional e de todos os atores envolvidos. • O educando aprende mais e melhor quando se torna sujeito da sua aprendizagem, e, para isso, precisa participar das decisões que dizem respeito ao projeto da escola, o que faz parte também do projeto de sua vida. Com base nos argumentos dos estudantes, afirma-se que a questão central vivida na instituição estava situada na(o)

Após uma profunda crise envolvendo toda a comunidade escolar, os estudantes apresentaram algumas críticas à direção da instituição formulando os seguintes argumentos:

• A escola deve formar para a cidadania e, para isso, deve dar o exemplo.
• A escola não tem um fim em si mesmo, ela está a serviço da comunidade.
• Passamos muito tempo na escola para sermos meros usuários de um serviço e não há educação e aprendizagem sem o sujeito da educação.
• Quando participamos do processo de construção da escola, proporcionamos um melhor conhecimento do funcionamento organizacional e de todos os atores envolvidos.
• O educando aprende mais e melhor quando se torna sujeito da sua aprendizagem, e, para isso, precisa participar das decisões que dizem respeito ao projeto da escola, o que faz parte também do projeto de sua vida.

Com base nos argumentos dos estudantes, afirma-se que a questão central vivida na instituição estava situada na(o)

Resposta:

A alternativa correta é C)

Após uma análise dos argumentos apresentados pelos estudantes, fica evidente que a questão central vivida na instituição escolar está relacionada à necessidade de uma gestão mais participativa, alinhada aos princípios da cidadania e da experiência democrática. Os estudantes destacam que a escola deve ser um espaço de formação para a cidadania, o que implica não apenas transmitir conhecimentos, mas também envolver os alunos no processo de construção e decisão sobre o projeto educativo.

Os pontos levantados pelos alunos reforçam a ideia de que a escola não pode ser vista como uma entidade autônoma, mas como uma instituição a serviço da comunidade. A crítica à postura passiva dos estudantes, reduzidos a meros "usuários de um serviço", revela a insatisfação com um modelo de gestão verticalizado, que não considera a voz dos educandos. A participação ativa dos alunos na construção da escola é apontada como essencial para uma compreensão mais profunda do funcionamento organizacional e para o fortalecimento do processo de aprendizagem.

Além disso, os estudantes enfatizam que a aprendizagem se torna mais significativa quando o educando assume o papel de sujeito ativo, participando das decisões que afetam não apenas o projeto da escola, mas também seu próprio projeto de vida. Essa perspectiva está em sintonia com os princípios de uma gestão democrática, na qual a comunidade escolar — incluindo alunos, professores e funcionários — tem espaço para contribuir com as decisões pedagógicas e administrativas.

Dessa forma, a alternativa C) é a que melhor sintetiza o cerne da questão: a demanda por uma gestão mais participativa, fundamentada na cidadania e na vivência democrática. As outras opções, embora possam representar desafios pontuais no contexto escolar, não capturam a essência das críticas apresentadas, que giram em torno da necessidade de maior envolvimento e protagonismo dos estudantes na construção de uma escola mais justa e inclusiva.

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