De acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica, é possível realizar um trabalho pedagógico significativo para o aluno, por meio de uma metodologia de trabalho que venha ao encontro de seus interesses, confrontando-os com a realidade em que vivem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
De acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica, é possível realizar um trabalho pedagógico significativo para o aluno, por meio de uma metodologia de trabalho que venha ao encontro de seus interesses, confrontando-os com a realidade em que vivem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
- A)Uma proposta de trabalho crítico e transformador da realidade vivida pelo aluno, que aponte caminhos e ações didático-pedagógicas de mediação entre aluno e objeto de conhecimento, pode tornar as aulas mais interessantes e significativas para os alunos.
- B)É necessário que cada educador realize uma avaliação de sua prática docente, visando atender às necessidades de transformação social por meio de uma prática educativa significativa.
- C)Além das ferramentas convencionais de mediação utilizadas em sala de aula, os educadores precisam lançar mão das novas tecnologias, que os auxiliam no processo de ensino e de mediação da aprendizagem dos conteúdos escolares.
- D)O confronto com a realidade dá-se por meio da tomada de consciência de suas limitações. O melhor instrumento do professor para tornar isso significativo para o aluno é a avaliação somativa.
- E)O compromisso da escola e dos educadores, nesse momento, é ensinar de forma significativa, lançando mão de metodologias que instiguem o aluno para a aprendizagem, tendo a certeza de que estes farão um novo uso social dos conteúdos científicos aprendidos na escola para a transformação da sociedade.
Resposta:
A alternativa correta é D)
De acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica, o trabalho pedagógico deve ser significativo para o aluno, alinhando-se aos seus interesses e confrontando-os com a realidade em que vivem. Essa abordagem busca não apenas transmitir conhecimentos, mas também promover uma reflexão crítica sobre o mundo, incentivando a transformação social. Dentre as alternativas apresentadas, a incorreta é a que afirma que o melhor instrumento para tornar o confronto com a realidade significativo é a avaliação somativa.
A alternativa D) está errada porque a avaliação somativa, por si só, não é capaz de promover a tomada de consciência crítica da realidade. A pedagogia histórico-crítica valoriza processos avaliativos contínuos e formativos, que permitam ao aluno refletir sobre seu aprendizado e sua relação com o mundo, e não apenas medições pontuais de desempenho. O confronto com a realidade exige metodologias dialógicas, problematizadoras e engajadoras, que vão além da simples avaliação somativa.
As demais alternativas estão corretas: a A) destaca a importância de uma proposta crítica e transformadora; a B) reforça a necessidade de autoavaliação docente para uma prática significativa; a C) ressalta o uso de tecnologias como ferramentas de mediação; e a E) enfatiza o compromisso da escola em ensinar de forma engajadora, visando a transformação social. Portanto, a resposta incorreta é a D).
Deixe um comentário