Heloísa Lück propõe como um dos pressupostos do processo de consultoria nas escolas:
Heloísa Lück propõe como um dos pressupostos do processo de consultoria nas escolas:
- A)O professor é um elemento central na promoção do desenvolvimento do educando, um transmissor e cobrador de informações e conhecimentos.
- B)A finalidade essencial da educação é a transmissão de conhecimentos socialmente necessários ao ajustamento do educando
- C)O desenvolvimento de habilidades de relacionamento e comunicação é uma parte discriminante do processo educativo
- D)A mudança no comportamento do educando ocorre mais facilmente quando direcionada por um adulto de suas relações.
- E)A assistência prestada ao adulto é limitada aos atores do processo e sua influência resume-se a esse nível.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Heloísa Lück, em sua abordagem sobre consultoria educacional, destaca o papel fundamental do professor no processo de ensino-aprendizagem. Entre as alternativas apresentadas, a opção A) é a que melhor representa um dos pressupostos defendidos pela autora, ao afirmar que o professor é um elemento central na promoção do desenvolvimento do educando.
Essa perspectiva reforça a ideia de que o educador não é apenas um transmissor de informações, mas um agente ativo na construção do conhecimento e no estímulo ao crescimento intelectual e pessoal dos alunos. A visão de Lück vai além da simples cobrança de conteúdos, posicionando o professor como um mediador essencial no processo educativo.
As demais alternativas apresentam concepções mais limitadas ou distantes da proposta da autora:
- B) Reduz a educação à mera transmissão de conhecimentos para ajustamento social
- C) Embora importante, não representa o cerne da proposta de Lück
- D) Apresenta uma visão unilateral da mudança comportamental
- E) Limita excessivamente o alcance da ação educativa
A opção correta A) reflete adequadamente a importância que Heloísa Lück atribui ao professor como figura central no desenvolvimento integral dos educandos, superando visões reducionistas do processo educativo.
Deixe um comentário