Muitos de nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam como caçar, construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros. BRANDÃO, Carlos. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1981, p.8.O trecho acima é parte de uma carta escrita no século XIX pelos líderes dos Índios das Seis Nações em resposta à oferta do presidente dos EUA para a construção de escolas em sua tribo. Considerando os princípios defendidos na carta como referências para a educação hoje, qual a função social da educação?
Muitos de nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam como caçar, construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.
BRANDÃO, Carlos. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1981, p.8.
O trecho acima é parte de uma carta escrita no século XIX pelos líderes dos Índios das Seis Nações em resposta à oferta do presidente dos EUA para a construção de escolas em sua tribo.
Considerando os princípios defendidos na carta como referências para a educação hoje, qual a função social da educação?
- A)Ensinar a partir dos diferentes níveis de uma cultura.
- B)Ensinar conhecimentos, saberes e valores historicamente acumulados.
- C)Educar para o exercício de funções sociais, de acordo com a cultura.
- D)Educar para o desempenho de atividades técnicas socialmente úteis.
- E)Educar para a reflexão sobre o poder das culturas dominantes.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A carta dos líderes das Seis Nações, citada por Carlos Brandão, revela uma crítica profunda ao modelo de educação imposto pelos colonizadores, que desconsiderava os saberes e necessidades da comunidade indígena. Ao afirmarem que os jovens formados nas escolas do Norte se tornavam "inúteis" para sua própria cultura, os líderes destacam a importância de uma educação que prepare os indivíduos para viver e contribuir dentro de seu contexto sociocultural.
A função social da educação, conforme evidenciado no trecho, não é simplesmente transmitir conhecimentos técnicos ou reproduzir valores alheios à realidade local, mas sim formar indivíduos capazes de exercer funções sociais significativas dentro de sua cultura. Isso inclui habilidades práticas, como caçar e construir cabanas, mas também o domínio da língua, o conhecimento do ambiente e a capacidade de participar ativamente da vida comunitária.
A alternativa C) "Educar para o exercício de funções sociais, de acordo com a cultura" é a que melhor sintetiza esse princípio, pois reconhece que a educação deve estar enraizada nas necessidades e valores da comunidade a que serve, preparando os indivíduos não apenas para sobreviver, mas para contribuir de maneira significativa para sua sociedade.
Esse trecho histórico nos convida a refletir sobre os modelos educacionais atuais: até que ponto nossas escolas estão formando cidadãos preparados para enfrentar os desafios de suas realidades locais, ou estão reproduzindo um conhecimento descontextualizado que pouco contribui para o desenvolvimento comunitário?
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