Na relação profesor-aluno envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das conseqüências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros da espécie humana.Logo, a relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente:I. Do clima estabelecido pelo aluno. II. Da relação empática com seus alunos. III. Da sua capacidade de ouvir, refletir e discutir. IV. Da criação das pontes entre seu conhecimento e os deles.Assinale a alternativa correta.
Na relação profesor-aluno envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das conseqüências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros da espécie humana.
Logo, a relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente:
I. Do clima estabelecido pelo aluno.
II. Da relação empática com seus alunos.
III. Da sua capacidade de ouvir, refletir e discutir.
IV. Da criação das pontes entre seu conhecimento e os deles.
Assinale a alternativa correta.
- A)Somente I, II e III estão corretas.
- B)Somente I, II e IV estão corretas
- C)Somente II, III e IV estão corretas
- D)Somente I, III e IV estão corretas
Resposta:
A alternativa correta é C)
A relação professor-aluno é um dos pilares fundamentais no processo educacional, pois é através dessa interação que se constroem conhecimentos, valores e comportamentos essenciais para o desenvolvimento humano. Essa dinâmica não é unilateral, mas sim uma troca que envolve interesses, intenções e, principalmente, a qualidade do vínculo estabelecido entre os envolvidos.
Analisando as alternativas apresentadas, é possível identificar que a afirmação I está incorreta, pois o clima em sala de aula não depende exclusivamente do aluno, mas sim de uma construção coletiva entre educador e educandos. Já os itens II, III e IV destacam aspectos cruciais para uma relação pedagógica eficaz:
- A empatia (II) permite ao professor compreender as necessidades e perspectivas dos alunos, criando um ambiente de confiança.
- A capacidade de ouvir, refletir e discutir (III) transforma o professor em um mediador do conhecimento, promovendo o diálogo e o pensamento crítico.
- A construção de pontes entre os saberes (IV) facilita a aprendizagem significativa, conectando o conhecimento prévio dos estudantes com novos conteúdos.
Portanto, a alternativa correta é a C) Somente II, III e IV estão corretas, já que esses elementos representam de forma mais abrangente os fatores que contribuem para uma relação professor-aluno produtiva e transformadora.
Deixe um comentário