Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Num curso de natação, as aulas começavam com a simulação do nado, fora da piscina. Os aprendizes exercitavam os movimentos dos braços e pernas. Um aluno, no entanto, já sabia nadar. Ele solicitou ao professor que fosse dispensado dos primeiros exercícios e começasse o treino direto na água. O professor, porém, argumentou: “Talvez você saiba nadar dentro da água. Mas, fora da água, você não sabe”. E o aluno não foi dispensado dos exercícios de simulação.                 CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Porto Alegre: Artmed, 2006, p.13-15. Adaptado.Considerando-se a história acima, conclui-se que:

Num curso de natação, as aulas começavam com a simulação do nado, fora da piscina. Os aprendizes exercitavam os movimentos dos braços e pernas. Um aluno, no entanto, já sabia nadar. Ele solicitou ao professor que fosse dispensado dos primeiros exercícios e começasse o treino direto na água. O professor, porém, argumentou: “Talvez você saiba nadar dentro da água. Mas, fora da água, você não sabe”. E o aluno não foi dispensado dos exercícios de simulação.

                 CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Porto Alegre: Artmed, 2006, p.13-15. Adaptado.

Considerando-se a história acima, conclui-se que:

Resposta:

A alternativa correta é A)

Num curso de natação, as aulas começavam com a simulação do nado, fora da piscina. Os aprendizes exercitavam os movimentos dos braços e pernas. Um aluno, no entanto, já sabia nadar. Ele solicitou ao professor que fosse dispensado dos primeiros exercícios e começasse o treino direto na água. O professor, porém, argumentou: “Talvez você saiba nadar dentro da água. Mas, fora da água, você não sabe”. E o aluno não foi dispensado dos exercícios de simulação.

CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Porto Alegre: Artmed, 2006, p.13-15. Adaptado.

Considerando-se a história acima, conclui-se que:

  • A) criar espaços e tempos de aprendizagem, sem os saberes prévios dos estudantes, torna o trabalho escolar uma atividade sem sentido.
  • B) instituir uma única forma de ensino é mais adequado para os estudantes que se encontram nos níveis menos avançados de conhecimento.
  • C) ensinar primeiro a teoria e depois a prática é uma estratégia para acolher os saberes prévios dos estudantes no momento adequado.
  • D) cumprir o programa curricular estabelecido propicia que a escola ofereça os conhecimentos de maneira igualitária para todos.
  • E) considerar os saberes prévios dos estudantes atrapalha o ensino e os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos.

O gabarito correto é A).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *