Num curso de natação, as aulas começavam com a simulação do nado, fora da piscina. Os aprendizes exercitavam os movimentos dos braços e pernas. Um aluno, no entanto, já sabia nadar. Ele solicitou ao professor que fosse dispensado dos primeiros exercícios e começasse o treino direto na água. O professor, porém, argumentou: “Talvez você saiba nadar dentro da água. Mas, fora da água, você não sabe”. E o aluno não foi dispensado dos exercícios de simulação. CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Porto Alegre: Artmed, 2006, p.13-15. Adaptado.Considerando-se a história acima, conclui-se que:
Num curso de natação, as aulas começavam com a simulação do nado, fora da piscina. Os aprendizes exercitavam os movimentos dos braços e pernas. Um aluno, no entanto, já sabia nadar. Ele solicitou ao professor que fosse dispensado dos primeiros exercícios e começasse o treino direto na água. O professor, porém, argumentou: “Talvez você saiba nadar dentro da água. Mas, fora da água, você não sabe”. E o aluno não foi dispensado dos exercícios de simulação.
Considerando-se a história acima, conclui-se que:
- A)criar espaços e tempos de aprendizagem, sem os saberes prévios dos estudantes, torna o trabalho escolar uma atividade sem sentido
- B)instituir uma única forma de ensino é mais adequado para os estudantes que se encontram nos níveis menos avançados de conhecimento
- C)ensinar primeiro a teoria e depois a prática é uma estratégia para acolher os saberes prévios dos estudantes no momento adequado.
- D)cumprir o programa curricular estabelecido propicia que a escola ofereça os conhecimentos de maneira igualitária para todos.
- E)considerar os saberes prévios dos estudantes atrapalha o ensino e os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos
Resposta:
A alternativa correta é A)
Num curso de natação, as aulas começavam com a simulação do nado, fora da piscina. Os aprendizes exercitavam os movimentos dos braços e pernas. Um aluno, no entanto, já sabia nadar. Ele solicitou ao professor que fosse dispensado dos primeiros exercícios e começasse o treino direto na água. O professor, porém, argumentou: “Talvez você saiba nadar dentro da água. Mas, fora da água, você não sabe”. E o aluno não foi dispensado dos exercícios de simulação.
CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Porto Alegre: Artmed, 2006, p.13-15. Adaptado.
Considerando-se a história acima, conclui-se que:
- A) criar espaços e tempos de aprendizagem, sem os saberes prévios dos estudantes, torna o trabalho escolar uma atividade sem sentido.
- B) instituir uma única forma de ensino é mais adequado para os estudantes que se encontram nos níveis menos avançados de conhecimento.
- C) ensinar primeiro a teoria e depois a prática é uma estratégia para acolher os saberes prévios dos estudantes no momento adequado.
- D) cumprir o programa curricular estabelecido propicia que a escola ofereça os conhecimentos de maneira igualitária para todos.
- E) considerar os saberes prévios dos estudantes atrapalha o ensino e os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos.
O gabarito correto é A).
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