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O diálogo se converte, portanto, em uma exigência para qualquer um que deseje averiguar quais normas, regulamentos e instituições são justos. Mas esse diálogo que, em princípio, afeta pessoas concretas, exige ao mesmo tempo a compreensão das diferentes bagagens culturais dos interlocutores, na medida em que constituem signos de sua identidade. […] Por isso, o diálogo não é um modismo, mas uma exigência.         CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. SP: Edições Loyola, 2005, p.168.Qual proposta educacional está baseada na concepção de diálogo apresentada por Adela Cortina, de acordo com o trecho acima?

O diálogo se converte, portanto, em uma exigência para qualquer um que deseje averiguar quais normas, regulamentos e instituições são justos. Mas esse diálogo que, em princípio, afeta pessoas concretas, exige ao mesmo tempo a compreensão das diferentes bagagens culturais dos interlocutores, na medida em que constituem signos de sua identidade. […] Por isso, o diálogo não é um modismo, mas uma exigência.

         CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. SP: Edições Loyola, 2005, p.168.

Qual proposta educacional está baseada na concepção de diálogo apresentada por Adela Cortina, de acordo com o trecho acima?

Resposta:

A alternativa correta é E)

O trecho apresentado de Adela Cortina destaca a importância do diálogo como ferramenta essencial para compreender e respeitar as diferentes identidades culturais, reforçando que essa prática não é passageira, mas uma necessidade fundamental. A autora enfatiza que o diálogo exige abertura para as diversas bagagens culturais, promovendo uma interação que reconhece e valoriza a pluralidade.

Diante dessa concepção, a proposta educacional que melhor se alinha com a perspectiva de Cortina é a Educação Intercultural (alternativa E). Essa abordagem visa não apenas o convívio entre diferentes culturas, mas também o desenvolvimento de competências dialógicas que permitam aos indivíduos compreender e negociar significados em um contexto multicultural. A Educação Intercultural busca superar visões etnocêntricas, incentivando o respeito mútuo e a construção de uma cidadania global, conforme defendido pela autora.

As demais alternativas, embora relevantes em outros contextos pedagógicos, não abordam diretamente a dimensão intercultural e dialógica como eixos centrais. Portanto, a resposta correta é E) Educação Intercultural.

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