O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir. Gramsci é um marxista que concebe uma visão dialética à educação e à escola, pois, ao mesmo tempo que as considera aparelhos ideológicos do Estado, enfatiza que elas fornecem os instrumentais cognitivos e culturais necessários à superação da dominação de classe.
O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.
Gramsci é um marxista que concebe uma visão dialética à educação e à escola, pois, ao mesmo tempo que as considera aparelhos ideológicos do Estado, enfatiza que elas fornecem os instrumentais cognitivos e culturais necessários à superação da dominação de classe.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
Análise da concepção gramsciana sobre educação e escola
A afirmação sobre o pensamento de Gramsci está correta, conforme demonstra a análise de sua obra no campo da educação. O teórico marxista desenvolveu uma visão dialética que reconhece a dupla função das instituições educacionais no contexto social.
Por um lado, Gramsci identifica a escola como aparelho ideológico do Estado, mecanismo de reprodução das relações de dominação vigentes. Essa perspectiva alinha-se com a tradição marxista que compreende as instituições educacionais como espaços de manutenção da hegemonia das classes dominantes.
Contudo, o pensador italiano avança além dessa concepção ao destacar o potencial emancipatório da educação. Gramsci atribui à escola a capacidade de fornecer instrumentais cognitivos e culturais que podem servir como ferramentas para a transformação social. Essa visão dialética supera um determinismo reducionista ao reconhecer o caráter contraditório da educação.
Ao enfatizar o papel ativo dos intelectuais orgânicos e da escola na formação da consciência crítica, Gramsci estabelece as bases para uma pedagogia que não se limita à reprodução, mas que contém em si o germe da superação das desigualdades. Portanto, a alternativa C está correta ao sintetizar essa dupla dimensão do pensamento gramsciano sobre educação.
Deixe um comentário