Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir. Segundo os reprodutivistas-marxistas Bourdieu e Passeron, a educação e a escola difundem a contracultura em sua função de manter as estruturas sociais.

O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.

Segundo os reprodutivistas-marxistas Bourdieu e Passeron, a educação e a escola difundem a contracultura em sua função de manter as estruturas sociais.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O fenômeno educativo e a perspectiva reprodutivista-marxista

A análise da educação como instrumento de reprodução social foi amplamente desenvolvida pelos teóricos reprodutivistas-marxistas, em especial Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron. Sua obra seminal Os Herdeiros (1964) e A Reprodução (1970) apresentam uma crítica contundente ao papel da escola nas sociedades capitalistas.

Contrariamente ao enunciado proposto, Bourdieu e Passeron argumentam que a educação não dissemina a contracultura, mas sim opera como mecanismo de conservação das estruturas sociais vigentes. Através do conceito de violência simbólica, demonstram como a escola:

  • Naturaliza as desigualdades sociais ao apresentá-las como meritocráticas
  • Reproduz o habitus das classes dominantes
  • Legitima a cultura dominante como universal

A função da escola, nesta perspectiva, é precisamente contrária à difusão de valores contestatórios. Ao invés de promover a contracultura, o sistema educacional atua para perpetuar as relações de poder existentes através da transmissão seletiva de conhecimentos e da imposição de padrões culturais hegemônicos.

Portanto, a afirmação inicial está equivocada, conforme comprova o gabarito (E) ERRADO. A contribuição fundamental dos reprodutivistas-marxistas reside justamente em desvelar os mecanismos pelos quais a educação serve à manutenção, e não à transformação, da ordem social estabelecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *