O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir. Segundo os reprodutivistas-marxistas Bourdieu e Passeron, a educação e a escola difundem a contracultura em sua função de manter as estruturas sociais.
O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.
Segundo os reprodutivistas-marxistas Bourdieu e Passeron, a educação e a escola difundem a contracultura em sua função de manter as estruturas sociais.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O fenômeno educativo e a perspectiva reprodutivista-marxista
A análise da educação como instrumento de reprodução social foi amplamente desenvolvida pelos teóricos reprodutivistas-marxistas, em especial Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron. Sua obra seminal Os Herdeiros (1964) e A Reprodução (1970) apresentam uma crítica contundente ao papel da escola nas sociedades capitalistas.
Contrariamente ao enunciado proposto, Bourdieu e Passeron argumentam que a educação não dissemina a contracultura, mas sim opera como mecanismo de conservação das estruturas sociais vigentes. Através do conceito de violência simbólica, demonstram como a escola:
- Naturaliza as desigualdades sociais ao apresentá-las como meritocráticas
- Reproduz o habitus das classes dominantes
- Legitima a cultura dominante como universal
A função da escola, nesta perspectiva, é precisamente contrária à difusão de valores contestatórios. Ao invés de promover a contracultura, o sistema educacional atua para perpetuar as relações de poder existentes através da transmissão seletiva de conhecimentos e da imposição de padrões culturais hegemônicos.
Portanto, a afirmação inicial está equivocada, conforme comprova o gabarito (E) ERRADO. A contribuição fundamental dos reprodutivistas-marxistas reside justamente em desvelar os mecanismos pelos quais a educação serve à manutenção, e não à transformação, da ordem social estabelecida.
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