O trabalho, como princípio educativo, incorpora a relação indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Como produtor de sua realidade, o sujeito se apropria dela e pode transformá-la. (BRASIL. Documento Base. Educação profissional técnica de nível médio integrado ao ensino médio. Brasília: MEC, 2007, p. 46). Adaptado.Nesta perspectiva, o trabalho é princípio educativo no ensino, quando se
Nesta perspectiva, o trabalho é princípio educativo no ensino, quando se
- A)compreende a educação como processo de produção de símbolos, representações e significados.
- B)percebe a educação como o domínio das diferentes técnicas que caracterizam os modos de produção.
- C)instiga a curiosidade do estudante em direção ao mundo que o cerca, sem incorporar pacotes fechados de informações e de saberes.
- D)envolve as diferentes formas de criação da sociedade, incorporando o conhecimento característico de um tempo histórico e de grupos sociais.
- E)proporciona a compreensão do processo histórico de produção cien- tífico-tecnológica, como conhecimentos desenvolvidos socialmente pelo ser humano.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O trabalho como princípio educativo representa uma abordagem pedagógica que integra o desenvolvimento humano às práticas sociais e produtivas. Segundo o Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2007), essa concepção vincula trabalho, ciência, tecnologia e cultura, permitindo que o indivíduo, ao se apropriar da realidade, também a transforme.
Dentre as alternativas apresentadas, a opção E) é a que melhor expressa essa perspectiva, pois destaca a importância de compreender o processo histórico de produção científico-tecnológica como um conhecimento socialmente construído. Essa visão vai além da simples transmissão de técnicas ou símbolos, incorporando a dimensão coletiva e histórica do saber humano.
As demais alternativas apresentam aspectos válidos, mas não abrangem plenamente o princípio educativo do trabalho:
- A) Limita-se à dimensão simbólica, sem abordar a práxis transformadora.
- B) Reduz a educação ao domínio técnico, desconsiderando sua base social.
- C) Embora valorize a curiosidade, não explicita a relação com a produção social.
- D) Apesar de mencionar a criação social, não enfatiza o processo histórico de produção do conhecimento.
Portanto, a alternativa E) corretamente evidencia como o trabalho se torna princípio educativo ao vincular o aprendizado à compreensão do desenvolvimento científico e tecnológico como fruto da atividade humana coletiva ao longo da história.
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