Questões Sobre Aspectos Sociológicos da Educação - Pedagogia - concurso
Questão 31
Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Louis Althusser, filósofo marxista e um dos principais teóricos do estruturalismo, desenvolveu uma análise profunda sobre o papel da educação na sociedade capitalista. Em sua obra, ele argumenta que as instituições de ensino funcionam como "aparelhos ideológicos do Estado", reproduzindo as relações de dominação e perpetuando a divisão de classes.
Segundo Althusser, a escola não é um espaço neutro de transmissão de conhecimento, mas sim um mecanismo que reforça a ideologia dominante. Através de currículos, métodos pedagógicos e hierarquias, o sistema educacional prepara os indivíduos para ocuparem seus lugares predeterminados na estrutura social - os trabalhadores para a submissão e a elite para o comando.
A afirmação apresentada está correta (C) CERTO, pois reflete com precisão o núcleo da teoria althusseriana. Ele realmente via a educação como um instrumento de manutenção das desigualdades, herdeiro direto da crítica marxista às instituições burguesas. Sua análise continua relevante para entender como os sistemas de ensino podem servir tanto à emancipação quanto à reprodução das estruturas de poder existentes.
Questão 32
A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania.
Para cumprir essa função social, a escola precisa:
I. buscar sua autonomia e competência, como espaço de decisão e apropriação de conhecimentos e habilidades significativas.
II. diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar.
III. proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento.
IV. aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I, II, III e IV.
- B)Apenas II e IV.
- C)Apenas I, II e III.
- D)Apenas I e IV.
- E)Apenas I e II.
A alternativa correta é A)
A escola, por si só, não é capaz de formar cidadãos plenos, mas desempenha um papel fundamental como espaço de preparação, instrumentalização e construção das bases para que os alunos desenvolvam sua autonomia e cidadania. Para cumprir essa função social, é necessário que a instituição escolar atue em diferentes frentes, conforme destacado nas afirmativas apresentadas.
Em primeiro lugar, a busca pela autonomia e competência da escola (Afirmativa I) é essencial para que ela se consolide como um ambiente de decisão e apropriação de conhecimentos significativos. Sem autonomia, a escola perde sua capacidade de adaptar-se às necessidades dos alunos e da sociedade.
A redução da repetência e o aumento da permanência dos estudantes (Afirmativa II) são medidas cruciais para garantir que o direito à educação seja efetivado. Isso exige uma revisão dos processos avaliativos e a adoção de políticas inclusivas, que considerem as diversidades dos alunos.
A incorporação de tecnologias educacionais (Afirmativa III) no processo de ensino-aprendizagem é outro aspecto fundamental, pois permite modernizar as práticas pedagógicas e aproximar a escola do contexto tecnológico em que os alunos estão inseridos.
Por fim, a discussão sobre uma escola pública de qualidade (Afirmativa IV) é um ponto central, já que a educação de excelência é um direito de todos e um dever do Estado. Somente com investimentos e políticas consistentes a escola poderá cumprir plenamente seu papel social.
Portanto, todas as afirmativas (I, II, III e IV) estão corretas, pois representam dimensões complementares e necessárias para que a escola exerça sua função de forma integral, contribuindo para a formação crítica e cidadã dos estudantes.
Questão 33
Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está
- A)a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida.
- B)a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.
- C)a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais.
- D)a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais.
- E)o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.
A alternativa correta é A)
Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está
- A) a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida.
- B) a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.
- C) a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais.
- D) a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais.
- E) o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.
O gabarito correto é A).
Questão 34
A participação dos pais no cotidiano da escola é
- A)invasiva, pois os alunos acabam se dispersando de suas atividades diárias.
- B)eventual, pois a maioria dos pais trabalha e não pode estar continuamente na escola.
- C)restrita aos momentos de reunião de pais e mestres ou individuais.
- D)desejada, pois espera-se que os pais interfiram nas atividades de seus filhos.
- E)esperada, mas deve estar vinculada diretamente aos objetivos e ações da escola.
A alternativa correta é E)
A participação dos pais no cotidiano da escola é um tema que gera discussões e reflexões sobre o papel da família no processo educacional. A alternativa correta, E), destaca que essa participação é esperada, mas deve estar alinhada aos objetivos e ações da instituição de ensino. Isso significa que a presença dos pais não deve ser aleatória ou desvinculada do projeto pedagógico, mas sim integrada de forma consciente e colaborativa.
Analisando as demais opções:
- A) A ideia de que a participação dos pais é invasiva parte de uma visão equivocada, pois a parceria entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento do aluno, desde que respeite os espaços e dinâmicas educacionais.
- B) Embora muitos pais tenham rotinas atribuladas, isso não justifica uma participação apenas eventual. A escola pode propor formas flexíveis de envolvimento, adaptadas à realidade das famílias.
- C) Restringir a presença dos pais apenas a reuniões formais limita o potencial dessa relação. A participação deve ser contínua e diversificada, indo além dos encontros burocráticos.
- D) A interferência direta nas atividades dos filhos, sem diálogo com a escola, pode ser prejudicial. O ideal é uma atuação conjunta, baseada no respeito às metodologias educacionais.
Portanto, a resposta E) reforça a importância de uma participação ativa e planejada, onde família e escola trabalhem juntas para alcançar os melhores resultados no processo de aprendizagem dos alunos.
Questão 35
Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as
discussões sobre educação e pedagogia, culminando no
estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos
conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento
pedagógico, julgue os itens a seguir.
Os simpatizantes da Escola Nova propunham democratizar e transformar a escola por meio da própria escola.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Nas décadas de 1920 e 1930, o cenário educacional brasileiro foi marcado por intensos debates pedagógicos, que deram origem a duas correntes principais: a liberal, representada pela Escola Nova, e a conservadora, ligada à tradição educacional mais rígida. Essas discussões refletiam não apenas divergências metodológicas, mas também visões de sociedade e do papel da educação na transformação do país.
A Escola Nova, movimento progressista influenciado por teóricos como John Dewey e Anísio Teixeira, defendia uma educação democrática, centrada no aluno e voltada para a formação crítica e participativa. Seus simpatizantes acreditavam que a escola deveria ser um espaço de transformação social, capaz de promover mudanças a partir de sua própria estrutura e práticas pedagógicas. Essa perspectiva contrastava com a visão conservadora, que priorizava a manutenção da ordem social e a transmissão de conhecimentos de forma hierárquica e disciplinar.
Portanto, a afirmação de que os simpatizantes da Escola Nova propunham democratizar e transformar a escola por meio da própria escola está correta. Esse princípio era central em sua proposta pedagógica, que buscava romper com modelos tradicionais e construir uma educação mais inclusiva e adaptada às necessidades da sociedade moderna.
Questão 36
Assinale a alternativa que corresponde ao órgão escolar que possui como função básica a democratização das relações de poder.
- A)Direção
- B)Secretaria
- C)Supervisão
- D)Coordenação
- E)Conselho escolar
A alternativa correta é E)
Assinale a alternativa que corresponde ao órgão escolar que possui como função básica a democratização das relações de poder.
- A) Direção
- B) Secretaria
- C) Supervisão
- D) Coordenação
- E) Conselho escolar
O gabarito correto é E) Conselho escolar.
Questão 37
“Apesar de reconhecer a forma integrada como um curso único, com matrícula e conclusão únicas, […] considera que os conteúdos do ensino médio e os da educação profissional de nível técnico são de “naturezas diversas”. Re- estabelece-se, assim, internamente ao currículo, uma dicotomia entre as concepções educacionais de uma formação para a cidadania e outra para o mundo do trabalho, ou de um tipo de formação para o trabalho intelectual e de outro tipo para o trabalho técnico e profissional.” (FRIGOTTO et al, 2005)
Com base na citação acima, assinale uma consequência desta política:
- A)em razão disto, no currículo integrado o conhecimento é só geral, posto que estrutura objetivos de produção.
- B)em razão disto, no currículo integrado o conhecimento é só específico, posto que estrutura objetivos de produção.
- C)dá continuidade à política curricular marcada pela ênfase no individualismo e na formação por competências voltadas para a empregabilidade.
- D)um conceito específico, por sua vez, configura-se pela apropriação de um conceito geral com finalidades restritas a objetos, problemas ou situações de interesse produtivo.
- E)no currículo que integra formação geral, técnica e política, o estatuto de conhecimento geral de um conceito está no seu enraizamento nas ciências como “leis gerais” que explicam fenômenos.
A alternativa correta é C)
O trecho citado de Frigotto et al (2005) aponta uma contradição no currículo integrado, que, apesar de unificar matrícula e conclusão, mantém uma separação interna entre os conteúdos do ensino médio e da educação profissional. Essa dicotomia reflete uma divisão histórica entre formação para a cidadania e formação para o trabalho, reforçando a hierarquia entre trabalho intelectual e técnico.
Analisando as alternativas, a consequência mais coerente com essa crítica é a opção C), que afirma que essa política curricular dá continuidade a um modelo marcado pelo individualismo e pela formação por competências voltadas à empregabilidade. Essa perspectiva prioriza a adaptação do indivíduo ao mercado em detrimento de uma formação integral, crítica e emancipatória.
As demais alternativas não capturam o cerne da crítica apresentada. As opções A) e B) reduzem o problema a uma falsa dicotomia entre conhecimento geral e específico, enquanto D) e E) discutem aspectos conceituais que não refletem a consequência política destacada no texto.
Questão 38
Considere o texto abaixo para responder o item 43.
“O conceito de cidadania, como aquela qualidade que distinguia todos os indivíduos que passavam pela escola pública, foi reelaborado nos moldes do novo capitalismo periférico, que admite um conceito de cidadania mitigada. O direito do cidadão passa a ser considerado em razão do estado de carência ou de necessidade.” (GARCIA apud MOURA, 2009, p. 262)
Analise as afirmativas abaixo sobre o conteúdo do texto acima, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O problema é que, ao invés de políticas, são implementados programas e projetos educativos, cujo fim é promover ações que se consolidam como medidas de contenção social.
( ) Uma característica das ações educativas focalizadas é que as ações costumam ser mais assistencialistas e compensatórias do que verdadeiramente formativas.
( ) Um discurso presente nas ações educacionais focalizadas é o da responsabilidade social, apropriando-se de pressupostos que fazem parte das lutas das classes populares.
- A)V – V – V
- B)V – F – V
- C)F – F – F
- D)F – F – V
- E)V – V – F
A alternativa correta é A)
O texto apresentado aborda a transformação do conceito de cidadania no contexto do capitalismo periférico, destacando uma visão mitigada em que os direitos são condicionados ao estado de carência. A análise das afirmativas revela uma crítica às políticas educacionais que priorizam medidas assistencialistas em detrimento de uma formação integral.
A primeira afirmativa é verdadeira (V), pois o texto sugere que programas e projetos educativos são implementados como medidas paliativas, sem consolidar políticas efetivas de inclusão social. Essas ações funcionam mais como contenção do que como promoção de direitos plenos.
A segunda afirmativa também é verdadeira (V), já que o trecho reforça a ideia de que as ações educacionais focalizadas assumem um caráter assistencialista e compensatório, em vez de oferecer uma formação emancipadora, alinhada ao conceito original de cidadania.
A terceira afirmativa é igualmente verdadeira (V), pois o discurso da responsabilidade social, mencionado no texto, muitas vezes se apropria de demandas das classes populares, mas sem efetivamente transformar as estruturas que perpetuam a desigualdade.
Portanto, a sequência correta é V – V – V, correspondente à alternativa A).
Questão 39
Sendo a escola um espaço privilegiado de formação humana e socialização do saber sistematizado, a construção desse saber pressupõe a:
- A)participação da minoria que detém o saber científico
- B)participação dos educadores envolvidos no processo educativo, como condição básica para que a formação seja assistemática
- C)a informalidade nas decisões o que exclui os registros escolares e as listagens de freqüência às reuniões pedagógicas e de colegiado
- D)ausência de sistematização dos saberes e informações que circulam no meio educativo
- E)participação de todos os sujeitos envolvidos no processo educativo, como condição básica para que a formação se concretize
A alternativa correta é E)
Sendo a escola um espaço privilegiado de formação humana e socialização do saber sistematizado, a construção desse saber pressupõe a:
- A) participação da minoria que detém o saber científico
- B) participação dos educadores envolvidos no processo educativo, como condição básica para que a formação seja assistemática
- C) a informalidade nas decisões, o que exclui os registros escolares e as listagens de frequência às reuniões pedagógicas e de colegiado
- D) ausência de sistematização dos saberes e informações que circulam no meio educativo
- E) participação de todos os sujeitos envolvidos no processo educativo, como condição básica para que a formação se concretize
O gabarito correto é E.
Questão 40
A pedagoga Marinete vem favorecendo a organização estudantil, objetivando formar indivíduos participativos, críticos e criativos o que deve contribuir também para:
- A)a utilização da escola para as festas e baladas no fim de semana
- B)cultivar gradativamente o interesse do aluno para além da sala de aula
- C)a imposição das vontades do aluno, inclusive para definir o calendário reduzido ( menos de 150 dias letivos)
- D)ser caracterizado como um órgão dependente da direção da escola
- E)tornar-se um órgão dependente da Secretaria de Educação do Município
A alternativa correta é B)
A pedagoga Marinete vem favorecendo a organização estudantil, objetivando formar indivíduos participativos, críticos e criativos. Essa abordagem pedagógica tem como principal finalidade cultivar gradativamente o interesse do aluno para além da sala de aula, conforme indicado na alternativa B).
As demais alternativas apresentam distorções ou interpretações equivocadas do papel da organização estudantil:
- A) A utilização da escola para festas e baladas no fim de semana não corresponde aos objetivos educacionais propostos.
- C) A imposição das vontades do aluno, incluindo a redução do calendário letivo, contraria princípios pedagógicos básicos.
- D) A caracterização como órgão dependente da direção da escola limitaria sua autonomia e propósito formativo.
- E) Tornar-se dependente da Secretaria de Educação municipal descaracterizaria sua natureza estudantil e autônoma.
Portanto, a alternativa correta é efetivamente a B), que reflete o propósito educativo de desenvolver nos alunos um engajamento crítico e criativo que ultrapasse os limites da sala de aula.