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Questões Sobre Aspectos Sociológicos da Educação - Pedagogia - concurso

Questão 41

O pedagogo Gilson desenvolve suas ações a partir do entendimento que a educação escolar tem um papel na democratização nas esferas econômica, social, política, cultural e que ela será tento mais democrática quanto mais for universalizada, assegurando tento o acesso como a permanência bem sucedida de todos o que exige:

  • A)o domínio de conhecimentos do senso comum e o desenvolvimento das capacidades intelectuais por parte dos docentes
  • B)o desenvolvimento das capacidades intelectuais por parte dos professores e a submissão dos alunos normas emanadas das secretarias de educação
  • C)a eleição direta para gestores, única condição para a democratização do ensino
  • D)o domínio de conhecimentos básicos e socialmente relevantes e o desenvolvimento das capacidades intelectuais por parte dos alunos
  • E)exclusivamente o ingresso de todos na escola
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A alternativa correta é D)

O pedagogo Gilson desenvolve suas ações a partir do entendimento que a educação escolar tem um papel fundamental na democratização das esferas econômica, social, política e cultural. Para ele, a educação será tanto mais democrática quanto mais universalizada, garantindo não apenas o acesso, mas também a permanência bem-sucedida de todos os estudantes. Essa visão exige condições específicas para que se concretize.

Dentre as alternativas apresentadas, a correta é a D), que afirma ser necessário "o domínio de conhecimentos básicos e socialmente relevantes e o desenvolvimento das capacidades intelectuais por parte dos alunos". Essa opção reflete a perspectiva de que a democratização da educação não se limita à simples entrada na escola, mas envolve a formação integral dos estudantes, capacitando-os intelectualmente e garantindo que adquiram saberes essenciais para sua participação na sociedade.

As demais alternativas apresentam limitações ou distorções em relação ao pensamento de Gilson. A alternativa A) restringe o foco aos docentes, enquanto a B) introduz a ideia de submissão a normas, o que não condiz com a visão democrática defendida. A C) reduz a democratização a um único fator (eleição de gestores), e a E) simplifica excessivamente o processo, ignorando a necessidade de qualidade e permanência no sistema educacional.

Portanto, a resposta correta é a D), pois sintetiza a ideia de que a democratização da educação depende tanto da aquisição de conhecimentos significativos quanto do desenvolvimento das habilidades intelectuais dos alunos, elementos essenciais para uma formação cidadã e emancipadora.

Questão 42

O pedagogo Joaquim dá testemunho de respeito ao seu aluno pelo exercício cotidiano de responsabilidade, pontualidade, assiduidade e cumprimento dos seus deveres como educador. Segundo Paulo Freire as características dessa prática pedagógica docente especificamente humana é:

  • A)incoerente pela realidade educacional e antiética
  • B)profundamente formadora, por isso, ética
  • C)esteticamente assistemática
  • D)espontânea e assistencialista
  • E)assistemática e escapa ao juízo que dele fazem os alunos
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A alternativa correta é B)

O pedagogo Joaquim dá testemunho de respeito ao seu aluno pelo exercício cotidiano de responsabilidade, pontualidade, assiduidade e cumprimento dos seus deveres como educador. Segundo Paulo Freire, as características dessa prática pedagógica docente especificamente humana é:

  • A) incoerente pela realidade educacional e antiética
  • B) profundamente formadora, por isso, ética
  • C) esteticamente assistemática
  • D) espontânea e assistencialista
  • E) assistemática e escapa ao juízo que dele fazem os alunos

O gabarito correto é B).

Questão 43

A função educativa da escola contemporânea deve se orientar para atender a exigência de provocar a reconstrução por parte dos alunos/as, de seus conhecimentos, atitudes e modos de atuação o que requer outra forma de organizar o espaço, o tempo, as relações sociais na aula e na escola. Isso exige:

  • A)Práticas compensatórias, pois as crianças e jovens das classes populares não têm capacidade de apreenderem os conhecimentos científicos.
  • B)A vivência de práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que estimulem outro tipo de relações com o conhecimento e a cultura.
  • C)A vivência de práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que estimulem a formação de alunos disciplinados para a manutenção da sociedade brasileira.
  • D)Práticas centralizadoras e a oferta de uma educação espontaneísta.
  • E)Que seja assegurada a formação fragmentária e conhecimentos acríticos que estimulem a solidariedade e modos de pensar e fazer o mercado de trabalho.
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A alternativa correta é B)

A função educativa da escola contemporânea deve se orientar para promover a reconstrução dos conhecimentos, atitudes e modos de atuação dos alunos, exigindo uma reorganização do espaço, do tempo e das relações sociais no ambiente escolar. Entre as alternativas apresentadas, a opção B é a correta, pois destaca a importância de práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que incentivem uma nova relação com o conhecimento e a cultura.

A alternativa A é equivocada, pois parte de um pressuposto discriminatório ao afirmar que crianças e jovens das classes populares não têm capacidade de apreender conhecimentos científicos. Já a opção C, embora mencione práticas sociais e intercâmbios, limita-se a uma visão disciplinar voltada para a manutenção da ordem social, sem abordar a transformação crítica. A alternativa D propõe um modelo centralizador e espontaneísta, que não dialoga com a necessidade de uma educação reflexiva e participativa. Por fim, a opção E reforça uma formação fragmentada e acrítica, contradizendo o papel emancipador da escola.

Portanto, a resposta correta é B, pois aponta para uma educação que valoriza a interação social, o diálogo com o conhecimento e a construção de uma visão crítica da realidade, elementos essenciais para a formação integral dos estudantes na sociedade contemporânea.

Questão 44

Uma escola que ofereça qualidade a todos, que possibilite uma formação básica sólida, necessária às exigências sociais, poderá resgatar o sentido emancipatório da ação educativa, tão urgente e necessário para a formação qualificada da cidadania. Ao assimilarem essas necessidades e influências, os estudantes tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Tais influências manifestam-se por meio de:

  • A)Políticas, experiências, valores, modos de agir e costumes que devem ser mantidos pelas novas gerações.
  • B)Experiências assistemáticas em instituições escolares a fim de manter a sociedade brasileira com seus costumes, valores e crenças.
  • C)Conhecimentos, experiências, valores, modos de agir e costumes acumulados por muitas gerações, recriados e ressignificados pelas novas gerações.
  • D)Processos formativos espontâneos que devem assegurar os valores e práticas de manutenção da sociedade.
  • E)Ações não-intencionais, ou seja, àquelas exercidas no meio social e no ambiente em que o indivíduo circula.
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A alternativa correta é C)

Uma escola que ofereça qualidade a todos, possibilitando uma formação básica sólida e atendendo às exigências sociais, tem o poder de resgatar o sentido emancipatório da ação educativa. Essa abordagem é essencial para a formação de uma cidadania qualificada, capaz de intervir de maneira ativa e transformadora no meio social. Ao assimilarem conhecimentos, experiências e valores, os estudantes não apenas reproduzem, mas também recriam e ressignificam o legado das gerações anteriores.

Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a que melhor representa esse processo dinâmico e crítico. Ela destaca a importância dos conhecimentos, valores e costumes acumulados historicamente, que são reinterpretados e adaptados pelas novas gerações. Diferentemente das outras alternativas, que sugerem uma manutenção estática ou ações não-intencionais, a alternativa C) reconhece a capacidade dos indivíduos de transformar e dar novos significados ao que herdaram.

Portanto, a educação deve ser um espaço de construção crítica, onde os estudantes não apenas absorvem informações, mas também desenvolvem a capacidade de questionar, inovar e contribuir para a evolução da sociedade. Essa visão reforça o papel da escola como agente de emancipação e transformação social.

Questão 45

A prática escolar distingue-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir-se uma ação intencional, sistemática e planejada e continuada.
Assim, a escola, ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade buscará eleger, como objeto de ensino,

I. conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcaram cada momento histórico;

II. conteúdos cuja aprendizagem e assimilação são as consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres;

III. práticas planejadas com o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva;

IV. conteúdos que, ao serem desenvolvidos pelos professores, propiciem a construção por parte dos alunos de significados uniformes.

São verdadeiras as informações contidas em

  • A)I e II, apenas.
  • B)II e III, apenas.
  • C)I, II e III, apenas.
  • D)II, III e IV, apenas.
  • E)I, II, III e IV.
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A alternativa correta é C)

A prática escolar distingue-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir-se uma ação intencional, sistemática, planejada e continuada. Dessa forma, a escola assume o papel de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, selecionando conteúdos e estratégias que atendam a esse propósito.

Analisando as afirmações apresentadas:

I. Conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcaram cada momento histórico: Essa afirmação é verdadeira, pois a escola deve contextualizar o ensino de acordo com as demandas e transformações da sociedade, preparando os alunos para compreender e intervir criticamente em seu tempo.

II. Conteúdos cuja aprendizagem e assimilação são consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres: Também é verdadeira, já que a formação cidadã pressupõe o domínio de conhecimentos e habilidades fundamentais para a participação democrática e o cumprimento das responsabilidades sociais.

III. Práticas planejadas com o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva: Essa afirmação está correta, pois o planejamento pedagógico deve priorizar metodologias que estimulem a reflexão, a análise e a construção ativa do conhecimento pelos estudantes.

IV. Conteúdos que, ao serem desenvolvidos pelos professores, propiciem a construção por parte dos alunos de significados uniformes: Essa afirmação é falsa, pois a educação crítica valoriza a diversidade de interpretações e perspectivas, incentivando a construção de significados plurais e não uniformes.

Portanto, as afirmações verdadeiras são I, II e III, correspondendo à alternativa C).

Questão 46

A escola é transmissora do saber sistematizado acumulado historicamente, ela deve ser fonte de apropriação da herança social pelos que estão em seu interior. Acerca da escola, é correto afirmar que

  • A)constitui um sistema à parte, fora da sociedade.
  • B)é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética.
  • C)está numa relação de subordinação absoluta à sociedade.
  • D)tem uma função de mera reprodutora da sociedade.
  • E)tem uma postura otimista e ingênua em relação à sociedade.
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A alternativa correta é B)

A escola, como instituição social, desempenha um papel fundamental na transmissão do conhecimento sistematizado e acumulado historicamente. Ela não existe isoladamente, mas sim como parte integrante da sociedade, estabelecendo com ela uma relação dialética. Isso significa que a escola e a sociedade se influenciam mutuamente, em um processo contínuo de transformação e adaptação.

A alternativa B) é a correta porque reconhece essa relação dinâmica entre escola e sociedade. A escola não é um sistema à parte (alternativa A), pois está inserida no contexto social e reflete suas contradições, desafios e avanços. Também não está em subordinação absoluta (alternativa C), já que possui certa autonomia para questionar e transformar realidades. Além disso, sua função vai além da mera reprodução (alternativa D), pois pode ser um espaço de crítica e mudança. Por fim, a escola não adota uma postura ingênua (alternativa E), mas deve promover uma reflexão crítica sobre a sociedade.

Portanto, a escola é um espaço de mediação entre o indivíduo e a herança cultural da humanidade, atuando como agente de transformação social dentro de uma relação dialética com a sociedade.

Questão 47

Pela antropologia sabe-se que todo ser humano constrói o conhecimento através do domínio das práticas culturais existentes em seu meio e que esse tipo de aprendizagem obedece a certas leis, tanto no caso da educação escolar quanto no caso das aprendizagens informais. Neste sentido, pode-se afirmar que o ser humano

  • A)aprende, exclusivamente, na escola.
  • B)constrói o conhecimento, prioritariamente, pela memorização.
  • C)aprende pela transmissão do conteúdo pelo professor.
  • D)aprende na relação com o outro.
  • E)constrói uma aprendizagem significativa pela repetição.
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A alternativa correta é D)

Pela antropologia, sabe-se que todo ser humano constrói o conhecimento através do domínio das práticas culturais existentes em seu meio e que esse tipo de aprendizagem obedece a certas leis, tanto no caso da educação escolar quanto no caso das aprendizagens informais. Neste sentido, pode-se afirmar que o ser humano:

  • A) aprende, exclusivamente, na escola.
  • B) constrói o conhecimento, prioritariamente, pela memorização.
  • C) aprende pela transmissão do conteúdo pelo professor.
  • D) aprende na relação com o outro.
  • E) constrói uma aprendizagem significativa pela repetição.

O gabarito correto é D) aprende na relação com o outro, pois a antropologia reforça que o conhecimento é construído socialmente, por meio da interação e das práticas culturais compartilhadas.

Questão 48

Em relação aos estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), assinale a alternativa correta.

  • A)O direcionamento dado à atividade científico-tecnológica (processo) resulta de decisões políticas.
  • B)Uma descoberta científica em si não é nem “boa” nem “má”; o que importa é a forma como ela é usada.
  • C)A tecnologia é autônoma e independente das influências sociais.
  • D)A mudança tecnológica é a causa da mudança social, considerando-se que a tecnologia define os limites do que uma sociedade pode fazer.
  • E)Os problemas hoje existentes e os que vierem a surgir, serão, necessariamente resolvidos com o desenvolvimento cada vez maior da ciência e tecnologia.
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A alternativa correta é A)

Em relação aos estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a alternativa correta é a letra A), que afirma: "O direcionamento dado à atividade científico-tecnológica (processo) resulta de decisões políticas."

Essa afirmação está alinhada com a perspectiva crítica dos estudos CTS, que reconhecem a ciência e a tecnologia como campos profundamente influenciados por contextos sociais, econômicos e políticos. A atividade científico-tecnológica não ocorre de forma neutra ou isolada, mas é moldada por escolhas políticas, interesses de grupos e demandas sociais. Dessa forma, o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias refletem prioridades e valores estabelecidos por meio de processos decisórios, muitas vezes permeados por disputas de poder.

As demais alternativas apresentam visões equivocadas ou reducionistas sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade. A alternativa B), apesar de aparentemente sensata, ignora que o próprio desenvolvimento científico pode carregar intencionalidades e vieses. A C) desconsidera a interdependência entre tecnologia e sociedade, enquanto a D) adota um determinismo tecnológico simplista. Por fim, a E) pressupõe uma fé ingênua no progresso científico como solução universal, negligenciando a complexidade dos problemas sociais e ambientais.

Portanto, a alternativa A) é a que melhor captura a natureza política e socialmente construída da ciência e da tecnologia, conforme defendido pelos estudos CTS.

Questão 49

Heloísa Lück propõe como um dos pressupostos do processo de consultoria nas escolas:

  • A)O professor é um elemento central na promoção do desenvolvimento do educando, um transmissor e cobrador de informações e conhecimentos.
  • B)A finalidade essencial da educação é a transmissão de conhecimentos socialmente necessários ao ajustamento do educando
  • C)O desenvolvimento de habilidades de relacionamento e comunicação é uma parte discriminante do processo educativo
  • D)A mudança no comportamento do educando ocorre mais facilmente quando direcionada por um adulto de suas relações.
  • E)A assistência prestada ao adulto é limitada aos atores do processo e sua influência resume-se a esse nível.
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A alternativa correta é A)

Heloísa Lück, em sua abordagem sobre consultoria educacional, destaca o papel fundamental do professor no processo de ensino-aprendizagem. Entre as alternativas apresentadas, a opção A) é a que melhor representa um dos pressupostos defendidos pela autora, ao afirmar que o professor é um elemento central na promoção do desenvolvimento do educando.

Essa perspectiva reforça a ideia de que o educador não é apenas um transmissor de informações, mas um agente ativo na construção do conhecimento e no estímulo ao crescimento intelectual e pessoal dos alunos. A visão de Lück vai além da simples cobrança de conteúdos, posicionando o professor como um mediador essencial no processo educativo.

As demais alternativas apresentam concepções mais limitadas ou distantes da proposta da autora:

  • B) Reduz a educação à mera transmissão de conhecimentos para ajustamento social
  • C) Embora importante, não representa o cerne da proposta de Lück
  • D) Apresenta uma visão unilateral da mudança comportamental
  • E) Limita excessivamente o alcance da ação educativa

A opção correta A) reflete adequadamente a importância que Heloísa Lück atribui ao professor como figura central no desenvolvimento integral dos educandos, superando visões reducionistas do processo educativo.

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Questão 50

Para trabalhar conteúdos acerca do aluno e do contexto social mais amplo, é coerente afirmar que o professor deve se preocupar com o (a):

  • A)Valorização do trabalho manual em detrimento do trabalho intelectual.
  • B)Reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e à cultura.
  • C)Identificação das especificidades da vida particular do aluno.
  • D)Minimização do conhecimento da ação do homem sobre a natureza.
  • E)Percepção da existência de modelos únicos de família.
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A alternativa correta é B)

Para trabalhar conteúdos acerca do aluno e do contexto social mais amplo, é coerente afirmar que o professor deve se preocupar com o (a):

  • A) Valorização do trabalho manual em detrimento do trabalho intelectual.
  • B) Reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e à cultura.
  • C) Identificação das especificidades da vida particular do aluno.
  • D) Minimização do conhecimento da ação do homem sobre a natureza.
  • E) Percepção da existência de modelos únicos de família.

O gabarito correto é B).

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