Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Aspectos Sociológicos da Educação - Pedagogia - concurso

Questão 61

O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.

A Escola Nova considera a educação um importante fator de democratização, sendo o principal elemento redutor da desigualdade social.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.

A Escola Nova considera a educação um importante fator de democratização, sendo o principal elemento redutor da desigualdade social.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 62

Julgue o item subseqüente com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Durkheim acredita que a educação é feita a partir da geração mais velha para a mais nova, por meio da transmissão de valores dominantes.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Julgue o item subseqüente com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Durkheim acredita que a educação é feita a partir da geração mais velha para a mais nova, por meio da transmissão de valores dominantes.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C.

Questão 63

Julgue o item subseqüente com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Para Jonh Dewey, a função da escola é possibilitar a experimentação, a fim de que o aluno esteja preparado para viver na sociedade.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Julgue o item subseqüente com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Para John Dewey, a função da escola é possibilitar a experimentação, a fim de que o aluno esteja preparado para viver na sociedade.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 64

Julgue o item subseqüente com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Para Althusser, a escola tem a função de formar o intelectual orgânico e lutar pela hegemonia na sociedade.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O item em questão aborda a perspectiva de Althusser sobre a função da escola, afirmando que ela teria o papel de formar o intelectual orgânico e lutar pela hegemonia na sociedade. No entanto, essa afirmação está incorreta, conforme indicado pelo gabarito (E).

Louis Althusser, filósofo marxista, desenvolveu a teoria dos Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE), na qual a escola é entendida como um dos principais mecanismos de reprodução das relações de produção capitalistas. Para ele, a escola não tem como objetivo formar intelectuais orgânicos no sentido gramsciano, mas sim reproduzir a ideologia dominante, preparando os indivíduos para assumirem seus lugares na divisão social do trabalho.

A noção de "intelectual orgânico" é, na verdade, uma contribuição de Antonio Gramsci, outro pensador marxista, que defendia o papel dos intelectuais na construção de uma contra-hegemonia. Althusser, por sua vez, enfatizava o caráter reprodutor da escola, destacando seu papel na manutenção da dominação de classe.

Portanto, a afirmação apresentada no item confunde conceitos de dois autores distintos e atribui a Althusser uma visão que não corresponde à sua teoria. O gabarito E (ERRADO) está correto, pois a função da escola, segundo Althusser, não é formar intelectuais orgânicos ou lutar pela hegemonia, mas sim atuar como um aparelho ideológico a serviço da reprodução das condições de dominação.

Questão 65

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx
aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas
simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais,
em diversos lugares do planeta .

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São
Paulo: Avercamp
, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.


Para os marxistas, a prática educativa é uma atividade que favorece a transformação da sociedade.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais, em diversos lugares do planeta.

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São Paulo: Avercamp, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para os marxistas, a prática educativa é uma atividade que favorece a transformação da sociedade.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 66

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx
aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas
simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais,
em diversos lugares do planeta .

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São
Paulo: Avercamp
, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Na utopia revolucionária, a educação é considerada um elemento importante para a emancipação humana.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais, em diversos lugares do planeta.

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São Paulo: Avercamp, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Na utopia revolucionária, a educação é considerada um elemento importante para a emancipação humana.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 67

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx
aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas
simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais,
em diversos lugares do planeta .

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São
Paulo: Avercamp
, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para o marxismo, a educação é considerada um problema individual, sujeito a um processo de aperfeiçoamento espiritual.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais, em diversos lugares do planeta.

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São Paulo: Avercamp, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para o marxismo, a educação é considerada um problema individual, sujeito a um processo de aperfeiçoamento espiritual.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E) ERRADO.

Questão 68

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx
aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas
simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais,
em diversos lugares do planeta .

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São
Paulo: Avercamp
, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para Marx e alguns estudiosos do marxismo, a educação é um instrumento de inculcação da ideologia dominante.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais, em diversos lugares do planeta.

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São Paulo: Avercamp, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para Marx e alguns estudiosos do marxismo, a educação é um instrumento de inculcação da ideologia dominante.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 69

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os
itens subsequentes.




A escola tem o papel de implementar novas estruturas democráticas por meio da atuação na renovação constante dos costumes e não na sua simples preservação, segundo John Dewey.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Considerando a relação entre educação e sociedade, é importante analisar a afirmação sobre o papel da escola segundo John Dewey, um dos pensadores mais influentes da pedagogia moderna.

De acordo com Dewey, a educação não deve ser um processo estático de transmissão de conhecimentos, mas sim uma ferramenta ativa de transformação social. Ele defendia que a escola tem a função de promover a democracia não apenas como sistema político, mas como forma de vida, incentivando a participação crítica e a reconstrução constante da experiência social.

A afirmação de que a escola deve implementar novas estruturas democráticas por meio da renovação dos costumes, e não apenas preservá-los, está completamente alinhada com o pensamento deweyano. Para ele, a educação deveria preparar os indivíduos para lidar com as mudanças sociais, desenvolvendo capacidade de reflexão e adaptação às novas realidades.

Portanto, o item está CERTO, pois reflete adequadamente a visão progressista de Dewey sobre o papel transformador da educação na sociedade democrática.

Continua após a publicidade..

Questão 70

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os
itens subsequentes.




No início da escolarização, a igualdade e a homogeneidade entre os alunos considerados competidores, sem diferenciação de status socioeconômico entre eles, é um princípio idealizado por Talcott Parsons.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, o pensamento de Talcott Parsons destaca-se por sua abordagem funcionalista, que enxerga a escola como um mecanismo de integração social. Nesse contexto, Parsons defende que, no início da escolarização, a igualdade e a homogeneidade entre os alunos são princípios fundamentais para garantir uma competição justa, sem a influência de diferenças socioeconômicas.

Segundo sua perspectiva, a escola assume o papel de instituição socializadora, responsável por transmitir valores universais e promover a mobilidade social com base no mérito. Dessa forma, a afirmação de que Parsons idealiza a igualdade e a homogeneidade entre os alunos no início da escolarização está correta, pois reflete sua visão de que a educação deve servir como um nivelador de oportunidades.

Portanto, o gabarito C) CERTO está adequado, já que a proposição está em consonância com as ideias do sociólogo em questão.

1 5 6 7 8 9 10