Questões Sobre Aspectos Sociológicos da Educação - Pedagogia - concurso
Questão 71
Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os
itens subsequentes.
A educação única e universal, apropriada para toda a natureza humana indistintamente, não sendo determinada por estruturas sociais é a premissa que fundamenta a concepção durkheimiana.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Considerando a relação entre a educação e a sociedade, o item apresentado afirma que a educação única e universal, independente das estruturas sociais, é a premissa da concepção durkheimiana. No entanto, essa afirmação está incorreta, conforme o gabarito indica como "ERRADO".
Émile Durkheim, um dos fundadores da sociologia moderna, defendia que a educação é um fenômeno social profundamente influenciado pelas estruturas e necessidades da sociedade em que está inserida. Para ele, a educação não é universal ou desvinculada do contexto social, mas sim um mecanismo de reprodução dos valores, normas e conhecimentos necessários para a manutenção da coesão social. Portanto, a ideia de uma educação única e universal, sem determinação pelas estruturas sociais, contradiz a perspectiva durkheimiana.
Durkheim via a educação como um instrumento de socialização, adaptando os indivíduos ao meio social específico em que vivem. Cada sociedade, segundo ele, possui demandas e características próprias, e a educação deve refletir essas particularidades. Assim, a concepção durkheimiana não pressupõe uma educação indistinta, mas sim uma formação moldada pelas condições e exigências do grupo social.
Questão 72
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de
sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social.
Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares,
a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem
hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o
respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento
formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de
aprendizagem e interação.
A relação professor-aluno é o principal elemento favorecedor da construção do conhecimento por ambos os atores, no ambiente organizado da sala de aula, na perspectiva das relações interpessoais.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
A relação professor-aluno é o principal elemento favorecedor da construção do conhecimento por ambos os atores, no ambiente organizado da sala de aula, na perspectiva das relações interpessoais.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 73
Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.
Max Weber considerava que as práticas pedagógicas, como fato social, são determinadas pela estrutura social em vez de por decisões arbitrárias de educadores.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.
Max Weber considerava que as práticas pedagógicas, como fato social, são determinadas pela estrutura social em vez de por decisões arbitrárias de educadores.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E).
Questão 74
Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.
Para Talcott Parsons, a igualdade de oportunidades no início da escolarização e a neutralidade própria do sistema público de ensino são princípios que sustentam a relação entre educação e sociedade.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.
Para Talcott Parsons, a igualdade de oportunidades no início da escolarização e a neutralidade própria do sistema público de ensino são princípios que sustentam a relação entre educação e sociedade.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 75
Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.
Pierre Bourdieu propõe a superação do objetivismo estruturalista e do subjetivismo interacionista por meio de um construtivismo estruturalista.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.
Pierre Bourdieu propõe a superação do objetivismo estruturalista e do subjetivismo interacionista por meio de um construtivismo estruturalista.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 76
Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.
Para Karl Marx, a educação transita entre dois polos: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.
Para Karl Marx, a educação transita entre dois polos: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 77
Enquanto o liberalismo político clássico colocou a educação entre os direitos do homem e do cidadão, o neoliberalismo, segundo Tomás Tadeu da Silva (GENTILI & SILVA, 1995, p. 21), promove uma regressão da esfera pública, à medida que aborda a escola no âmbito do mercado e das técnicas de gerenciamento, esvaziando assim o conteúdo político da cidadania, substituindo-o pelos direitos do consumidor. A educação não vem mais sendo vista como direito social, mas como prestação de serviço, em decorrência
- A)de políticas públicas educacionais consistentes.
- B)da abertura para o engajamento dos profissionais da educação na formulação das políticas educacionais de forma ascendente.
- C)da concepção de escola enquanto espaço para a transmissão do conhecimento historicamente construído.
- D)das Reformas Educacionais orientadas por órgãos internacionais como o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio.
- E)da ampliação da obrigatoriedade do ensino para toda a educação básica.
A alternativa correta é D)
O texto apresentado aborda a transformação da concepção de educação no contexto das mudanças políticas e econômicas, destacando a transição do liberalismo clássico para o neoliberalismo. Segundo a análise de Tomás Tadeu da Silva, referenciada por Gentili e Silva (1995), o neoliberalismo promove uma regressão da esfera pública ao tratar a educação como uma mercadoria, inserida na lógica de mercado e submetida a técnicas de gerenciamento. Essa perspectiva esvazia o caráter político da cidadania, substituindo-o pela noção de direitos do consumidor.
Nesse cenário, a educação deixa de ser compreendida como um direito social e passa a ser vista como um serviço prestado. Essa mudança está diretamente associada às reformas educacionais impulsionadas por organismos internacionais, como o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio, que defendem a privatização e a descentralização da educação, alinhando-a aos interesses do mercado. Portanto, a alternativa correta é a D), pois reflete a influência dessas instituições na reconfiguração das políticas educacionais em moldes neoliberais.
As demais alternativas não correspondem à crítica apresentada no texto: a alternativa A) menciona políticas públicas consistentes, o que contradiz a ideia de esvaziamento da esfera pública; a B) fala de engajamento dos profissionais, algo não abordado no excerto; a C) refere-se à escola como transmissora de conhecimento, um aspecto não relacionado à mercantilização da educação; e a E) trata da ampliação da obrigatoriedade do ensino, um tema distinto da discussão central sobre neoliberalismo e mercado.
Questão 78
De um modo geral, nações como Singapura e Japão, apresentam desempenho escolar superior a muitos países com economias também muito desenvolvidas, como é o caso, por exemplo, dos EUA. Algumas variáveis ? maior tempo dedicado ao ensino, organização do espaço centralizada na aprendizagem de todos, lição de casa regularmente passada e corrigida, maior uso de material concreto e de laboratório ? foram identificadas, por alguns autores, como responsáveis pelo maior sucesso acadêmico de alunos. No entanto, como nenhum padrão foi encontrado, há aqueles que recomendam cautela na leitura desses dados, uma vez que
- A)as variáveis acima mencionadas estão longe de configurar uma explicação convincente acerca do desempenho escolar encontrado.
- B)o processo de ensino e aprendizagem é complexo, sugerindo que as razões do sucesso escolar devem ser também buscadas em cada sociedade.
- C)o papel relativo da interdependência de alunos ? e deles com seus professores ? merece estudo mais aprofundado.
- D)a cultura de alguns países explica o bom rendimento escolar de seus alunos, por oferecer aos professores bons salários e boas condições de trabalho.
- E)o bom rendimento escolar dos alunos está, essencialmente, ligado à gestão pedagógica e ao envolvimento do gestor com os problemas da escola.
A alternativa correta é B)
O desempenho escolar superior de países como Singapura e Japão em comparação a outras nações economicamente desenvolvidas, como os Estados Unidos, tem sido objeto de estudo e debate. Alguns fatores, como maior tempo dedicado ao ensino, organização centralizada na aprendizagem, lição de casa regular e uso de materiais concretos, são frequentemente apontados como possíveis explicações para esse sucesso acadêmico. No entanto, a ausência de um padrão claro entre esses elementos sugere que a realidade é mais complexa do que uma simples relação de causa e efeito.
A alternativa correta, B), destaca que o processo de ensino e aprendizagem é multifacetado e que as razões para o sucesso escolar devem ser analisadas dentro do contexto específico de cada sociedade. Isso significa que não há uma fórmula única ou universal para explicar o desempenho educacional, pois fatores culturais, históricos e sociais desempenham um papel crucial na forma como os sistemas educacionais funcionam e como os alunos aprendem.
Embora as outras alternativas apresentem elementos relevantes — como a necessidade de estudos mais aprofundados sobre a interdependência entre alunos e professores (C), a influência da cultura e das condições de trabalho dos docentes (D), ou a importância da gestão pedagógica (E) —, nenhuma delas captura a complexidade do fenômeno de maneira tão abrangente quanto a alternativa B). A educação é um processo dinâmico e contextual, e seu sucesso depende de uma combinação de fatores que variam de acordo com as particularidades de cada sociedade.
Questão 79
Criador da sociologia da educação, autor de uma teoria que se opõe vivamente ao idealismo, corrente segundo a qual a sociedade é formada pelo ‘espírito’ ou ‘consciência’ humana, Durkheim acreditava que a educação exerce um papel fundamental na construção social do humano, ao permitir que os indivíduos assimilem uma série de normas e princípios elaborados coletivamente para orientar sua conduta. Nesse sentido, postulava que
- A)as características pessoais produzem o desenvolvimento coletivo.
- B)a sociedade é um produto da educação.
- C)o homem é um produto da sociedade.
- D)o pensamento racional é fruto da escolaridade.
- E)o foco da educação é promover o autoconceito do aluno.
A alternativa correta é C)
Criador da sociologia da educação, autor de uma teoria que se opõe vivamente ao idealismo, corrente segundo a qual a sociedade é formada pelo 'espírito' ou 'consciência' humana, Durkheim acreditava que a educação exerce um papel fundamental na construção social do humano, ao permitir que os indivíduos assimilem uma série de normas e princípios elaborados coletivamente para orientar sua conduta. Nesse sentido, postulava que
- A)as características pessoais produzem o desenvolvimento coletivo.
- B)a sociedade é um produto da educação.
- C)o homem é um produto da sociedade.
- D)o pensamento racional é fruto da escolaridade.
- E)o foco da educação é promover o autoconceito do aluno.
O gabarito correto é C).
Questão 80
Questões como “que educação se quer, que tipo de cidadão se deseja e para qual projeto de sociedade?” (GADOTTI, 1994, P. 42) devem nortear a elaboração
- A)do Plano Nacional de Educação.
- B)da Matriz do SAEB.
- C)do plano de Curso.
- D)do Plano de Ensino dos Docentes.
- E)da Gestão Democrática da Escola.
A alternativa correta é A)
O trecho apresentado destaca questões fundamentais que devem orientar a construção de políticas educacionais, conforme apontado por Gadotti (1994). Entre as alternativas fornecidas, a que melhor se alinha com esse direcionamento é a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), representada pela opção A).
O PNE é um documento de grande abrangência, que estabelece metas e estratégias para a educação em nível nacional, refletindo justamente sobre o tipo de educação desejada, o perfil de cidadão a ser formado e o projeto de sociedade que se pretende construir. Enquanto as demais alternativas — como a Matriz do SAEB, o plano de curso, o plano de ensino ou a gestão democrática — são importantes em seus respectivos âmbitos, elas possuem escopos mais específicos e não abarcam a dimensão macro pretendida pela citação.
Portanto, a resposta correta é A) do Plano Nacional de Educação, pois esse instrumento é o que melhor incorpora as reflexões propostas por Gadotti, direcionando a educação em uma perspectiva nacional e de longo prazo.