Questões Sobre Aspectos Sociológicos da Educação - Pedagogia - concurso
Questão 81
É prática comum no País, a cada início de ano, os alunos receberem uma lista de material escolar para serem apresentados no primeiro dia de aula, sem que se considere a possibilidade de sua aquisição pelas famílias. Em certa escola, diante do fato de que muitas famílias não providenciaram todo o material solicitado, os professores afirmaram que sem ele era impossível trabalhar! Ao aceitar de imediato a impossibilidade de interferir nas desigualdades sociais presentes na escola, o professor está, fundamentalmente,
- A)defendendo seus direitos e os dos alunos, além de boas condições de ensino e aprendizagem.
- B)cobrando do poder público sua responsabilidade em prover condições materiais de estudo a todos.
- C)eximindo-se de buscar alternativas pedagógicas emergenciais e reforçando a segregação educacional.
- D)agindo de modo a despertar a consciência política dos alunos e da comunidade escolar.
- E)atento à realidade social dos alunos, que limita o alcance da escolarização.
A alternativa correta é C)
O cenário descrito revela uma problemática recorrente no sistema educacional brasileiro: a falta de sensibilidade diante das desigualdades sociais que permeiam a realidade escolar. A postura dos professores, ao afirmarem que sem o material solicitado é "impossível trabalhar", demonstra uma visão limitada e pouco criativa sobre o processo de ensino-aprendizagem, reforçando a segregação educacional em vez de combatê-la.
A alternativa correta (C) aponta justamente para essa falha pedagógica. Ao não buscar alternativas emergenciais ou adaptações que contemplem as condições reais dos alunos, os educadores acabam por naturalizar as desigualdades, como se fossem barreiras intransponíveis para a educação. Essa atitude, embora possa parecer uma defesa de padrões de qualidade (alternativa A), na verdade ignora o princípio fundamental da educação inclusiva.
Vale destacar que a questão não trata simplesmente de cobrar do poder público (alternativa B) - embora essa seja uma necessidade constante -, mas sim da capacidade do educador em lidar com adversidades imediatas. Da mesma forma, não se configura como uma ação conscientizadora (alternativa D), pois parte de uma premissa excludente. Apesar de reconhecer a realidade social (alternativa E), a postura descrita não busca superá-la pedagogicamente.
Portanto, a resposta correta é mesmo a C, pois evidencia como a falta de flexibilidade pedagógica pode perpetuar mecanismos de exclusão dentro da escola, em vez de promover estratégias que garantam o direito à aprendizagem para todos, independentemente de suas condições materiais.
Questão 82
A frase que melhor expressa uma concepção crítica sobre a relação entre sociedade e escola é:
- A)A educação é a alavanca do desenvolvimento e do progresso e, com investimentos adequados, pode ser responsável por um país melhor.
- B)A educação é uma atividade socialmente neutra, imparcial e seu caráter apolítico lhe confere autonomia para formar os jovens que vão construir a nação.
- C)A escola reproduz a desigualdade social e, sem dar espaço para transformações, instrumentaliza as elites em detrimento do povo.
- D)A escola é conservadora e inovadora ao mesmo tempo, o que permite aos educadores realizarem um trabalho político-pedagógico relevante socialmente.
- E)A educação tem um papel político-pedagógico relevante, que não se concretiza por apoiar seus projetos em propostas partidárias.
A alternativa correta é D)
A frase que melhor expressa uma concepção crítica sobre a relação entre sociedade e escola é:
- A) A educação é a alavanca do desenvolvimento e do progresso e, com investimentos adequados, pode ser responsável por um país melhor.
- B) A educação é uma atividade socialmente neutra, imparcial e seu caráter apolítico lhe confere autonomia para formar os jovens que vão construir a nação.
- C) A escola reproduz a desigualdade social e, sem dar espaço para transformações, instrumentaliza as elites em detrimento do povo.
- D) A escola é conservadora e inovadora ao mesmo tempo, o que permite aos educadores realizarem um trabalho político-pedagógico relevante socialmente.
- E) A educação tem um papel político-pedagógico relevante, que não se concretiza por apoiar seus projetos em propostas partidárias.
O gabarito correto é D.
Questão 83
Sacristán (2000), em seus estudos, aponta que o currículo é um dos conceitos mais potentes, estrategicamente falando, para analisar como a prática se sustenta e se expressa de forma peculiar dentro de um contexto escolar. O interesse pelo currículo segue paralelo com o interesse por conseguir um conhecimento mais penetrante sobre a realidade escolar. O autor define currículo como projeto seletivo de cultura, condicionado cultural, social, política e administrativamente, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condições da escola tal como se acha configurada.
Uma escola de Ciclo II do Ensino Fundamental apresenta alto índice de fracasso escolar e seus professores queixam-se constantemente do desinteresse dos alunos, da indisciplina na sala de aula, das agressões entre os alunos e da dificuldade de desenvolver seu trabalho nesse contexto.
O Supervisor de Ensino, considerando suas funções e competências (Jornal APASE, junho 2002) e tendo em vista as afirmações de Sacristán (2000), diante da situação da escola, deve
- A)ponderar que as queixas apresentadas podem ser indicadores de que a escola encontra dificuldades no desenvolvimento do currículo e cobrar do Diretor, pela competência, a solução para o problema, pois se trata do modo como as ações pedagógicas se desenvolvem dentro da unidade escolar.
- B)descartar dificuldades no desenvolvimento curricular, pois o problema é disciplinar, decorrente da realidade social daquela comunidade, cuja solução a equipe escolar deve buscar estabelecendo parceria com o Conselho Tutelar e a Promotoria da Criança e do Adolescente.
- C)observar no fato relatado um indicador de que a escola não consegue desenvolver adequadamente o seu currículo. Levar o problema ao Dirigente Regional de Ensino a quem cabe oficiar à Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, órgão responsável para estudar e encaminhar alternativas de solução para a escola.
- D)considerar a indisciplina dos alunos como indicador de que a equipe escolar tem dificuldades no desenvolvimento do currículo, e subsidiar a equipe de gestão na identificação das causas do problema, articulando, com a Oficina Pedagógica, um processo de formação continuada, se essa ação se mostrar necessária.
- E)considerar que o problema de indisciplina dos alunos aponta a falta de apoio dos pais à escola, portanto, cabe orientar a direção da escola para que promova reuniões com os pais ou responsáveis, fale das dificuldades e peça que pressionem seus filhos a estudar, pois só assim a escola pode alcançar resultados.
A alternativa correta é D)
O texto apresentado aborda a relação entre o currículo escolar e os desafios enfrentados por uma escola de Ciclo II do Ensino Fundamental, marcada por alto índice de fracasso escolar, desinteresse dos alunos, indisciplina e agressões. Diante desse cenário, o Supervisor de Ensino, com base nas reflexões de Sacristán (2000) e considerando suas atribuições, deve adotar uma postura que vá além da simples cobrança de soluções ou da culpabilização de fatores externos, como a realidade social ou a falta de apoio familiar.
Sacristán (2000) destaca o currículo como um projeto seletivo de cultura, influenciado por condicionantes culturais, sociais, políticos e administrativos. Essa perspectiva sugere que os problemas enfrentados pela escola podem estar relacionados à forma como o currículo é desenvolvido, ou seja, como os conteúdos e as práticas pedagógicas são selecionados, organizados e aplicados no cotidiano escolar. A indisciplina e o desinteresse dos alunos, portanto, podem ser sintomas de uma inadequação curricular, que não dialoga com as necessidades e realidades dos estudantes.
Dentre as alternativas apresentadas, a opção D) é a mais coerente com essa análise. Ela propõe que o Supervisor de Ensino reconheça a indisciplina como um indicador de dificuldades no desenvolvimento do currículo e atue de forma colaborativa com a equipe gestora, identificando as causas do problema e articulando ações formativas, como a formação continuada em parceria com a Oficina Pedagógica. Essa abordagem evita a simplificação do problema, que não pode ser reduzido apenas a questões disciplinares ou à falta de envolvimento familiar, como sugerem outras alternativas.
As demais opções apresentam limitações: a alternativa A) transfere a responsabilidade exclusivamente para o Diretor, sem propor um trabalho coletivo; a B) ignora a dimensão curricular, atribuindo o problema apenas a fatores externos; a C) burocratiza a solução, delegando-a a instâncias superiores; e a E) culpa os pais, sem considerar a necessidade de revisão das práticas pedagógicas. Portanto, a alternativa D) é a que melhor reflete uma atitude crítica, propositiva e articuladora por parte do Supervisor de Ensino, alinhada com a compreensão do currículo como eixo central da transformação escolar.
Questão 84
Souza, Paulo Renato (2005), escrevendo sobre a importância das Parcerias Público-Privadas na Educação, das quais cita como exemplar o Comunidade Solidária, aponta que o trabalho realizado nesse setor gerou a produção de novas tecnologias de gestão social, como ferramenta que potencializa o desempenho de programas e projetos sociais. Afirma que o único critério legítimo para definir as formas de relacionamento entre governo e sociedade é
- A)a defesa do interesse público.
- B)a legalidade constitucional.
- C)a retribuição, aos eleitores, da confiança posta no voto que elegeu o governo.
- D)a ampliação da participação da sociedade civil, organizada ou não.
- E)a consolidação das alianças partidárias, artífices da moderna democracia.
A alternativa correta é A)
No estudo das Parcerias Público-Privadas (PPPs) na educação, Paulo Renato Souza (2005) destaca o programa Comunidade Solidária como um exemplo bem-sucedido de colaboração entre o Estado e a iniciativa privada. Segundo o autor, essa parceria não apenas promoveu avanços na gestão social, mas também incentivou o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a eficiência de projetos e programas sociais.
Um dos pontos centrais da análise de Souza é a definição dos critérios que devem nortear a relação entre governo e sociedade. Entre as alternativas apresentadas, ele defende que o interesse público deve ser o princípio fundamental que orienta essa interação. Isso significa que todas as ações e políticas devem priorizar o bem comum, acima de interesses partidários, eleitorais ou mesmo de grupos organizados da sociedade civil.
Embora outras opções, como a legalidade constitucional ou a participação social, sejam relevantes, o autor reforça que a defesa do interesse público é o parâmetro mais legítimo para avaliar e estruturar essas parcerias. Essa perspectiva assegura que os recursos e esforços sejam direcionados para atender às necessidades da população de forma transparente e eficaz.
Portanto, a alternativa correta, conforme indicado no gabarito, é a letra A) a defesa do interesse público, pois reflete o princípio essencial que deve guiar as relações entre Estado e sociedade no contexto das PPPs educacionais.
Questão 85
Ao discorrer sobre os desafios da educação no Brasil, Schwartzman, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2005, afirma, entre outros fatos, que
- A)os gastos brasileiros em educação, em porcentagem do PIB, são menores do que os da Argentina e do Chile.
- B)existe uma importante concordância entre os números do censo escolar do MEC e os da PNAD/IBGE relativos ao Ensino Fundamental.
- C)a má qualidade da educação brasileira afeta a todos os alunos da mesma maneira.
- D)nas economias avançadas, somente um segmento do mercado de trabalho requer competências especializadas.
- E)o acesso ao Ensino Fundamental, dos sete aos dez anos de idade, continua sendo um problema importante.
A alternativa correta é D)
Ao analisar as afirmações sobre os desafios da educação no Brasil com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2005, conforme apresentado por Schwartzman, é possível identificar que a alternativa correta é a letra D).
A opção D afirma que "nas economias avançadas, somente um segmento do mercado de trabalho requer competências especializadas". Essa afirmação está alinhada com a ideia de que, em países desenvolvidos, embora haja uma demanda por profissionais altamente qualificados em setores específicos, grande parte das ocupações não exige formação especializada, diferentemente do que ocorre em economias em desenvolvimento, onde a falta de qualificação pode ser um obstáculo mais generalizado.
As demais alternativas apresentam informações incorretas ou imprecisas:
- A) Os gastos brasileiros em educação, como porcentagem do PIB, na verdade, são comparáveis ou até superiores aos de países como Argentina e Chile em determinados períodos.
- B) Há divergências conhecidas entre os dados do censo escolar do MEC e os da PNAD/IBGE, especialmente em relação ao Ensino Fundamental.
- C) A má qualidade da educação no Brasil não afeta todos os alunos igualmente, pois há disparidades regionais e socioeconômicas significativas.
- E) O acesso ao Ensino Fundamental para crianças de sete a dez anos não é o principal problema, já que a cobertura nessa faixa etária é relativamente alta.
Portanto, a alternativa D é a única que reflete corretamente uma análise consistente com os dados e o contexto educacional discutido por Schwartzman.
Questão 86
Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento
estratégico, tático e operacional.
As decisões estabelecidas no nível operacional são eminentemente de dimensão técnica, enquanto, no nível estratégico, elas são de cunho político-social.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento estratégico, tático e operacional.
As decisões estabelecidas no nível operacional são eminentemente de dimensão técnica, enquanto, no nível estratégico, elas são de cunho político-social.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 87
Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento
estratégico, tático e operacional.
No nível operacional, o grau de incerteza é bastante elevado em função das suas características de tempo e amplitude.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O planejamento organizacional pode ser dividido em três níveis distintos: estratégico, tático e operacional. Cada um desses níveis possui características específicas em relação ao tempo, amplitude e grau de incerteza envolvido.
No nível operacional, as decisões são focadas em atividades de curto prazo, com escopo limitado e alto grau de detalhamento. Diferentemente do que afirma o item em questão, o grau de incerteza neste nível não é elevado, justamente por se tratar de ações imediatas, repetitivas e bem definidas, com pouca margem para variações.
O erro do item está em associar um alto grau de incerteza ao planejamento operacional. Na verdade, a incerteza é maior nos níveis estratégico e tático, onde as decisões abrangem horizontes temporais mais longos e envolvem fatores externos menos previsíveis.
Portanto, a afirmação de que "No nível operacional, o grau de incerteza é bastante elevado em função das suas características de tempo e amplitude" está errada, conforme indicado pelo gabarito E).
Questão 88
À luz dos pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens
seguintes.
Na etapa de montagem institucional, a participação da população a ser pesquisada ou de seus representantes é dispensável, pois é um momento de organização exclusiva dos pesquisadores.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
À luz dos pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens seguintes.
O item afirma que "Na etapa de montagem institucional, a participação da população a ser pesquisada ou de seus representantes é dispensável, pois é um momento de organização exclusiva dos pesquisadores." e apresenta as alternativas:
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO, pois a pesquisa participante pressupõe justamente o envolvimento ativo da comunidade ou população estudada em todas as etapas do processo investigativo, incluindo a fase de montagem institucional. A exclusão dos participantes nessa etapa contraria os princípios fundamentais dessa abordagem metodológica, que valoriza a colaboração e o diálogo entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa.
Questão 89
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Os conselhos não devem ser utilizados como substitutos da democracia representativa nem da participação popular direta em relação ao Poder Executivo.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens subsequentes quanto aos mecanismos de participação.
Os conselhos não devem ser utilizados como substitutos da democracia representativa nem da participação popular direta em relação ao Poder Executivo.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C.
Questão 90
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Por seu caráter de pluralidade, o orçamento participativo é considerado um exemplo da concepção revolucionária de participação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Julgue os itens subsequentes quanto aos mecanismos de participação.
Por seu caráter de pluralidade, o orçamento participativo é considerado um exemplo da concepção revolucionária de participação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E) ERRADO.