Para o desenvolvimento de um projeto de educação voltado para uma aprendizagem consistente e significativa, garantidora do desenvolvimento cognitivo, pessoal e social das crianças e jovens, é necessário um professor, EXCETO:
Para o desenvolvimento de um projeto de educação voltado para uma aprendizagem consistente e significativa, garantidora do desenvolvimento cognitivo, pessoal e social das crianças e jovens, é necessário um professor, EXCETO:
- A)Reflexivo, capaz de assumir uma dimensão de autoria, de produção, de autonomia.
- B)Disposto a enfrentar os desafios da tarefa de ensinar, criando e recriando formas de intervenção didática, para que os alunos avancem na aprendizagem.
- C)Detentor de uma competência fundamental – crítica, propositiva – e não apenas instrumental.
- D)Que pensa, age e toma decisões, baseando apenas na prática.
- E)Organizador, de situações de aprendizagem – estimulador, instigador, desafiador, interrogador, esclarecedor e orientador do aluno no processo de elaboração e apropriação do conhecimento.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Análise das características docentes para uma aprendizagem significativa
O desenvolvimento de um projeto educacional eficaz requer docentes com qualidades específicas que promovam o crescimento integral dos alunos. A alternativa D) apresenta uma limitação incompatível com a educação de qualidade, pois sugere que o professor deve basear suas ações apenas na prática, excluindo a reflexão teórica e a fundamentação pedagógica.
As demais alternativas descrevem atributos essenciais:
- A) A autoria e autonomia permitem adaptações criativas ao contexto educacional
- B) A capacidade de inovação didática é crucial para superar desafios de aprendizagem
- C) O pensamento crítico e propositivo vai além da mera aplicação de técnicas
- E) O papel de mediador ativo no processo de construção do conhecimento
A opção incorreta (D) revela uma visão reducionista da docência, ignorando a necessidade de articular teoria e prática, pesquisa e ação, fundamentos que caracterizam o profissional reflexivo na educação contemporânea.
Deixe um comentário