Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sentir as emoções, transmitir vontades, decidir sobre o que quer fazer e explorar as potencialidades com vigor são mensagens emitidas pelos alunos por meio dos movimentos corporais. Mattos e Neira. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000, p. 15. A menção no texto sobre o ser corporal, aquele que pensa, age, sente e se comunica pelos gestos e expressões deve predominar na escola sobre o ter e poder corporal, aquele que simplesmente executa o movimento. Acerca da característica dessa relação de dominância, assinale a opção correta.

Sentir as emoções, transmitir vontades, decidir sobre o que quer fazer e explorar as potencialidades com vigor são mensagens emitidas pelos alunos por meio dos movimentos corporais.

Mattos e Neira. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000, p. 15.

A menção no texto sobre o ser corporal, aquele que pensa, age, sente e se comunica pelos gestos e expressões deve predominar na escola sobre o ter e poder corporal, aquele que simplesmente executa o movimento. Acerca da característica dessa relação de dominância, assinale a opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O texto apresentado aborda a importância do movimento corporal como forma de expressão e comunicação, destacando que, no contexto escolar, o "ser corporal" deve prevalecer sobre o "ter e poder corporal". Essa perspectiva valoriza a dimensão subjetiva e afetiva do movimento, em contraste com uma visão meramente instrumental ou performática.

A questão proposta explora essa relação de dominância, apresentando quatro alternativas. A resposta correta, conforme o gabarito, é a letra C), que afirma: "A corrida no pega-pega contextualizado na perseguição e fuga deve predominar sobre a corrida de doze minutos (teste de Cooper)". Essa escolha se justifica porque o pega-pega envolve elementos lúdicos, interação social e expressão emocional, características do "ser corporal". Já o teste de Cooper está mais associado à performance física e à mensuração de resultados, aspectos relacionados ao "ter e poder corporal".

As demais alternativas não refletem adequadamente a dominância do "ser" sobre o "ter e poder". As opções A), B) e D) priorizam aspectos quantitativos, técnicos ou comparativos do movimento, desconsiderando a dimensão expressiva e comunicativa que o texto original valoriza.

Portanto, a alternativa C) é a que melhor representa a ideia de que, na educação física escolar, deve-se privilegiar os movimentos que expressam emoções, vontades e potencialidades, em detrimento daqueles que se limitam à execução mecânica ou à busca de resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *