Uma escola que ofereça qualidade a todos, que possibilite uma formação básica sólida, necessária às exigências sociais, poderá resgatar o sentido emancipatório da ação educativa, tão urgente e necessário para a formação qualificada da cidadania. Ao assimilarem essas necessidades e influências, os estudantes tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Tais influências manifestam-se por meio de:
Uma escola que ofereça qualidade a todos, que possibilite uma formação básica sólida, necessária às exigências sociais, poderá resgatar o sentido emancipatório da ação educativa, tão urgente e necessário para a formação qualificada da cidadania. Ao assimilarem essas necessidades e influências, os estudantes tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Tais influências manifestam-se por meio de:
- A)Políticas, experiências, valores, modos de agir e costumes que devem ser mantidos pelas novas gerações.
- B)Experiências assistemáticas em instituições escolares a fim de manter a sociedade brasileira com seus costumes, valores e crenças.
- C)Conhecimentos, experiências, valores, modos de agir e costumes acumulados por muitas gerações, recriados e ressignificados pelas novas gerações.
- D)Processos formativos espontâneos que devem assegurar os valores e práticas de manutenção da sociedade.
- E)Ações não-intencionais, ou seja, àquelas exercidas no meio social e no ambiente em que o indivíduo circula.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Uma escola que ofereça qualidade a todos, possibilitando uma formação básica sólida e atendendo às exigências sociais, tem o poder de resgatar o sentido emancipatório da ação educativa. Essa abordagem é essencial para a formação de uma cidadania qualificada, capaz de intervir de maneira ativa e transformadora no meio social. Ao assimilarem conhecimentos, experiências e valores, os estudantes não apenas reproduzem, mas também recriam e ressignificam o legado das gerações anteriores.
Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a que melhor representa esse processo dinâmico e crítico. Ela destaca a importância dos conhecimentos, valores e costumes acumulados historicamente, que são reinterpretados e adaptados pelas novas gerações. Diferentemente das outras alternativas, que sugerem uma manutenção estática ou ações não-intencionais, a alternativa C) reconhece a capacidade dos indivíduos de transformar e dar novos significados ao que herdaram.
Portanto, a educação deve ser um espaço de construção crítica, onde os estudantes não apenas absorvem informações, mas também desenvolvem a capacidade de questionar, inovar e contribuir para a evolução da sociedade. Essa visão reforça o papel da escola como agente de emancipação e transformação social.
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