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Uma escola que ofereça qualidade a todos, que possibilite uma formação básica sólida, necessária às exigências sociais, poderá resgatar o sentido emancipatório da ação educativa, tão urgente e necessário para a formação qualificada da cidadania. Ao assimilarem essas necessidades e influências, os estudantes tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Tais influências manifestam-se por meio de:

Uma escola que ofereça qualidade a todos, que possibilite uma formação básica sólida, necessária às exigências sociais, poderá resgatar o sentido emancipatório da ação educativa, tão urgente e necessário para a formação qualificada da cidadania. Ao assimilarem essas necessidades e influências, os estudantes tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Tais influências manifestam-se por meio de:

Resposta:

A alternativa correta é C)

Uma escola que ofereça qualidade a todos, possibilitando uma formação básica sólida e atendendo às exigências sociais, tem o poder de resgatar o sentido emancipatório da ação educativa. Essa abordagem é essencial para a formação de uma cidadania qualificada, capaz de intervir de maneira ativa e transformadora no meio social. Ao assimilarem conhecimentos, experiências e valores, os estudantes não apenas reproduzem, mas também recriam e ressignificam o legado das gerações anteriores.

Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a que melhor representa esse processo dinâmico e crítico. Ela destaca a importância dos conhecimentos, valores e costumes acumulados historicamente, que são reinterpretados e adaptados pelas novas gerações. Diferentemente das outras alternativas, que sugerem uma manutenção estática ou ações não-intencionais, a alternativa C) reconhece a capacidade dos indivíduos de transformar e dar novos significados ao que herdaram.

Portanto, a educação deve ser um espaço de construção crítica, onde os estudantes não apenas absorvem informações, mas também desenvolvem a capacidade de questionar, inovar e contribuir para a evolução da sociedade. Essa visão reforça o papel da escola como agente de emancipação e transformação social.

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