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Questões Sobre Concepções de Educação Infantil - Pedagogia - concurso

Questão 1

A criança desde o seu nascimento está imersa em um
universo cultural em que conhecimentos matemáticos
são parte integrante. Estes impregnam suas vivências e
desde muito pequenas elas participam de uma série de
situações envolvendo números, relações entre
quantidades, noções sobre o espaço, atenção dada à
matemática na educação infantil ao longo do tempo não
tem seguido uma orientação única. No entanto, a
matemática estando explicita ou implicitamente presente
na educação infantil, é reconhecida como importante para o desenvolvimento da criança pequena. As crianças
precisam recorrer a contagem para resolver seus
problemas do dia-a-dia como, por exemplo: conferir suas
figurinhas, repartir as balas entre amigos, mostrar com
os dedos a sua idade, manipular o dinheiro e operar com
ele, também observa o espaço ao seu redor e, aos
poucos vai organizando seus deslocamentos. Os
avanços na pesquisa sobre desenvolvimento e
aprendizagem, bem como os novos conhecimentos a
respeito da didática da Matemática, permitiram
vislumbrar novos caminhos no trabalho com a criança
pequena.

De acordo com o contexto apresentado assinale a
alternativa CORRETA:

  • A)Ao se trabalhar com conhecimentos matemáticos, como com o sistema de numeração, medidas, espaço e formas, etc., por meio da resolução de problemas, as crianças estarão aptas ao desenvolvendo sua capacidade de argumentar.
  • B)As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais, etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados, assim crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente.
  • C)Às noções matemáticas abordadas na educação infantil correspondem apenas a brincadeiras e jogos, principalmente aqueles classificados como de construção e de regras para serem empregados no espaço escolar apenas.
  • D)Nenhuma das alternativas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A criança desde o seu nascimento está imersa em um universo cultural em que conhecimentos matemáticos são parte integrante. Estes impregnam suas vivências e desde muito pequenas elas participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre o espaço. A atenção dada à matemática na educação infantil ao longo do tempo não tem seguido uma orientação única. No entanto, a matemática, estando explícita ou implicitamente presente na educação infantil, é reconhecida como importante para o desenvolvimento da criança pequena.

As crianças precisam recorrer à contagem para resolver seus problemas do dia a dia, como conferir suas figurinhas, repartir balas entre amigos, mostrar com os dedos a sua idade, manipular dinheiro e operar com ele. Também observam o espaço ao seu redor e, aos poucos, vão organizando seus deslocamentos. Os avanços na pesquisa sobre desenvolvimento e aprendizagem, bem como os novos conhecimentos a respeito da didática da Matemática, permitiram vislumbrar novos caminhos no trabalho com a criança pequena.

De acordo com o contexto apresentado, a alternativa correta é:

  • B) As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais, etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados. Assim, crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente.

Questão 2

No que diz respeito à Arte na Educação Infantil o
Referencial Curricular para Educação Infantil (RCNEI) diz
que: […] tal como a música, as Artes Visuais são
linguagens, e, portanto uma das formas importantes de
expressão e comunicação humanas, o que, por si só,
justifica sua presença no contexto da educação, de um
modo geral, e na Educação Infantil, particularmente.
(BRASIL, 1998c, p.85) De acordo com as propostas
pedagógicas da educação infantil devem-se respeitar
princípios estéticos, voltando-se para diferentes
manifestações artísticas e culturais que considerem a
diversidade cultural, religiosa, étnica, econômica e social
do país. A dimensão lúdica e a dimensão estética são
condições fundamentais para a formação humana, e
assim ter um olhar diferenciado sobre as produções
artísticas das crianças da Educação Infantil, percebendoa
como uma manifestação de seu desenvolvimento
cognitivo e afetivo pode ser um diferencial deste
segmento educacional.

I-As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular
na educação da primeira infância devem reconhecer e
promover a imersão das crianças em diferentes linguagens e
favorecer o domínio paulatino de vários gêneros e formas de
expressão, bem como vivências com outras crianças e grupos
culturais.
II-É importante garantir ambientes em que sejam respeitadas
as especificidades das crianças na educação infantil, bem
como, dos saberes que elas portam quando chegam às
creches e pré-escolas e aqueles que constroem durante o
tempo de permanência nesses espaços.
III-É importante também que as salas de aula sejam
organizadas de forma adequada às crianças, tornando-se
ambientes prazerosos e agradáveis, que valorizem a
criatividade e a espontaneidade dos educandos, essas são
condições importantes para que as crianças possam, por
meio de situações pedagógicas dirigidas, desenvolverem-se
em suas múltiplas potencialidades – corporais, afetivas,
emocionais, estéticas e éticas.
IV-Detectar os conhecimentos prévios das crianças não é
tarefa do professor isso implica que o professor estabeleça
estratégias didáticas próprias, para desenvolver as atividades
cotidianas.

Mediante o exposto assinale a alternativa CORRETA:

  • A)São verdadeiras II e IV apenas
  • B)São verdadeiras II e III apenas.
  • C)São verdadeiras I, II e III apenas.
  • D)Nenhuma das alternativas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O Referencial Curricular para Educação Infantil (RCNEI) destaca a importância das Artes Visuais como linguagem essencial para a expressão e comunicação humana, especialmente no contexto da Educação Infantil. Segundo o documento, a arte deve ser valorizada como meio de promover a diversidade cultural, religiosa, étnica e social, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças. Nesse sentido, as práticas pedagógicas devem ser planejadas para respeitar as especificidades infantis, incentivando a criatividade e a interação em ambientes acolhedores.

Analisando as afirmações apresentadas, verifica-se que:

I – Correta. As práticas pedagógicas devem, de fato, reconhecer e promover a imersão das crianças em diferentes linguagens artísticas e culturais, favorecendo sua expressão e interação social.

II – Correta. É fundamental que os ambientes educacionais respeitem os saberes prévios das crianças e suas construções ao longo do processo de aprendizagem.

III – Correta. A organização das salas de aula deve priorizar um clima prazeroso e estimulante, onde a criatividade e a espontaneidade sejam valorizadas, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.

IV – Incorreta. Ao contrário do que afirma a alternativa, detectar os conhecimentos prévios das crianças é uma tarefa essencial do professor, pois permite o planejamento de estratégias didáticas adequadas.

Portanto, as alternativas corretas são I, II e III, correspondendo à opção C).

Questão 3

Corporeidade é voltar os sentidos para sentir a vida;
olhar o belo e respeitar o não tão belo; cheirar o odor
agradável e batalhar para não haver podridão; escutar
palavras de incentivo, carinho, de odes ao encontro, e ao
mesmo tempo buscar silenciar, ou pelo menos não gritar,
nos momentos de exacerbação da racionalidade e do
confronto; tocar tudo com o cuidado e a maneira como
gostaria de ser tocado; saborear temperos bem
preparados, discernindo seus componentes sem a
preocupação de isolá-los, remetendo essa experiência a
outras no sentido de tornar a vida mais saborosa e daí
transformar sabor em saber (MOREIRA, 2005, p. 31).
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, de 1996 (LDB – Lei nº 9.394/96), a educação
infantil tem como preocupação o desenvolvimento
integral da criança, associando o cuidado à formação
educativa e preparatória para as séries iniciais do ensino
fundamental. Quanto às questões do corpo e do
movimento, digamos que nessa etapa educacional,
diferentemente do que acontece nas outras etapas da
educação básica, por meio dos aspectos lúdicos, a
criança aprende a conhecer a si própria, os outros, o
mundo ao seu redor e é com o corpo que expressa sua
relação com o meio.

Na Educação Infantil, os conteúdos relacionados ao
corpo e ao movimento:

I-Estimulam a percepção e consciência corporal da criança:
autoconhecimento quanto ao seu corpo, suas possibilidades
de movimento e compreensão do gesto.
II-Desenvolvem noções de espaço, a individualidade e
coletividade no movimento, a socialização; – percepção do
ritmo próprio (interno e pessoal) e/ou do outro (externo e
coletivo).
III-A atividade física na educação infantil não cultiva a
liberdade e a potencialidade dos corpos em movimento, seja
individualmente seja em grupo, pois os atos pedagógicos são
voltados apenas para a busca do silêncio
IV-Ao pensar em corpo e movimento, em corporeidade na
educação infantil, pensamos nas interações entre as
crianças, e nessa perspectiva de corpo como totalidade, o
movimento não pode parecer relacionar-se apenas ao desenvolvimento do corpo (físico), pois quando as crianças
correm, dançam, escorregam, pulam não estão apenas
desenvolvendo suas capacidades físicas.
Assinale a alternativa CORRETA:

  • A)São verdadeiras I e IV apenas.
  • B)São verdadeiras II e III apenas
  • C)São verdadeiras II e IV apenas.
  • D)Nenhuma das alternativas.
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A alternativa correta é D)

O conceito de corporeidade, conforme apresentado por Moreira (2005), vai além da simples existência física, abrangendo uma experiência sensorial e relacional com o mundo. Essa visão integrada do corpo como instrumento de conhecimento e expressão é especialmente relevante na Educação Infantil, onde o desenvolvimento da criança ocorre de forma holística, conforme previsto na LDB (Lei nº 9.394/96). Nessa fase, o corpo e o movimento assumem papel central no processo de aprendizagem, permitindo que a criança explore seu entorno, estabeleça relações e construa sua identidade.

Ao analisarmos as afirmações sobre os conteúdos relacionados ao corpo e movimento na Educação Infantil, observamos que:

I - Correta: A estimulação da percepção corporal é fundamental para o autoconhecimento e compreensão das possibilidades de movimento.

II - Correta: O desenvolvimento de noções espaciais e rítmicas contribui tanto para a individualidade quanto para a socialização.

III - Incorreta: A afirmação contradiz o princípio da educação infantil, que valoriza justamente a expressão corporal e a liberdade de movimento.

IV - Correta: O movimento na infância envolve aspectos cognitivos, emocionais e sociais, não se limitando ao desenvolvimento físico.

Portanto, a alternativa correta é D) Nenhuma das alternativas, pois três afirmações são verdadeiras (I, II e IV), enquanto apenas uma (III) é falsa, invalidando todas as combinações apresentadas nas opções de resposta.

Questão 4

As instituições de Educação Infantil compõem um
contexto de desenvolvimento da criança, são espaços de
socialização, vivências e interações. Dentro desse
contexto escolar, ampliam os relacionamentos sociais da
criança iniciados no convívio familiar, com função de
complementar e não de substituir o papel educativo da
família, buscando integrar o cuidado e a educação. Ao
mesmo tempo em que a criança é produto, ela também é
produtora de cultura, nessa interação com o meio ela
constrói, desconstrói e reconstrói seus pensamentos e atitudes, sua identidade pessoal, por conseguinte, a
criança, enquanto se desenvolve, percebe e vivencia o
mundo à sua volta, e as experiências e informações que
recebe do meio em que vive (da sua cultura de modo
geral: família, escola, religião, meios de comunicação,
entre outros) ficam impressas em seu corpo, em todos os
aspectos do movimento. Educar, na Educação Infantil,
significa proporcionar situações de cuidado, de
brincadeiras, de interação educador-criança e criança-criança.


De acordo com que foi apresentado assinale a alternativa
CORRETA:

  • A)A Educação Infantil, como qualquer outro nível educacional, necessita de planejamento, de uma proposta pedagógica que dê subsídio à prática do educador, para que as atividades desenvolvidas estejam em equilíbrio: atividades lúdicas, educativas, de higiene, sono, alimentação, entre outras.
  • B)Na Educação infantil não pode haver situações que possibilitem a ampliação e enriquecimento das múltiplas linguagens (oral e escrita; matemática; artística; corporal; musical, temporal e espacial), enfim, a pluralidade de conhecimentos.
  • C)Na Educação Infantil, os conhecimentos devem serem apresentados sob forma de disciplina escolar.
  • D)Nenhuma das alternativas.
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A alternativa correta é A)

A Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, atuando como um espaço de socialização, interação e construção de conhecimento. Como mencionado no texto, ela complementa a educação familiar, integrando cuidado e aprendizagem de forma harmoniosa. Nesse contexto, a alternativa correta é a A), pois reforça a necessidade de um planejamento pedagógico equilibrado, que contemple tanto atividades lúdicas quanto rotinas essenciais como higiene, alimentação e descanso.

Essa abordagem garante que a criança vivencie experiências significativas, desenvolvendo múltiplas linguagens e construindo sua identidade de maneira integral. As outras alternativas estão incorretas porque:

  • B) - É falsa, pois a Educação Infantil deve, sim, promover o enriquecimento das múltiplas linguagens.
  • C) - É falsa, pois os conhecimentos nessa fase não devem ser fragmentados em disciplinas, mas trabalhados de forma integrada.
  • D) - É falsa, já que a alternativa A está correta.

Portanto, a resposta adequada é A), que reflete a importância de uma proposta pedagógica estruturada e diversificada na Educação Infantil.

Questão 5

As propostas pedagógicas de Educação Infantil
devem respeitar os seguintes princípios:
I-Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade
e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às
diferentes culturas, identidades e singularidades.
II-Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da
criticidade e do respeito à ordem democrática.
III-Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e
da liberdade de expressão nas diferentes manifestações
artísticas e culturais.
IV-Cognitivo: da interação sobre o mundo ao longo da
vida onde a compreensão de mundo da criança será o
mesmo do adulto.
Identifique a alternativa que está CORRETA, quanto ao
exposto:

  • A)São verdadeiras I e IV apenas.
  • B)São verdadeiras II e III apenas.
  • C)São verdadeiras I, II e III apenas.
  • D)Nenhuma das alternativas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O texto apresentado destaca os princípios fundamentais que devem orientar as propostas pedagógicas na Educação Infantil, conforme estabelecido pelas diretrizes educacionais. Esses princípios são divididos em quatro eixos: éticos, políticos, estéticos e cognitivos, cada um abordando aspectos essenciais para o desenvolvimento integral da criança.

Analisando as alternativas, verifica-se que os princípios I, II e III estão corretamente descritos no texto. O princípio I aborda valores éticos como autonomia, solidariedade e respeito à diversidade. O princípio II enfatiza a formação política, incluindo o exercício da cidadania e o respeito à democracia. Já o princípio III trata da dimensão estética, valorizando a criatividade e a liberdade de expressão.

Entretanto, o princípio IV apresenta uma inconsistência ao afirmar que a compreensão de mundo da criança será a mesma do adulto, o que contraria as concepções contemporâneas da Educação Infantil, que reconhecem as especificidades do desenvolvimento infantil. Portanto, apenas os princípios I, II e III estão corretos, tornando a alternativa C) a resposta adequada.

Assim, conclui-se que a proposta pedagógica para a Educação Infantil deve priorizar os aspectos éticos, políticos e estéticos, garantindo uma formação que respeite a criança em sua singularidade e promova seu desenvolvimento pleno.

Questão 6

A base dos conhecimentos da criança é primordial
para o desenvolvimento das etapas subsequentes de sua
vida escolar, e é nos primeiros anos de vida a criança
possui peculiaridades próprias da sua faixa etária, assim,
ao ser inserido em ambiente educativo fora do contexto
familiar, exige-se que sejam contemplados objetivos e
formas de inserção social propícias à idade e aos
momentos dessas crianças, tais como: seu bem estar,
segurança, brincadeiras, movimentos e principalmente
conhecimentos, enfim, uma gama de especificidades,
pois é nesse contexto em que a criança irá desenvolverse
física, social e cognitivamente. Cabe às instituições de
Educação Infantil, oferecer às crianças condições para
aprendizagens que decorram de brincadeiras e de
situações pedagógicas intencionais e orientadas por
adultos. Assim, as ações educativas devem propiciar às
crianças a aquisição de conhecimentos, levando em
consideração que a aprendizagem nessa fase deve ser
construída em um ambiente propício à sua faixa etária,
através de atividades que envolvam brincadeira, jogos,
enfim, atividades que promovam interação entre as
crianças.

De acordo com o exposto assinale a alternativa
CORRETA

  • A)O cotidiano da Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados que certamente não se organizarão da mesma forma para crianças maiores e menores.
  • B)A Educação Infantil constitui-se um meio de somente cuidar das crianças, uma forma de assistencialismo.
  • C)É possível desintegrar o cuidar e o educar, pois estes são o centro da Educação Infantil, e o desenvolvimento da criança não depende desses fatores
  • D)Nenhuma das alternativas.
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A alternativa correta é A)

A primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento integral da criança, e a Educação Infantil desempenha um papel fundamental nesse processo. Como destacado no texto, os primeiros anos de vida possuem características próprias que exigem abordagens educativas específicas, capazes de atender às necessidades físicas, sociais e cognitivas das crianças.

A alternativa correta (A) reflete com precisão essa perspectiva, ao afirmar que o cotidiano escolar deve ser organizado de forma diferenciada, considerando as particularidades de cada faixa etária. Essa abordagem está alinhada com as melhores práticas pedagógicas, que defendem um ambiente educativo rico em estímulos, onde as crianças possam aprender através de brincadeiras, interações e situações intencionalmente planejadas.

As outras alternativas apresentam equívocos conceituais importantes. A Educação Infantil não pode ser reduzida a um mero assistencialismo (B), nem é possível separar as dimensões do cuidar e educar (C), pois são aspectos indissociáveis no desenvolvimento infantil. A proposta educativa para essa fase deve integrar cuidados essenciais com oportunidades de aprendizagem significativas, sempre respeitando o ritmo e as características individuais de cada criança.

Portanto, a organização de momentos diferenciados no cotidiano escolar, como propõe a alternativa A, é essencial para criar um ambiente verdadeiramente educativo, que promova o desenvolvimento integral das crianças em seus primeiros anos de vida.

Questão 7

0 debate na educação infantil centra-se, atualmente, na
autonomia de cada creche e pré-escola para elaborar e
desenvolver seu projeto pedagógico e na necessidade de
que esse projeto se comprometa com padrões de qualidade
propostos para a educação infantil.
Conforme Oliveira (2002), o grande risco de uma proposta
pedagógica para a educação infantil é que

  • A)os padrões de qualidade fixos e predeterminados não sejam observados pelas escolas, deixando de cumprir os direitos e o bem-estar das crianças.
  • B)as creches e pré-escolas voltem a ser assistencialistas, deixando de cumprir os objetivos educacionais propostos pela legislação vigente.
  • C)as crianças de creche e de pré-escola deixem de ser cuidadas ou educadas dentro das escolas públicas voltadas a esse atendimento.
  • D)a infância seja institucionalizada e regulada de modo excessivo ou se torne um campo onde reine a espontaneidade, camuflando formas sutis de dominação.
  • E)os diversos segmentos que têm interesse no processo educacional da educação infantil passem a divergir em relação ao que se espera de cada criança.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O debate contemporâneo sobre a educação infantil gira em torno de dois eixos principais: a autonomia das instituições para elaborar seus projetos pedagógicos e a necessidade de alinhá-los a padrões de qualidade estabelecidos. Essa dualidade reflete uma tensão entre flexibilidade e regulamentação, tema central na análise de Oliveira (2002).

A alternativa correta (D) aponta para os riscos extremos nesse equilíbrio delicado: de um lado, a excessiva institucionalização da infância, que poderia tolher seu desenvolvimento natural; de outro, a falsa liberdade da espontaneidade absoluta, que pode ocultar mecanismos de controle. Essa análise revela como a construção de propostas pedagógicas para a primeira infância deve navegar entre esses dois perigos.

Os demais itens apresentam preocupações válidas, porém menos abrangentes. Enquanto as opções A e B focam em aspectos específicos de implementação, e a C e E tratam de consequências operacionais, a alternativa D captura a essência do dilema filosófico-pedagógico subjacente à educação infantil: como garantir direitos fundamentais sem cercear a singularidade do desenvolvimento infantil.

Essa reflexão nos leva a questionar: como construir propostas pedagógicas que respeitem a natureza da infância enquanto cumprem seu papel social? A resposta parece estar na capacidade de articular princípios gerais com adaptações contextuais, evitando tanto a rigidez quanto a negligência camuflada de liberdade.

Questão 8

De acordo com Oliveira (2002), a organização do conteúdo
pelas escolas de Educação Infantil, coerente com
uma pedagogia transformadora, tende, atualmente, a dar
ênfase ao

  • A)trabalho pautado na teoria de desenvolvimento infantil que concebe a aprendizagem a partir do interesse espontâneo da criança.
  • B)enriquecimento do ambiente, com materiais estimulantes, para que criança manuseie, toque e brinque com os objetos expostos à sua volta.
  • C)desenvolvimento de atividades de leitura e escrita, para oferecer às crianças de famílias de baixa renda condições de acesso aos conhecimentos historicamente produzidos.
  • D)cuidado com a higiene das mãos, escovação de dentes, descanso, alimentação, bem como com o descanso na hora do sono, o deitar a cabeça na mesa e a disciplina na fila.
  • E)trabalho pedagógico com múltiplas linguagens, ao jogo como recurso privilegiado de desenvolvimento da criança pequena e à pedagogia de projetos didáticos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

De acordo com Oliveira (2002), a organização do conteúdo pelas escolas de Educação Infantil, quando alinhada a uma pedagogia transformadora, deve priorizar abordagens que integrem o desenvolvimento integral da criança. Entre as alternativas apresentadas, a opção E) destaca-se como a mais coerente com essa perspectiva, pois valoriza o trabalho pedagógico com múltiplas linguagens, o jogo como recurso essencial para o desenvolvimento infantil e a pedagogia de projetos didáticos.

Essa abordagem reconhece a criança como um sujeito ativo no processo de aprendizagem, capaz de interagir com o mundo por meio de diferentes formas de expressão. O jogo, nesse contexto, não é apenas uma atividade lúdica, mas uma ferramenta pedagógica que estimula a criatividade, a socialização e a construção de conhecimentos. Além disso, a pedagogia de projetos permite que a criança explore temas de seu interesse de maneira interdisciplinar, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.

As demais alternativas, embora possam apresentar aspectos relevantes, não abrangem a complexidade e a intencionalidade pedagógica necessárias para uma educação infantil transformadora. A opção E), portanto, é a que melhor reflete os princípios de uma prática educativa comprometida com o desenvolvimento pleno das crianças, conforme defendido por Oliveira (2002).

Questão 9

A zona de desenvolvimento proximal é um domínio
psicológico em constante transformação: aquilo que a criança é
capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer
sozinha amanhã.

O conceito precedente foi desenvolvido pelo teórico
sócio-interacionista

  • A)Skinner.
  • B)Freud.
  • C)Rogers.
  • D)Piaget.
  • E)Vigotsky.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

A zona de desenvolvimento proximal, conceito fundamental na psicologia educacional, refere-se ao espaço entre o que uma criança consegue realizar de forma independente e o que ela é capaz de alcançar com a orientação de um parceiro mais experiente. Esse domínio dinâmico ilustra como o aprendizado ocorre por meio da interação social, permitindo que habilidades em desenvolvimento sejam internalizadas progressivamente.

Desenvolvido pelo teórico sócio-interacionista Lev Vigotsky, essa ideia enfatiza o papel crucial da mediação social no processo cognitivo. Diferentemente de outros pensadores como Piaget (focado nos estágios individuais) ou Freud (voltado ao inconsciente), Vigotsky destacou como a cultura e a colaboração moldam a evolução intelectual.

A escolha correta no questionamento apresentado é, portanto, a alternativa E) Vigotsky, reafirmando sua contribuição pioneira para uma compreensão dialética do desenvolvimento humano.

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Questão 10

A prática educativa direcionada para os diferentes grupos —
crianças, jovens e adultos — exige a adoção de

  • A)métodos de ensino genéricos para todas as idades, uma vez que isso facilita o processo de ensino.
  • B)estratégias de ensino para todos os públicos baseadas nas práticas específicas para as crianças.
  • C)estímulos diferentes para jovens ou crianças, já que os processos de aprendizagem desses grupos são diferentes.
  • D)práticas de ensino apenas para adultos, uma vez que crianças e jovens estão em desenvolvimento e podem acompanhar esse processo.
  • E)estímulos idênticos para adultos, jovens e crianças, já que o processo de aprendizagem é o mesmo independentemente da idade.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A prática educativa deve ser pensada de forma a atender às necessidades específicas de cada faixa etária, considerando as particularidades do desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças, jovens e adultos. Nesse sentido, a alternativa correta é a C), que defende a utilização de estímulos diferenciados para jovens e crianças, reconhecendo que seus processos de aprendizagem são distintos.

Métodos genéricos, como proposto na alternativa A), ignoram as diferenças individuais e podem prejudicar o aprendizado. Da mesma forma, basear estratégias apenas em práticas infantis, conforme a alternativa B), não atende às demandas de jovens e adultos, que possuem ritmos e interesses diferentes.

As alternativas D) e E) também são equivocadas. A primeira exclui crianças e jovens do processo de ensino, enquanto a segunda pressupõe que o aprendizado é homogêneo, desconsiderando as variações naturais entre as idades.

Portanto, a abordagem mais adequada é aquela que adapta as estratégias pedagógicas conforme o público-alvo, garantindo que cada grupo receba os estímulos necessários para seu desenvolvimento intelectual e social.

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