A criança desde o seu nascimento está imersa em um universo cultural em que conhecimentos matemáticos são parte integrante. Estes impregnam suas vivências e desde muito pequenas elas participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre o espaço, atenção dada à matemática na educação infantil ao longo do tempo não tem seguido uma orientação única. No entanto, a matemática estando explicita ou implicitamente presente na educação infantil, é reconhecida como importante para o desenvolvimento da criança pequena. As crianças precisam recorrer a contagem para resolver seus problemas do dia-a-dia como, por exemplo: conferir suas figurinhas, repartir as balas entre amigos, mostrar com os dedos a sua idade, manipular o dinheiro e operar com ele, também observa o espaço ao seu redor e, aos poucos vai organizando seus deslocamentos. Os avanços na pesquisa sobre desenvolvimento e aprendizagem, bem como os novos conhecimentos a respeito da didática da Matemática, permitiram vislumbrar novos caminhos no trabalho com a criança pequena. De acordo com o contexto apresentado assinale a alternativa CORRETA:
universo cultural em que conhecimentos matemáticos
são parte integrante. Estes impregnam suas vivências e
desde muito pequenas elas participam de uma série de
situações envolvendo números, relações entre
quantidades, noções sobre o espaço, atenção dada à
matemática na educação infantil ao longo do tempo não
tem seguido uma orientação única. No entanto, a
matemática estando explicita ou implicitamente presente
na educação infantil, é reconhecida como importante para o desenvolvimento da criança pequena. As crianças
precisam recorrer a contagem para resolver seus
problemas do dia-a-dia como, por exemplo: conferir suas
figurinhas, repartir as balas entre amigos, mostrar com
os dedos a sua idade, manipular o dinheiro e operar com
ele, também observa o espaço ao seu redor e, aos
poucos vai organizando seus deslocamentos. Os
avanços na pesquisa sobre desenvolvimento e
aprendizagem, bem como os novos conhecimentos a
respeito da didática da Matemática, permitiram
vislumbrar novos caminhos no trabalho com a criança
pequena.
alternativa CORRETA:
- A)Ao se trabalhar com conhecimentos matemáticos, como com o sistema de numeração, medidas, espaço e formas, etc., por meio da resolução de problemas, as crianças estarão aptas ao desenvolvendo sua capacidade de argumentar.
- B)As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais, etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados, assim crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente.
- C)Às noções matemáticas abordadas na educação infantil correspondem apenas a brincadeiras e jogos, principalmente aqueles classificados como de construção e de regras para serem empregados no espaço escolar apenas.
- D)Nenhuma das alternativas.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A criança desde o seu nascimento está imersa em um universo cultural em que conhecimentos matemáticos são parte integrante. Estes impregnam suas vivências e desde muito pequenas elas participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre o espaço. A atenção dada à matemática na educação infantil ao longo do tempo não tem seguido uma orientação única. No entanto, a matemática, estando explícita ou implicitamente presente na educação infantil, é reconhecida como importante para o desenvolvimento da criança pequena.
As crianças precisam recorrer à contagem para resolver seus problemas do dia a dia, como conferir suas figurinhas, repartir balas entre amigos, mostrar com os dedos a sua idade, manipular dinheiro e operar com ele. Também observam o espaço ao seu redor e, aos poucos, vão organizando seus deslocamentos. Os avanços na pesquisa sobre desenvolvimento e aprendizagem, bem como os novos conhecimentos a respeito da didática da Matemática, permitiram vislumbrar novos caminhos no trabalho com a criança pequena.
De acordo com o contexto apresentado, a alternativa correta é:
- B) As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais, etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados. Assim, crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente.
Deixe um comentário