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A Proposta Curricular para a Educação Infantil de Fortaleza (2016) destaca a importância de que as instituições de Educação Infantil estejam atentas aos direitos de aprendizagem da criança, consideradas como centro do planejamento curricular em que sejam contempladas e acolhidas as suas falas, seus desejos e necessidades, curiosidades e encantos, suas escolhas e iniciativas, suas singularidades e suas formas de expressar e de conhecer o mundo físico e social. (p. 61) Essa compreensão significa uma concepção de currículo da Educação Infantil em que:

A Proposta Curricular para a Educação Infantil de Fortaleza
(2016) destaca a importância de que as instituições de Educação
Infantil estejam atentas aos direitos de aprendizagem da
criança, consideradas como centro do planejamento curricular
em que sejam contempladas e acolhidas as suas falas, seus
desejos e necessidades, curiosidades e encantos, suas escolhas
e iniciativas, suas singularidades e suas formas de expressar e
de conhecer o mundo físico e social. (p. 61)

Essa compreensão significa uma concepção de currículo da
Educação Infantil em que:

Resposta:

A alternativa correta é B)

A Proposta Curricular para a Educação Infantil de Fortaleza (2016) apresenta uma visão inovadora ao colocar a criança no centro do processo educativo, valorizando suas expressões, desejos e formas de conhecer o mundo. Essa abordagem reflete uma concepção de currículo que rompe com modelos tradicionais fragmentados, priorizando a integração de experiências e linguagens como eixo fundamental para o desenvolvimento infantil.

A alternativa correta (B) destaca justamente essa perspectiva integradora, onde os conhecimentos não são tratados de forma isolada, mas sim através de vivências concretas que permitem às crianças explorar múltiplas linguagens. Essa visão contrasta com:

  • Modelos prescritivos (A) que limitam a aprendizagem a grades curriculares rígidas
  • Abordagens excessivamente técnicas (C) que focam em metodologias e avaliações padronizadas
  • Propostas não estruturadas (D) que deixam a educação infantil sem diretrizes claras

A opção B corretamente representa a concepção defendida no documento, que compreende o currículo como um conjunto de experiências integradas, respeitando a criança como sujeito ativo no processo de aprendizagem e valorizando suas diversas formas de expressão e interação com o mundo.

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