A Proposta Curricular para a Educação Infantil de Fortaleza (2016) destaca a importância de que as instituições de Educação Infantil estejam atentas aos direitos de aprendizagem da criança, consideradas como centro do planejamento curricular em que sejam contempladas e acolhidas as suas falas, seus desejos e necessidades, curiosidades e encantos, suas escolhas e iniciativas, suas singularidades e suas formas de expressar e de conhecer o mundo físico e social. (p. 61) Essa compreensão significa uma concepção de currículo da Educação Infantil em que:
A Proposta Curricular para a Educação Infantil de Fortaleza
(2016) destaca a importância de que as instituições de Educação
Infantil estejam atentas aos direitos de aprendizagem da
criança, consideradas como centro do planejamento curricular
em que sejam contempladas e acolhidas as suas falas, seus
desejos e necessidades, curiosidades e encantos, suas escolhas
e iniciativas, suas singularidades e suas formas de expressar e
de conhecer o mundo físico e social. (p. 61)
Essa compreensão significa uma concepção de currículo da
Educação Infantil em que:
- A)há prescrição de uma grade curricular, com as áreas do conhecimento que serão trabalhadas, os conteúdos de cada área, e em que ano ou série.
- B)não se tratam os conhecimentos de forma fragmentada, oportunizando, através da integração das experiências propostas, situações concretas nas quais todas as crianças possam vivenciar suas múltiplas linguagens.
- C)há definição de diferentes aspectos como conteúdos selecionados, metodologia condizente à teoria adotada e, finalmente, forma de avaliação do processo avaliativo.
- D)não há uma proposta estruturada e cada unidade escolar desenvolverá um currículo de acordo com a comunidade em que está inserida.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A Proposta Curricular para a Educação Infantil de Fortaleza (2016) apresenta uma visão inovadora ao colocar a criança no centro do processo educativo, valorizando suas expressões, desejos e formas de conhecer o mundo. Essa abordagem reflete uma concepção de currículo que rompe com modelos tradicionais fragmentados, priorizando a integração de experiências e linguagens como eixo fundamental para o desenvolvimento infantil.
A alternativa correta (B) destaca justamente essa perspectiva integradora, onde os conhecimentos não são tratados de forma isolada, mas sim através de vivências concretas que permitem às crianças explorar múltiplas linguagens. Essa visão contrasta com:
- Modelos prescritivos (A) que limitam a aprendizagem a grades curriculares rígidas
- Abordagens excessivamente técnicas (C) que focam em metodologias e avaliações padronizadas
- Propostas não estruturadas (D) que deixam a educação infantil sem diretrizes claras
A opção B corretamente representa a concepção defendida no documento, que compreende o currículo como um conjunto de experiências integradas, respeitando a criança como sujeito ativo no processo de aprendizagem e valorizando suas diversas formas de expressão e interação com o mundo.
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