As instituições de Educação Infantil compõem um contexto de desenvolvimento da criança, são espaços de socialização, vivências e interações. Dentro desse contexto escolar, ampliam os relacionamentos sociais da criança iniciados no convívio familiar, com função de complementar e não de substituir o papel educativo da família, buscando integrar o cuidado e a educação. Ao mesmo tempo em que a criança é produto, ela também é produtora de cultura, nessa interação com o meio ela constrói, desconstrói e reconstrói seus pensamentos e atitudes, sua identidade pessoal, por conseguinte, a criança, enquanto se desenvolve, percebe e vivencia o mundo à sua volta, e as experiências e informações que recebe do meio em que vive (da sua cultura de modo geral: família, escola, religião, meios de comunicação, entre outros) ficam impressas em seu corpo, em todos os aspectos do movimento. Educar, na Educação Infantil, significa proporcionar situações de cuidado, de brincadeiras, de interação educador-criança e criança-criança.De acordo com que foi apresentado assinale a alternativa CORRETA:
contexto de desenvolvimento da criança, são espaços de
socialização, vivências e interações. Dentro desse
contexto escolar, ampliam os relacionamentos sociais da
criança iniciados no convívio familiar, com função de
complementar e não de substituir o papel educativo da
família, buscando integrar o cuidado e a educação. Ao
mesmo tempo em que a criança é produto, ela também é
produtora de cultura, nessa interação com o meio ela
constrói, desconstrói e reconstrói seus pensamentos e atitudes, sua identidade pessoal, por conseguinte, a
criança, enquanto se desenvolve, percebe e vivencia o
mundo à sua volta, e as experiências e informações que
recebe do meio em que vive (da sua cultura de modo
geral: família, escola, religião, meios de comunicação,
entre outros) ficam impressas em seu corpo, em todos os
aspectos do movimento. Educar, na Educação Infantil,
significa proporcionar situações de cuidado, de
brincadeiras, de interação educador-criança e criança-criança.
De acordo com que foi apresentado assinale a alternativa
CORRETA:
- A)A Educação Infantil, como qualquer outro nível educacional, necessita de planejamento, de uma proposta pedagógica que dê subsídio à prática do educador, para que as atividades desenvolvidas estejam em equilíbrio: atividades lúdicas, educativas, de higiene, sono, alimentação, entre outras.
- B)Na Educação infantil não pode haver situações que possibilitem a ampliação e enriquecimento das múltiplas linguagens (oral e escrita; matemática; artística; corporal; musical, temporal e espacial), enfim, a pluralidade de conhecimentos.
- C)Na Educação Infantil, os conhecimentos devem serem apresentados sob forma de disciplina escolar.
- D)Nenhuma das alternativas.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, atuando como um espaço de socialização, interação e construção de conhecimento. Como mencionado no texto, ela complementa a educação familiar, integrando cuidado e aprendizagem de forma harmoniosa. Nesse contexto, a alternativa correta é a A), pois reforça a necessidade de um planejamento pedagógico equilibrado, que contemple tanto atividades lúdicas quanto rotinas essenciais como higiene, alimentação e descanso.
Essa abordagem garante que a criança vivencie experiências significativas, desenvolvendo múltiplas linguagens e construindo sua identidade de maneira integral. As outras alternativas estão incorretas porque:
- B) - É falsa, pois a Educação Infantil deve, sim, promover o enriquecimento das múltiplas linguagens.
- C) - É falsa, pois os conhecimentos nessa fase não devem ser fragmentados em disciplinas, mas trabalhados de forma integrada.
- D) - É falsa, já que a alternativa A está correta.
Portanto, a resposta adequada é A), que reflete a importância de uma proposta pedagógica estruturada e diversificada na Educação Infantil.
Deixe um comentário