Corporeidade é voltar os sentidos para sentir a vida; olhar o belo e respeitar o não tão belo; cheirar o odor agradável e batalhar para não haver podridão; escutar palavras de incentivo, carinho, de odes ao encontro, e ao mesmo tempo buscar silenciar, ou pelo menos não gritar, nos momentos de exacerbação da racionalidade e do confronto; tocar tudo com o cuidado e a maneira como gostaria de ser tocado; saborear temperos bem preparados, discernindo seus componentes sem a preocupação de isolá-los, remetendo essa experiência a outras no sentido de tornar a vida mais saborosa e daí transformar sabor em saber (MOREIRA, 2005, p. 31). Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996 (LDB – Lei nº 9.394/96), a educação infantil tem como preocupação o desenvolvimento integral da criança, associando o cuidado à formação educativa e preparatória para as séries iniciais do ensino fundamental. Quanto às questões do corpo e do movimento, digamos que nessa etapa educacional, diferentemente do que acontece nas outras etapas da educação básica, por meio dos aspectos lúdicos, a criança aprende a conhecer a si própria, os outros, o mundo ao seu redor e é com o corpo que expressa sua relação com o meio. Na Educação Infantil, os conteúdos relacionados ao corpo e ao movimento:I-Estimulam a percepção e consciência corporal da criança: autoconhecimento quanto ao seu corpo, suas possibilidades de movimento e compreensão do gesto. II-Desenvolvem noções de espaço, a individualidade e coletividade no movimento, a socialização; – percepção do ritmo próprio (interno e pessoal) e/ou do outro (externo e coletivo). III-A atividade física na educação infantil não cultiva a liberdade e a potencialidade dos corpos em movimento, seja individualmente seja em grupo, pois os atos pedagógicos são voltados apenas para a busca do silêncio IV-Ao pensar em corpo e movimento, em corporeidade na educação infantil, pensamos nas interações entre as crianças, e nessa perspectiva de corpo como totalidade, o movimento não pode parecer relacionar-se apenas ao desenvolvimento do corpo (físico), pois quando as crianças correm, dançam, escorregam, pulam não estão apenas desenvolvendo suas capacidades físicas. Assinale a alternativa CORRETA:
olhar o belo e respeitar o não tão belo; cheirar o odor
agradável e batalhar para não haver podridão; escutar
palavras de incentivo, carinho, de odes ao encontro, e ao
mesmo tempo buscar silenciar, ou pelo menos não gritar,
nos momentos de exacerbação da racionalidade e do
confronto; tocar tudo com o cuidado e a maneira como
gostaria de ser tocado; saborear temperos bem
preparados, discernindo seus componentes sem a
preocupação de isolá-los, remetendo essa experiência a
outras no sentido de tornar a vida mais saborosa e daí
transformar sabor em saber (MOREIRA, 2005, p. 31).
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, de 1996 (LDB – Lei nº 9.394/96), a educação
infantil tem como preocupação o desenvolvimento
integral da criança, associando o cuidado à formação
educativa e preparatória para as séries iniciais do ensino
fundamental. Quanto às questões do corpo e do
movimento, digamos que nessa etapa educacional,
diferentemente do que acontece nas outras etapas da
educação básica, por meio dos aspectos lúdicos, a
criança aprende a conhecer a si própria, os outros, o
mundo ao seu redor e é com o corpo que expressa sua
relação com o meio.
corpo e ao movimento:
autoconhecimento quanto ao seu corpo, suas possibilidades
de movimento e compreensão do gesto.
coletividade no movimento, a socialização; – percepção do
ritmo próprio (interno e pessoal) e/ou do outro (externo e
coletivo).
liberdade e a potencialidade dos corpos em movimento, seja
individualmente seja em grupo, pois os atos pedagógicos são
voltados apenas para a busca do silêncio
educação infantil, pensamos nas interações entre as
crianças, e nessa perspectiva de corpo como totalidade, o
movimento não pode parecer relacionar-se apenas ao desenvolvimento do corpo (físico), pois quando as crianças
correm, dançam, escorregam, pulam não estão apenas
desenvolvendo suas capacidades físicas.
- A)São verdadeiras I e IV apenas.
- B)São verdadeiras II e III apenas
- C)São verdadeiras II e IV apenas.
- D)Nenhuma das alternativas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O conceito de corporeidade, conforme apresentado por Moreira (2005), vai além da simples existência física, abrangendo uma experiência sensorial e relacional com o mundo. Essa visão integrada do corpo como instrumento de conhecimento e expressão é especialmente relevante na Educação Infantil, onde o desenvolvimento da criança ocorre de forma holística, conforme previsto na LDB (Lei nº 9.394/96). Nessa fase, o corpo e o movimento assumem papel central no processo de aprendizagem, permitindo que a criança explore seu entorno, estabeleça relações e construa sua identidade.
Ao analisarmos as afirmações sobre os conteúdos relacionados ao corpo e movimento na Educação Infantil, observamos que:
I - Correta: A estimulação da percepção corporal é fundamental para o autoconhecimento e compreensão das possibilidades de movimento.
II - Correta: O desenvolvimento de noções espaciais e rítmicas contribui tanto para a individualidade quanto para a socialização.
III - Incorreta: A afirmação contradiz o princípio da educação infantil, que valoriza justamente a expressão corporal e a liberdade de movimento.
IV - Correta: O movimento na infância envolve aspectos cognitivos, emocionais e sociais, não se limitando ao desenvolvimento físico.
Portanto, a alternativa correta é D) Nenhuma das alternativas, pois três afirmações são verdadeiras (I, II e IV), enquanto apenas uma (III) é falsa, invalidando todas as combinações apresentadas nas opções de resposta.
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